Blog do Quesada

O renascimento do Vasco

Leandro Quesada

A conquista da Copa do Brasil valoriza uma das marcas mais importantes do futebol brasileiro: o Vasco da Gama.

Depois da má fase dos últimos anos, quando até rebaixado foi, o time de São Januário, finalmente, volta a ocupar um lugar de destaque nas manchetes: ¨Vasco é campeão¨.

Para o bem do futebol, o Vasco não poderia ficar longe das glórias. A última grande sequência de conquistas começou em 97, quando era campeão brasileiro. Um ano depois vinha a Libertadores e perdia o mundial de clubes para o Real Madrid. Em 2000, outra vez vice mundial, mas campeão da Mercosul e do Brasileirão pela quarta vez.

A partir daí, os títulos começaram a ficar raros, até que em 2008 veio o duro golpe do rebaixamento, algo que não combinava com os sucessos recentes.

O Vasco foi ao inferno e voltou, comandado por Roberto Dinamite – rival político de Eurico Miranda – que ficou com a bomba da segundona nas mãos.

A tabelinha para gerenciar o futebol vascaíno é uma das explicações para o sucesso deste momento. As disputas políticas são controladas pelo presidente-ídolo Dinamite e não afetam o grupo de jogadores. O diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, sem paixões, tem a tranquilidade para realizar o trabalho racional e profissional. Simples, como dois mais dois.

O Vasco é o primeiro brasileiro classificado para a Copa Libertadores de 2012. Parabéns, Vascão!!!

O vice do Coritiba deve ser ressaltado. O coxa também caiu e se levantou.

  1. TATUAPÉ

    11/06/2011 03:59:43

    Correto Dudi!Acredito que a campanha na Copa do Brasil resgatou a simpatia que o Brasil sempre teve com o Vasco da Gama e que a muito estava perdida.O entusiasmo da torcida se dá pela carência de ver as coisas darem certo no Vasco.Mas, você tem muita razão, há muito a se fazer no Clube, a instituição, porém, foi resgatada.Abraços

  2. TATUAPÉ

    11/06/2011 03:52:15

    Excelente Quesada!Estou de pleno acordo com o suas palavras sobre o Vasco da Gama.O trem está no trilho certo e tem tudo para fazer uma viagem ao correto.Parabéns ao Vasco da Gama!Parabéns aos seus jogadores!Parabéns ao seu Técnico, que merece pelo profissional e principalmente pela pessoa que é!Parabéns ao Dinamite, são 3 campeonatos ganho em um só.Primeiro ganhou do Eurico, feito comparável à copa do mundo invicto.Segundo, dar um rumo ao Vasco, não foi fácil, principalmente, apostar em quem se apostou.Terceiro, a Copa do Brasil 2011 que coroou um trabalho correto."Nada resiste ao bom trabalho." (sic)Se o mundo vai acabar em 2012, ninguém sabe, a única coisa garantida é o Vasco da Gama na Libertadores. Ora pois!O Eurico deve tá numa tristeza!Parabéns aos verdadeiros Vascaínos.

  3. hugo

    09/06/2011 12:05:01

    é isso aí, vascão campeão! Foi muito difícil, o coritiba valorizou muito esse título.

  4. Rui

    09/06/2011 08:16:42

    Todas as homenagens ao Vascão!!!

  5. Dudi

    09/06/2011 08:15:18

    Acho precipitado falar em renascimento por causa de um título. Esse time do Vasco tem que evoluir muito. O clube, mais ainda. Não consegue receber patrocínio?!?!?!?! Só no futebol brasileiro mesmo. Parabéns ao Vasco pelo título. Mas acho que a imprensa deveria não entrar no oba-oba da torcida e ver que é uma situação conjuntural, pois a parte estrutural continua não sendo muito boa.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso