Blog do Quesada

Brasil recupera status; Espanha segue ‘melhor do mundo’

Leandro Quesada

Um jogo de futebol nem sempre diz tudo sobre a força de dois gigantes. Exatamente, no duelo deste domingo no Rio, até podemos mas não deveríamos elevar e nem diminuir o que estas duas seleções representam no cenário futebolístico de hoje. A Espanha é a atual campeã mundial e bicampeã européia. O Brasil, o maior campeão de todos os tempos, estagnou nos últimos quatro anos, acumulando fracassos nas principais competições disputadas na África do Sul, Argentina e Inglaterra.

Uma derrota para a Espanha não terá impacto suficiente no aspecto 'acerto tático' da equipe, algo que Felipão conseguiu construir em um mês seguido de trabalho. A tal 'cara de Felipão' foi dada ao time. Hoje, todos sabem como a seleção brasileira joga. Ponto para Felipão.

Uma vitória do Brasil no Maracanã devolve a autoestima ao selecionado mais famoso do planeta, claro. Neste aspecto seria fundamental ganhar no cenário composto por Rio, Maracanã e setenta mil torcedores.

A Espanha é a melhor seleção da atualidade, não há dúvida, e seguirá sendo assim. Já o Brasil está sendo configurado por Felipão e a participação na Copa das Confederações o recoloca entre os melhores, novamente.

O título coroa a recuperação do futebol da seleção brasileira. Seria bom para o currículo de cada um levantar a taça no velho novo Maraca. Mas se não vier, uma semente para a Copa de 2014 está plantada.

20130629-104652.jpg