Blog do Quesada

Brasil x Espanha. Agora eu quero ver!

Leandro Quesada

O jogo mais esperado entre seleções nos últimos cinco anos, finalmente, será disputado. Na Copa das Confederações de 2009 na África do Sul, os EUA tiraram a Espanha da final contra o Brasil de Dunga. No ano seguinte, na Copa do mundo, na mesma África, foi a vez da Holanda eliminar a seleção brasileira e mais uma vez, o tão esperado duelo entre Brasil e Espanha foi adiado.

Agora não tem conversa. Domingo no Maracanã, a prova de fogo será dada.

No Castelão, os italianos tentaram e quase desbancaram os espanhóis da finalíssima. O principal quesito do futebol espanhol, a posse de bola, por pouco não foi igualado pelos italianos: 46% contra 54%.

A Itália segurou a Espanha com forte marcação. Assim, o time de Del Bosque falhou mais na troca de passes. Iniesta, bem marcado, errou mais do que, normalmente, erra.

Esta é uma lição importante para a seleção de Felipão. Ao atrapalhar as ações do craque Iniesta, os italianos impediram a criação de jogadas mais perigosas. O Brasil pode fazer o mesmo e com um ponto positivo: o ataque brasileiro é muito mais atuante e perigoso que o da squadra azzurra.

Depois do empate sem gols no tempo normal, os europeus foram para a prorrogação. Dois times cansados pelo fim da temporada européia e o calor de Fortaleza não conseguiram chegar ao gol. Nos pênaltis, além do desgaste físico, teve o mental. A Espanha se superou, não perdeu uma cobrança e ficou com a vaga.

Brasil x Espanha decidem a Copa das Confederações, domingo, dia 30, 19 horas, no novo Maracanã.

20130627-191626.jpg

20130627-191620.jpg