Paulistão sem graça!
Leandro Quesada
Vários motivos explicam o fato do Paulistão ser desinteressante na reta final. O mais ''equilibrado'' campeonato estadual precisa mudar o sistema de competição.
Além da diferença técnica entre os grandes e os chamados pequenos, o número exagerado de classificados – oito para a fase decisiva – diminui a intensidade de disputa. Oito de 20 participantes representam quase a metade. Se a FPF limitasse para quatro, as últimas rodadas ficariam mais importantes.
Na semana passada, eu sugeri ao presidente da entidade, Marco Polo Del Neto, ouvir algumas ideias de formatos para o Paulistão 2013.
Del Nero prometeu receber as sugestões para a próxima edição do campeonato estadual. Certamente, o número de times não muda. As datas – 23 – também. A partir daí, cabeças pensantes poderiam achar um jeito mais interessante para o estadual.
Lusa e Santos fizeram um jogo sem graça no Canindé. Os reservas do peixe venceram por 2 x 0. A Lusa ainda corre risco de degola.
O Palmeiras caiu no Pacaembu diante do Mirassol. A fraca atuação do Verdão incomodou o técnico Felipão.
O Corinthians manteve a ponta na classificação geral, ao bater por 3 x 0 o Oeste. Liedson desencantou. Ele marcou o primeiro gol neste ano em jogos oficiais.
Em Itu, o líder São Paulo, de virada, fez 4 x 2 no Ituano. Incontestável.