Blog do Quesada

A autoridade pública deve proibir o ‘torcedor do mal’

Leandro Quesada

A decisão da FPF de proibir a entrada no estádio de torcedores das organizadas Gaviões da Fiel e Mancha Verde não resolve, definitivamente, o problema da violência.

É um paliativo que perde a força agora mesmo.

Se o vândalo entrar com a camisa branca, sem identificação, poderá arranjar alguma briga no local. Então, na prática, nada muda na intenção de impedir que os encrenqueiros freqüentem as arenas esportivas.

Além disto, não podemos achar que todos que fazem parte da torcida organizada são pessoas ruins, gente do mal e bandidos.

Não, não são!!!

As autoridades judiciais devem ser firmes na aplicação das leis contra o vandalismo. A polícia tem a obrigação de colocar o serviço de inteligência para antecipar os confrontos. Os governos municipais, estaduais e federal devem usar a força política para inibir o problema.

Um exemplo clássico é a filosofia adotada na Inglaterra depois de uma série de problemas envolvendo os hooligans. Eles foram identificados, presos e proibidos de entrar nos estádios. Mais: muitos são obrigados a prestar serviços às comunidades que pertencem, na mesma hora em que o time está em campo. Uma excelente ideia a ser seguida e copiada aqui no Brasil.