Blog do Quesada

Em bom teste, Brasil leva sufoco do Chile

Leandro Quesada

Desentrosada, confusa e nervosa, a seleção brasileira não se apresentou bem contra o Chile. Com mais tempo de posse de bola, no primeiro tempo, os chilenos deram trabalho ao sistema defensivo brasileiro. Na etapa final, as alterações de Felipão deram certa consistência ao esquema de defesa e ao ataque. As vaias da torcida mineira demonstraram a insatisfação de uma forma geral com a atuação da equipe nacional, no Mineirão.

Réver e Dedé esqueceram a cabeça na hora de afastar a bola no lance que originou o gol chileno. Dedé e Réver tiveram dificuldades para avançar com a bola dominada. Erros primários da zaga. Réver fez o gol e depois cometeu pênalti não marcado pelo árbitro Carlos Amarilla. Dedé foi substituído por Henrique, que por sua vez, não comprometeu.

Os laterais Jean e André Santos foram apagadíssimos e tímidos.

Ralf e Paulinho não tiveram a mesma desenvoltura na ligação defesa-meiocampo. A culpa não foi da dupla corinthiana mas da distância em que Ronaldinho e Jadson ficaram dos dois. O ''buraco'' no setor de criação foi corrigido nos 45 minutos finais.

Fernando e Osvaldo entraram nas vagas de Ralf e Jadson. Marcos Rocha substituiu Jean. Sem avaliação para estes três atletas.

Leandro Damião, isolado na área, procurava espaço na lateral mas sem sucesso também. Ele cedeu o lugar para Pato.

Neymar perdeu um gol incrível na primeira etapa. Na cara do goleiro, o atacante aplicou um chutão. No segundo tempo, no entanto, o garoto da Vila fez o gol da virada, 2 x 1. Por sinal, uma bela jogada que começou com Pato, passou por Ronaldinho e depois Jadson até voltar para o próprio Pato deixar Neymar em situação fácil para marcar.

Por fim, o goleiro Diego Cavalieri esteve seguro o tempo todo e não teve como evitar os dois gols do time do Chile. O empate por 2 x 2 foi justo.

Felipão tirou as últimas dúvidas sobre a convocação para a Copa das Confederações. Antes do torneio, a seleção enfrenta Inglaterra (no Rio) e França (em Porto Alegre).

20130425-002230.jpg