Blog do Quesada

Os desafios de Neymar

Leandro Quesada

Ser considerado o melhor jogador do Brasil tem um preço. Altíssimo preço. E na pele de astro da bola, Neymar sabe que os olhares estão voltados para as ações que executa em campo e também fora dele.

Tudo aquilo que Neymar faz é superdimensionado para o bem e para o mal. O drible dele é o mais bonito, o gol é incomparável, a falta sofrida é a mais violenta, a reclamação com a arbitragem é exagerada e por aí vai…

Na vida pessoal, a exposição segue. O interesse público é gigantesco para saber quem ele beija, com quem está saindo, as baladas que freqüenta, o carro que possui e a cor da tinta para pintar os cabelos.

O limite desta relação entre o jogador e celebridade é o ''xis'' da questão. Para Neymar continuar no Santos foi criado um projeto de marketing audacioso. Ele foi transformado pela mídia em estrela nacional. Assim, as obrigações fora dos estádios de futebol se tornaram tão importantes quanto as do futebolista.

Um jogo tem o mesmo peso de uma gravação de comercial de TV. Os compromissos de bastidores devem ser respeitados pois são estes que produzem o dinheiro que seguram o craque no Brasil.

Uma hora ou outra, no entanto, Neymar vai estressar e o desempenho dele sofrerá uma queda de qualidade. Nós não podemos esquecer que Neymar é um só e não uma máquina sem sentimentos.

O velho ditado de que cada um tem o fardo que pode carregar se aplica ao garoto de ouro da Vila. Neymar não é mais uma criança. Ele é um homem, pai, profissional da bola e com muitas responsabilidades. E está preparado para tudo isso, com certeza.

É preciso apenas compreender o que ele representa neste futebol cada vez mais sustentado pelos interesses comerciais e de marketing.

Neymar é um craque brasileiro – sem paixões clubistícas – que tem várias missões, dentre as quais levar o Brasil ao hexa em 2014. Ele deve se preparar para o caminho deste sucesso que será longo, cheio de espinhos, críticas desnecessárias e elogios falsos.

20130220-164010.jpg