Blog do Quesada

J. Grava sobre Adriano: ‘me sinto fracassado por não recuperá-lo’

Leandro Quesada

O médico e consultor do Corinthians, Joaquim Grava revelou a insatisfação com o processo de recuperação de Adriano.

Na conversa que tive com ele, o médico usou palavras fortes: ''Eu me sinto um fracassado, não em relação ao tendão, mas por não ter recuperado o Adriano para jogar no Corinthians''.

Grava acreditava que pudesse repetir com Adriano, o que fizera com Ronaldo, dado como acabado para o futebol. Ronaldo, no entanto,  seguiu o plano de trabalho e voltou a jogar em bom nível. Já Adriano, após a cirurgia no tendão de Aquiles, descumpriu várias obrigações nas etapas de recuperação.

''O Corinthians fez tanto por ele, que nós tinhamos certeza que iríamos ver o Adriano jogar bola, novamente, baseados no efeito Ronaldo. Tanto eu, como Andrés, Roberto e Duílio acreditávamos'', desabafa o médico.

No Rio, Adriano reclamou do tratamento conduzido pelos médicos e fisioterapeutas do Corinthians. O boato da realização de uma nova cirurgia no tendão surpreendeu Grava: ''Falei com o Runco (médico do Flamengo) e não há nada sobre uma nova operação. Adriano vai fazer exames na semana que vem. Exames de praxe no Flamengo''.

A reclamação do imperador é com as dores no local da cirurgia, que sentia nos jogos, na disputa mais intensas. Joaquim Grava retruca e afirma que se o atacante ''tivesse sentindo algo, não jogaria. Não há como um tendão não ser bem operado. O tendão não é reconstruído, é reparado. É uma recuperação que leva tempo. Estou com a consciência tranqüila''. 

''Adriano reclamou que está sem força na perna. É o que eu fiquei sabendo. Mas como saber se ele está sem forca na perna? Ele nunca reclamou disto. Não há como mensurar este tipo de problema'', explicou. 

Grava amenizou as críticas ao comportamento de Adriano fora de campo e a falta de comprometimento com o tratamento de recuperação no clube. ''Os problemas de Adriano, eu não avalio. Em dez meses de Corinthians, um dia sim, outro não, tinha alguma notícia não boa sobre ele. A imprensa não inventa, apenas noticia''.

Por fim, Grava responde se indicaria Adriano ao Flamengo: ''Indico a contratação ao Flamengo. Que ele tenha muita sorte lá, pois gosto muito dele. Ele tem uma chance, a última chance da carreira''.