Felipão renova, barra Ronaldinho e chama quatro que disputaram Copas
Leandro Quesada
A renovação anunciada na convocação da seleção brasileira para a Copa das Confederações é um sinal claro de que Felipão quer montar uma nova ''família''. Ele rompeu com o passado dele mesmo na própria seleção, ao deixar fora campeões mundiais como Ronaldinho e Kaká, que ainda estão em atividade. Ronaldinho vive grande fase no Atlético Mineiro e Kaká anda encostado no Real Madrid.
Felipão avisa que Ronaldinho não está descartado para a Copa de 2014. É óbvio que o sucesso da seleção na Copa das Confederações pode encaminhar praticamente tudo para o Mundial do ano que vem.
Felipão não mostra confiança nos jogadores que já disputaram torneios importantes. Por exemplo, aqueles que estiveram na Copa da África do Sul, como Luis Fabiano, Robinho, Lúcio, Felipe Melo, Luisão e Ramires, para citar alguns, não convenceram o técnico pentacampeão mundial.
Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva e Fred já tiveram a experiência de Copa do mundo. Os outros não sabem nada sobre o que é disputar o principal torneio de seleções do planeta. Falta experiência mas sobra juventude. Neymar, Oscar e Lucas são os símbolos da renovação da seleção. A ausência de um líder, no entanto, é um entrave. Na Copa das Confederações pode surgir a tal nova liderança.
A lista final com 23 atletas foi confeccionada a partir de 45 nomes, segundo Felipão. Os convocados são:
Goleiros: Julio Cesar (Queens Park Rangers), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Jean (Fluminense), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Atlético de Madri)
Zagueiros: Thiago Silva (PSG), Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea) e Réver (Atlético-MG)
Meio-campistas: Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Paulinho (Corinthians), Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Jadson (São Paulo), Lucas (PSG), Oscar (Chelsea)
Atacantes: Neymar (Santos), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Bernard (Atlético-MG), Leandro Damião (Internacional)