Blog do Quesada

Especialista descarta exclusão mas crê em portões fechados nos jogos do Corinthians

Leandro Quesada

***** Um pouco depois deste texto, a Conmebol decidiu que o Corinthians jogará de portões fechados até que a entidade decida o caso.

O Corinthians deve ser punido pela morte do torcedor Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante o jogo contra o San José, em Oruro pela Copa Libertadores. A opinião pública pressiona para que alguém assuma a responsabilidade desta perda irreparável em um estádio de futebol.

A polícia e o Ministério Público da Bolívia estão investigando qual torcedor corinthiano causou a morte de Kevin, que foi acertado por um projétil de plástico de forma cilíndrica, segundo fontes policiais.

O Código Disciplinar da Conmebol – criado no fim do ano passado – define que a torcida é uma extensão do clube e, sendo assim, qualquer ato do torcedor é de responsabilidade, neste caso, do Corinthians.

O advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito esportivo, não acredita na exclusão do Corinthians: ''Não seria uma medida adequada para este caso. Eu acredito em multa e proibição de jogos no Pacaembu e portões fechados''.

Já o advogado do Corinthians, Luis Santoro, não vê o Corinthians responsável pela morte: ''A polícia não deveria ter deixado os torcedores entrarem no estádio com os artefatos''.

O Artigo 11 do Código Disciplinar da Conmebol aborda a postura dos torcedores: ''associações e clubes podem ser punidos por comportamento inadequado da torcida''. Os usos de sinalizador, fogos de artifício ou qualquer artefato pirotécnico também são citados. Outro Artigo, o 18, indica multas de R$ 200 a R$ 200 mil até a exclusão e perda de título.

Caio César Vieira Rocha, vice do STJD e membro do Tribunal de Disciplina da Conmebol, acredita que o ''julgamento se dará em 15 dias''.

Partindo do princípio de que alguma punição deve ser imposta ao Corinthians, fica a pergunta: Qual punição é a mais justa?

– Exclusão da Libertadores
– Perda de todos os mandos, atuando assim longe do Pacaembu
– Jogos sem a presença da torcida, ou seja, com portões fechados
– Multa
– Perda do ponto conquistado contra o San José e outros pontos futuros
– Simples advertência

20130221-231403.jpg