Blog do Quesada

Brasile e Italia, il grande gioco di calcio

Leandro Quesada

É sempre assim quando os maiores campeões mundiais se encontram em jogos importantes. A nova arena Fonte Nova viu a suada vitória brasileira por 4 x 2 sobre os italianos.

Foi um grande jogo, intenso, disputado, com 45 faltas e vibrante com seis gols.

Logo no início o time de Felipão mostrou que não seria fácil para a squadra azzura. No ataque, bem ofensivo, os brasileiros insistiram em chegar ao gol que veio apenas no final da primeira etapa com Dante. A seleção teve 67% de posse de bola nesta etapa.

No segundo tempo, a posse diminuiu e a Itália tentou ganhar os espaços. Nas estatísticas finais, a diferença foi de dez por cento a mais que os italianos no quesito bola nos pés. Embora a Itália tenha buscado o empate a todo instante, em nenhum momento do duelo, o Brasil deu mostras de que deixaria a vitória escapar. ''Era natural que a Itália buscasse o controle da bola por mais tempo. Isso deixou o jogo mais equilibrado'', considerou Hernanes, único jogador desta seleção que atua no futebol italiano.

Neymar fez um golaço de falta sem chance de defesa para Buffon. Depois Fred, finalmente, desencantou ao marcar duas vezes. ''Eu já estava me sentindo incomodado com o fato de ficar sem marcar gols. Agradeço os meus companheiros em campo e a fisioterapia que tem me deixado pronto para os jogos'', comemorou Fred.

A seleção brasileira fez forte marcação e até exagerou em alguns lances. Neymar fugiu um pouco das características para ajudar o sistema de marcação ainda no campo de defesa da Itália. O esforço deu a ele o cartão amarelo. Foram 27 faltas feitas pelos brasileiros contra 18 dos rivais. ''Os atacantes estão aprendendo a fazer a marcação'', observou o zagueiro David Luiz.

Veja as estatísticas da Fifa:

20130622-202556.jpg

20130622-203509.jpg

20130622-204541.jpg