Blog do Quesada

O temor da Fifa é com a chegada das seleções aos estádios

Leandro Quesada

Executivos do COL, gente do Governo e funcionários da Fifa já temem que as seleções não cheguem aos estádios nos dias dos jogos da Copa das Confederações.

No dia 30 de junho está marcada a final no Maracanã, no Rio, uma das cidades que recebem protestos populares. O temor é de que os manifestantes fechem as principais vias de acesso ao estádio, impedindo que as delegações cheguem ao local. Mesmo com todo aparato de segurança, batedores da polícia e apoio logístico, seria impossível passar pela manifestação.

Assim, se uma das seleções não conseguir alcançar o estádio, a decisão, obviamente, não seria disputada. Imagine o cenário e depois a repercussão mundial: ''A seleção da Espanha não consegue entrar no Maracanã e final é cancelada''.

Hoje já está difícil para torcedores, jornalistas e funcionários da Fifa entrarem nas arenas que recebem os jogos da Copa das Confederações. Só falta agora, os times passarem pela mesma dificuldade.

A estratégia é aumentar o raio de segurança dos estádios. Isso ampliaria as opções de vias para chegar ao local das partidas mas obrigaria também os Governos locais a aumentar o número de policiais e controladores do trânsito.

Amanhã, aqui em Salvador, milhares de pessoas estarão se manifestando perto da nova Fonte Nova. Mais um dia de complicações para andar pela capital baiana.

20130621-142822.jpg

20130621-142830.jpg

20130621-142836.jpg