Blog do Quesada

Com a Libertadores, Corinthians encerra estigma de sofredor

Leandro Quesada

O último motivo de chacota dos rivais acabou. Acabou a graça. Até a noite desta quarta-feira, antes da conquista histórica, o fato do Timão não ter conquistado a Libertadores era usado pelos oponentes para tirar o sarro da cara dos corinthianos. Foram décadas de piadinhas, gracinhas e cutucadas que infernizaram o cotidiano do fiel torcedor.

E até chegar ao sucesso no principal torneio sul-americano, o time do Pq. São Jorge viveu muitos episódios sofríveis na história. A fila de 23 anos sem títulos foi o marco da longa dor e da volta por cima em 77, passando pela queda para a segunda divisão (2007) o momento mais triste e vexatório e, depois, o retorno triunfal. A conquista da Libertadores que levou um tempão também, mas após dez tentativas, finalmente, foi alcançada… A Fiel celebra a glória.

A Libertadores veio, no entanto, sem sofrimentos, dores ou tropeços. Os obstáculos foram sendo superados: as longas viagens da primeira fase para a Venezuela e México, as eliminações do compatriotas Vasco e Santos e a finalissima contra bicho-papão Boca. O Timão foi soberano.

O Corinthians conquistou a taça pelo entrosamento do time dentro e fora de campo, em sintonia com a comissão técnica e a direção de futebol, olhando para o mesmo objetivo. Tite, Emerson, Andrés, Chicão, Fábio Santos, Duílio, Alessandro, Danilo, Mahseredjian, Jorge Henrique, Gobbi, Ralf, Paulinho, Alex, Mauri, Mauro, Mazzioti, Leandro Castán, Roberto Andrade, Cássio, William, Edu Gaspar, Júlio César, Douglas, Liédson e Romarinho formaram um time de fato.

A Libertadores foi erguida de forma invicta, com a melhor campanha, a defesa mais consistente e um dos melhores ataques. Uma campanha irretocável, com futebol sério, pragmático e raçudo. Nem parecia aquele sofrido Corinthians de outros tempos difíceis…

O Corinthians ''corinthiano, maloqueiro e sofredor'' está chegando ao fim. No lugar, uma nova era se apresenta com a conquista da Libertadores e, no fim do ano, com a disputa do Mundial do Japão, com o centro de treinamentos de primeira linha, o contrato milionário de transmissão de TV e o novo estádio em construção em Itaquera.

A conquista da América encerra um ciclo. O novo Corinthians nasce neste dia 4 de julho de 2012. Salve o Corinthians, o campeão dos campeões. O campeão da Libertadores.

20120705-010105.jpg