Blog do Quesada

Sindicato do jogadores discute com Fifa jogos às 13hs na Copa

Leandro Quesada

Vinte e quatro jogos serão disputados a partir de uma hora da tarde (13 horas) durante a Copa do Mundo de 2014. O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) fez simulações em diferentes cidades do país que receberão as partidas do grande evento no ano que vem. Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio, Curitiba e Porto Alegre terão jogos às 13 horas. Manaus, às 15.

''Temos um antecedente em 2008. Começamos a discutir com as emissoras de TV e a CBF sobre os horários dos jogos às quatro da tarde em cidades com temperaturas altas. Havia uma resistência por parte da TV e da entidade para colocar mais tarde os horários dos jogos'', explica Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato.

Brasília, Fortaleza, Manaus e São Paulo foram os palcos do estudo coordenado pelo Dr. Turíbio Leite de Barros, um dos especialistas em fisiologia, para avaliar os impactos nos corpos dos atletas em jogos em altas temperaturas.

''A Fifa já foi comunicada e disse que observaria o problema. Mas esta posição não me deixou satisfeito. Fizemos com o apoio do dr. Turibio Barros as simulações. Assim que tiver o resultado destes testes, em vinte dias, vamos levá-lo ao conhecimento da Fifa para dar uma solução ao problema'', revelou o dirigente.

''Se os estudos apontarem que os jogos não podem ser realizados às 13 horas e a Fifa não acatar, vamos buscar na justiça, certamente'', ameaça Martorelli.

A final da Copa de 94, nos EUA, entre Brasil e Itália, foi disputada em Los Angeles, quando os termômetros marcavam 40 graus.

20130801-231416.jpg

20130801-231453.jpg

20130801-231500.jpg