Blog do Quesada

Arquivo : março 2011

Mustafá: receita da nova arena será pequena
Comentários Comente

Leandro Quesada

O ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi garante ser a favor da construção na nova arena Palestra Itália, mas contesta o contrato assinado pelo clube com a construtura WTorre.

O modelo econômico foi criticado por Mustafá: ¨Não temos conflito com a WTorre. Sou a favor da modernidade mas a relação econômica deste projeto é contestável. É uma temeridade receber a porcentagem que está estabelecida no contrato¨.

A divisão dos lucros entre clube e construtura foi o ponto de maior crítica de Mustafá Contursi. ¨Com estacionamentos, lojas e restaurantes do novo estádio, o Palmeiras fica com apenas 20% do total. Com naming rights, camarotes e cadeiras cativas, o clube receberá 5% apenas¨, contesta.

¨A construtura WTorre embolsará a maior fatia das receitas. Um exemplo, do total de 361 milhões de reais nos primeiros cinco anos, o clube coloca no bolso 38 milhões¨, revela o ex-presidente.

A nova arena Palestra Itália será entregue em abril de 2013, segundo a WTorre.


São Paulo: a festa acabou
Comentários Comente

Leandro Quesada

O centésimo gol de Rogério Ceni, o fim do tabu contra o Corinthians e o mega show para Luís Fabiano agitaram o tricolor do Morumbi nos últimos quatro dias. De forma merecida, time e torcida se esbaldaram.

A festa acabou, no entanto, na noite desta quarta-feira aqui em Recife, onde o São Paulo não jogou bem, teve dificuldades para superar a forte marcação pernambucana e não conseguiu cumprir o objetivo de eliminar o jogo da volta contra o Santa Cruz.

Uma bela dica foi dada no Arrudão para os adversários que tentarão parar o tricolor paulista nesta temporada: marcação forte sobre Rivaldo e Lucas que impediu a criação de jogadas para Dagoberto e Fernandinho.

Carpegiane terá de encontrar um forma de fugir dos obstáculos impostos pelo time de Recife. A arte está justamente em buscar caminhos diferentes quando se enfrenta um rival que não dá espaço.

Que Luís Fabiano possa estrear o mais rápido possível para o São Paulo ter uma referência no ataque.


Adriano é indomável, diz Juvenal
Comentários Comente

Leandro Quesada

Juvenal Juvêncio bem que tentou mas não conseguiu fugir das questões sobre Adriano, na apresentação de Luís Fabiano, no Morumbi. Indagado por mim se daria algum conselho ao colega Andrés Sanchez de como conduzir a relação com o imperador, JJ disse que a pergunta não caberia.

O mandatário são-paulino vê complicada a futura participação do imperador no cotidiano do rival. ¨Adriano é um grande jogador mas uma figura indomável. Se conseguíssemos trancá-lo por 15 dias, a partida estaria ganha¨, refletiu.

¨É preciso ter estrutura para controlar Adriano¨, cutucou Juvenal.


Juvenal e Andrés almoçam juntos
Comentários Comente

Leandro Quesada

Em um restaurante da cadeia Rubayat, Andrés Sanchez, Juvenal Juvêncio, Arnaldo Tirone e Luís Álvaro almoçaram juntos nesta segunda-feira. Não é a primeira vez que os presidentes dos quatro grandes clubes paulistas se reúnem.

Bom que seja assim, com respeito, apesar das cutucadas que, principalmente, o corinthiano e o são-paulino trocam de vez em quando.

Em discussão, os direitos de transmissão de TV. A CBF pediu a ajuda dos dirigentes de Palmeiras, Santos e Corinthians para convencer o São Paulo de que o melhor negócio é seguir os passos dos rivais, deixando de lado o Clube dos 13.

Isolado e acuado, o São Paulo se quiser, poderá iniciar as negociações com a TV Globo para receber algo em torno de 70 milhões de reais por ano de contrato, o mesmo valor fechado com Santos e Palmeiras.

Nada que que uma picanha suculenta, regada a um 12 anos (com geeellloooo…), não resolva.


R. Ceni dispara contra Andrés e Teixeira
Comentários Comente

Leandro Quesada

Pelé lembrou das criancinhas no milésimo em 69 no Maracanã, Romário dedicou a si mesmo o gol mil anotado em São Januário em 2007 e Rogério Ceni abriu fogo contra os presidentes do Corinthians e da CBF depois do centésimo, embora não tenha citado os nomes dois dirigentes.

Indagado por mim, na Arena Barueri, qual mensagem ele daria após a marca histórica, o goleiro são-paulino reagiu com um discurso forte.

Gol marcado, recado mandado: ¨Dedico aos caras que enfrentam e trazem benefícios ao futebol brasileiro. Aqueles que não pensam em si apenas, não pensam só no seu clube mas no futebol daqui alguns anos. Os caras que ganham para si e querem dividir com todos, com os clubes menores. O São Paulo não briga com ninguém mas quer o melhor para ele mas sempre se preocupando em trazer os outros para perto. Este é grande motivo… para que as pessoas sentem, parem e pensem, independentemente, da emissora. Que tenham bom senso, que não prejudiquem um clube que luta pelos direitos. Será que no país você não pode lutar de maneira justa? será que só uma pessoa manda neste pais? mais que o presidente da república?¨.

Na declaração contundente, Rogério Ceni critica a questão dos direitos de transmissão de TV, no processo em que o São Paulo FC ficou praticamente isolado, em uma disputa contra o rival Corinthians, outros clubes, a CBF e a TV Globo. Ceni não citou nomes, mas tenho certeza que o recado é endereçado a Andrés Sanchez e Ricardo Teixeira.


Ronaldo para controlar Adriano
Comentários Comente

Leandro Quesada

Antes de pendurar as chuteiras, Ronaldo prometia controlar os passos de Adriano fora dos campos. No final da temporada de 2010, o Corinthians sondava o imperador para defender o time mas a Roma não aceitou fazer negócio.

Ao mesmo tempo em que buscava o reforço internacional, a cúpula de futebol do timão demonstrava preocupação com a vida agitada do atacante. Andrés Sanchez relutou na maior parte do tempo. Duílio Monteiro Alves defendia a todo instante a contratação. Roberto de Andrade ficou em dúvida. Tite estava preocupado com a reação do elenco.

Então entrou em ação Ronaldo. O fenômeno ainda em atividade afirmou que cuidaria do amigo fora dos gramados. Ronaldo vestirá a pele de toureiro para controlar o touro.

Ronaldo, hoje executivo e dono da empresa 9ine, terá uma missão árdua mas acha que vale a pena ajudar o ex-companheiro de seleção brasileira a se recuperar e também o Corinthians a ganhar um grande centroavante.


Adriano vs Luis Fabiano: a disputa já começou
Comentários Comente

Leandro Quesada

A guerra nos bastidores entre Juvenal Juvêncio e Andrés Sanchez prossegue. O novo round está marcado para a próxima terça-feira.

O Corinthians corre contra o tempo para deixar a parte contratual acertada com Adriano e apresentá-lo no mesmo dia em que o São Paulo organizará uma grande festa para receber Luís Fabiano, no Morumbi.

Tudo feito de forma premeditada, com a participação do departamento de marketing corinthiano, na tentativa de ofuscar o evento do tricolor e dividir a mídia com o rival.

Não é primeira vez que isso acontece. O anúncio da contratação de Ronaldo aconteceu um dia depois da consagração do tri brasileiro do São Paulo. No episódio da taça das bolinhas, Ronaldo convocou a imprensa e confirmou a aposentadoria.

Sem levar em consideração a briga envolvendo dois dos mais importantes dirigentes do futebol brasileiro, o futebol ganha com esta rivalidade, que se alimentada na medida certa, faz muito bem para o nosso esporte.

Adriano e Luís Fabiano ainda não chegaram mas já fazem ¨barulho¨. Imagine então quando estiverem em campo, fazendo gols e atraindo a mídia? O curioso é que Adriano já foi do São Paulo e Luís Fabiano por pouco não acertou com o Corinthians no ano passado.


Receio de perder Adriano faz timão dissimular
Comentários Comente

Leandro Quesada

Depois das frustradas tentativas de contratar Luís Fabiano, Forlán e o próprio Adriano no ano passado, a cúpula corinthiana resolveu adotar uma estratégia simples para não ficar na mão outra vez: dissimular. ¨Não procuramos, ainda não conversamos, talvez, quem sabe…¨ foram discursos repetidos nos últimos dias pelo presidente Andrés Sanchez.

A ordem é não anunciar a contratação antes de assinar o acordo com o imperador. É compreensível a postura após algumas negociações que estavam bem encaminhadas mas que não deram certo. Por enquanto vale o tom ¨vamos negar¨ até quando for possível.

O temor dos dirigentes é de que Adriano, em um momento de ¨cinco minutos¨ resolva desistir do contrato de risco que foi oferecido.

Andrés não queria, Roberto Andrade relutou e Duílio Monteiro Alves defendeu desde o início a aquisição. ¨Duílio se reuniu com Ronaldo e Adriano¨ entregou Andrés. No encontro que ocorreu na semana passada na 9ine – empresa de Ronaldo – foi apresentado o plano para o atacante. Adriano aceitou as condições impostas.

O Corinthians terá o respaldo contratual de encerrar o vínculo, sem ônus, caso o imperador não entre no eixo, principalmente, fora de campo, no chamado ¨contrato de risco¨ para o jogador.


O amor de Ganso e Santos acabou
Comentários Comente

Leandro Quesada

O talentoso jogador do futebol brasileiro PH Ganso está com os dias contados na Vila Belmiro. Dias contados por ele mesmo, abertamente, para quem quiser ouvir.

A posição do craque caiu como uma bomba na Vila Belmiro.

O Santos esperava que o novo acordo fosse assinado, passando o salário de 130 mil reais para 400 mil. O ponto de discórdia foi a multa rescisória do meio-campista. Ganso queria diminuir o valor de 50 para 30 milhões de euros, algo que foi rejeitado pelo clube.

O futuro de Ganso está na Europa. Leonardo, técnico da Inter, pressiona o time dele a contratá-lo já que sabe também do interesse do rival Milan.

Aqui no Brasil, recentemente, surgiu a informação de que a DIS dona de parte dos direitos econômicos queria vê-lo no Corinthians.

Thiago Ferro, representante da DIS, com quem falei por telefone, me contou que não tem volta a decisão de PH Ganso. ¨Agora é esperar pelas propostas dos clubes que ainda não chegaram¨, disse o agente.


Estrutura do Santos seduz Muricy
Comentários Comente

Leandro Quesada

O motivo principal da saída de Muricy Ramalho do Fluminense foi a falta de estrutura para trabalhar. O Flu não tem um centro de treinamentos e de recuperação de jogadores. A ausência destes quesitos fez o técnico decidir deixar as Laranjeiras. ¨Não conseguimos recuperar Fred e Deco, por exemplo¨, reclamou.

¨Não foram os resultados e sim a questão de estrutura do Fluminense. Quando cheguei combinamos com a diretoria que iriamos melhorar a estrutura. Nada foi feito. A construção do CT não daria. O Flu financeiramente não conseguiria fazer isso. Não adiantava pedir. Eu tenho o melhor contrato de técnico no Brasil mas tenho de me preocupar com a estrutura para os jogadores¨, contou o ex-treinador do Flu.

No Santos, Muricy terá o CT Rei Pelé, com hotel para os jogadores, além do centro de recuperação dos atletas. ¨Claro que seduz qualquer profissional. Sei o investimento que o Santos fez¨, elogiou o provável técnico santista.

Muricy no Santos é questão de tempo

Marcelo Martelotte não será efetivado no cargo de interino do Santos e assim deixará vaga a cadeira de técnico. Embora tenha elogiado Martelotte, o presidente do Santos não esconde a vontade de contratar um profissional renomado, experiente e vitorioso. Luís Álvaro quer Muricy Ramalho.

Detalhes financeiros serão acertados nas próximas horas. Depois do acordo, Muricy será oficialmente confirmado como o novo treinador do peixe.

O tetra-campeão brasileiro, depois da saída do Flu, desejava uma folga do trabalho por um mês, mas a insistência santista o pressiona a mudar de planos. Na semana que vem, Muricy deve assumir a função de comandante do time com a dura missão de garantir a classificação para a próxima fase da Libertadores da América.