Blog do Quesada

Tite vai, Mano vem

Leandro Quesada

A decisão de substituir Tite é única e exclusiva do presidente do Corinthians, Mário Gobbi. O mandatário não esconde de ninguém que é fã do trabalho de Mano Menezes. Os laços com Mano ficaram fortes quando Gobbi era vice de futebol na gestão de Andrés Sanchez, na primeira passagem do técnico pelo Timão (de 2008 até a metade de 2010).

Os outros homens da cúpula de futebol – Roberto Andrade, Duílio Monteiro Alves e Edu Gaspar – defendiam a permanência do atual técnico. Ao contrário do boato dos bastidores, os três desejavam Tite em 2014.

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez levou Mano para a seleção brasileira e depois da demissão do mesmo, entregou o cargo de diretor de seleções da CBF, por se sentir a 'Rainha da Inglaterra'. Embora tenha ótima relação com Mano, Andrés queria a continuidade do trabalho de Tite.

Gobbi fez valer o regime presidencialista e resolveu sozinho o processo, sem consultar ninguém, nem mesmo o ex-amigo Andrés Sanchez.

Os desdobramentos da troca de técnico devem ter sequência com as saídas, em breve, de Roberto Andrade, Duilio e Edu. Como não foram consultados sobre esta decisão importante, então qual o motivo de seguirem nos respectivos cargos? Eis a questão!

Roberto, candidato ao cargo de presidente na eleição de 2015, deixaria mesmo o atual posto como já estava definido antes, repetindo o que fizera o próprio Gobbi, que saiu da direção de futebol na gestão de Andrés, um ano antes da eleição que o elegeu presidente. Duílio é o nome para assumir a vaga de Roberto mas diante da falta de autonomia, também deve tomar outro rumo no clube. Já Edu Gaspar, pouco aproveitado como jogador, à época de Mano Menezes, não tem tantas afinidades com o futuro treinador corinthiano e resta saber se estará confortável na nova direção.

20131114-194319.jpg
Mano e Tite se encontram antes de Corinthians x Flamengo, pelo Brasileirão 2013