Blog do Quesada

Clubes e TVs no cenário das incertezas

Leandro Quesada

O futebol brasileiro está envolvido no maior imbróglio de todos os tempos. Um imbróglio futebolístico-televisivo sem precedentes. Fato que gera incertezas, muitas dúvidas e inseguranças. Quem transmitirá o Brasileirão no triênio 12/13/14? Eis a questão…

A Rede TV! foi a única a apresentar a proposta pelas três temporadas (516 milhões de reais por cada ano) e desta forma ganhou a licitação. Ganhou mas não levou pois, por decisão da própria emissora, o valor estipulado somente terá validade, desde que os vinte times do Clube dos 13 concordem por escrito com o documento, dentro do prazo de 60 dias.

Se partimos do pressuposto de que alguns clubes negociam de forma separada com outras emissoras de tv que não participaram da licitação, podemos concluir que a Rede TV! não terá como acertar com todos os times, consequentemente desistirá do processo.

Ao mesmo tempo Globo e Record conversam com os presidentes de clubes e uma vez confirmada a divisão, apenas um improvável acordo entre elas permitiria a transmissão de todos os jogos, sem o prejuízo para os torcedores dos confortáveis sofás.

Imaginemos que a Globo tenha Corinthians e Flamengo, por exemplo, e a Record fique com São Paulo e Atlético-MG. As duas emissoras deveriam chegar a um acordo para transmitir os duelos entre os times quando eles se cruzarem pelo Brasileirão. Um acordo Globo e Record? Será?

São Paulo, Atlético-MG, Internacional, Atlético-PR e Portuguesa, por enquanto seguem no Clube dos 13. Bahia, Sport, Goiás já admitem conversar com as emissoras. Guarani e Vitória estão indecisos.

Os outros dez clubes já negociam contratos separados com a Globo e a Record: Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba.

Os conflitos de interesses provocam muitas inseguranças dentro das emissoras nos campos publicitário e jurídico. Os executivos deste setores quebram a cabeça para traçar a melhor estratégia em meio ao cenário de incredulidade.

Outra confusão à vista vem aí. O Clube dos 13, além dos direitos de TV aberta, abriu licitação também dos direitos para TV fechada, pay-per view, internet e celular. Os resultados serão divulgados nos dias 23 e 24 de março.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

  1. jefferson lorenzo

    15/03/2011 18:50:40

    Se o Flamengo e o corinthians vender para outra emissora separados ,mesmo transmitindo só dois jogos ganharia mais do que qualquer outro time aqui no Brasil!

  2. andre

    14/03/2011 21:29:03

    Ops, cometeu um pequeno erro colega: o Palmeiras briga hj com o Vasco para saber quel tem a quarta maior torcida do Brasil ok. E só vc verificar as útimas pesquisas

  3. dsa

    14/03/2011 13:30:59

    Porque o C13 não fecha com todos os clubes menos Flamengo e Corinthians, cobra a dívida milionária desses 2 clubes e disputa o campeonato sem as transmissões deles? Dessa forma Flamengo e Corinthians quebrarão por causa da dívida e a única fonte de renda será em 2 partidas por ano, nas quais eles se enfretam., que podem ser televisionadas pela Globo.

  4. Zelão - Sto Amaro

    14/03/2011 10:53:17

    QuesadaNa verdade nòs como consumidores, ficamos contra a GLOBO simplesmente pelo fato dela transmitir seus jogos as 10:00 , primeiro vai passar a novela e depois outras tranqueiras os patrocinadores querem que seja o veiculo GLOBO.Tá na hora de saber qual é a metodologia do IBOPE, para não fazer injustiças.Isso que a GLOBO faz é muito natural pois ela quer alavancar seus produtos, ultimamente se não for jogo do timão e fico escutando na BAND AM eu acho melhor.

  5. Alan

    14/03/2011 01:29:20

    O presidente do seu time pode falar o que quiser e até exigir. Mas, o que vale é o retorno de telespectador , e neste caso não tem a menor chance de qualquer time arrecadar de TV, masi que o Corinthians. Contra números não tem o que se falar, é aceitar e pronto. O mercado também conta, não adianta para um anunciante pagar caro com patrocínio para mercados que pouco compra. Mesmo o Flamengo tendo um público maior fora de São Paulo, para anunciantes é insignificante, pois o poder de compra é menor que em São Paulo é ai que o Corinthinas arrebenta.

  6. Alan

    14/03/2011 01:10:55

    CADE não pode forçar ninguém a nada.A Lei Pelé no seu artigo 42 diz que o mandante é dono dos direitos de imagem, sendo assim, nem CADE e nem C13 pode intervir quando o jogo for na casa do mandante.Vamos parar com esta conversa de forçarem alguém a fazer o que não quer.O CADE é um órgão inoperante, fosse este órgão confiável, não estaríamos nas mãos de apenas dois frigoríficos no que diz respeito à carne.Não estaríamos nas mãos da Perdigão, que é dona da Sadia e de várias outras empresas no setor, está quase sozinha neste mercado, onde está o CADE para permitir que poucas empresas dominem o setor de alimentos no país.CADE esqueça este lixo que é o futebol, deixem eles se arrebentarem e cuide da alimentação que é fundamental para o povo.

  7. ALAN

    14/03/2011 01:04:47

    Lei Pelé artigo 42.Clube dos 13 e CADE não decidem o que um clube como entidade isolada faz.

  8. Leandro Quesada

    14/03/2011 00:45:35

    Pagar ou receber? Por falar 24 horas do futebol, penso que as emissoras deveriam receber algum dinheiro.

  9. Adriano

    14/03/2011 00:00:24

    Os clubes deviam contratar o Assis, irmao do "Enrolaldinho" p/ conduzir a negociacao.Quem da mais???

  10. Celso

    13/03/2011 23:31:57

    Bom, esse assunto da GLOBO ser filha da ditadura e da RECORD ser limpa e pura nao cola !Convenhamos bem ou mal a GLOBO esta entre as 5 maiores emissoras do planeta, tem tanto poder que estes argumentos nao comvencem ninguem !Quem acredita que a Record esta a caminho da lideranca, esquece eh um movimento ilusorio que acontece de tempos em tempos ... no Brasil sempre muda a segunda colocada, varias emissoras ao longo das decadas tentaram rivalizar com a Globo, mas de fato ninguem desbancou, ao contrario ou estas emissoras faliram ou definharam ... Tupi, Manchete encerram suas transmicoes, SBT hoje em dia patina no Ibope, Band estev pior hoje consegue alguns pontinhos dentro do seu esperado ...

  11. Antonio José

    13/03/2011 23:22:12

    Sou Tricolor Paulista e evidentemente tenho muito a dizer do Muricy como técnico campioníssimo que é! Porém, após a recusa de treinar a Seleção Brasileira, ele fico desmotivado. O conquista do brasileirão em 2010 não foi suficiente para que voltasse aos dias de alegria e gloriosos. A posição que se encontra o Fluminense na Libertadores, deixou desconfortável e sabedor que não passará de fase, achou melhor desligar-se. Some-se a isso, que ele está desgastado em ser treinador, morando em outra cidade que não seja São Paulo e cansado do dia-a-dia que o futebol necessita... treinamentos, concentrações, entrevistas quase que diárias. Isso tudo ele não consegue mais conviver. Precisa de um longo tempo de descanso para repensar a continuidade de seu trabalho.

  12. Sport 1987

    13/03/2011 22:54:51

    Espero que a REDETV, tenha horario mais decente, principalmente no meio de semana e que os jogos sejam transmitidos mais cedo para que as familias possam assistirem com os seus filhos, pois no dia seguinte as crianças vão para escolas e os pais ao trabalho, espero que REDETV se unam com outras emissoras e deixem que a toda poderosa seja mais decente, precisamos ver o que é melhor do povo, e, não apenas os interesses de grade de programação, adoro assistir jogos de futebol, não aguento assistir tão tarde, tiraram nos ultimos anos de assistir jogos nos estadios, deveriam ter uma lei pra esses abusos...

  13. teixeira

    13/03/2011 22:32:04

    Sinceramente, arrebentar com a maioria dos clubes, beneficiando 3 ou 4 times, é a saída ?

  14. Marques

    13/03/2011 21:28:34

    Vejo com bons olhos toda essa crise na transmissão dos jogos. Pois não é mais admissível, nos dias atuais que, um só canal de tv tenha exclusividade. Tira do público o direito de escolha. Na verdade o ideal é que, quanto mais canais de tv transmitam os jogos, melhor para o telespectador que tem mais opções.

  15. Alan

    13/03/2011 21:22:15

    Quesada, não sei o que está acontecendo, mas tenho a impressão que todos estão desprezando a Lei Pelé. No artigo 42 desta Lei está claro que: o mandante é possuidor dos direitos de imagem.Sendo assim, não é preciso que haja acordo entre TVs, exemplo:São Paulo x Corinthians no Morumbi, transmite quem fez acordo com o São Paulo.Corinthians x São Paulo no Pacaembu, transmite quem fez acordo com o Corinthians.Isto pelo que entendi deste artigo.Pelo que sei, CADE e C13, não estão acima da Lei Pelé.Quanto mais clubes uma emissora tiver acordo, mais jogos transmite, melhor para ela.Se for seguido o que diz a Lei Pelé, creio que a Rede TV, vai baixar muito a oferta, e os clubes que ficarem com ela, vão ganhar muito pouco.

  16. Ivam Cassemiro

    13/03/2011 20:57:21

    Acho que o Clube dos 13 para o desespero de Ricardo Teixeira ganharáa parada. Tem estatutos e normas que foram aceitas até agora por todos.Não existe a menor possibilidade de sucesso em negociações separadas.De nada adiantará a farta distribuição de títulos promovidas pelo R T.

  17. marcio jose rodrigues

    13/03/2011 20:26:10

    todos os clubes estão apenas olhando para seus umbigos não percebram ou não querem perceber que se continuarem nesse ritmo todos vão morrer abraçados na mesma vala,pobre futebol brasileiro comandado por abutres incompetetes.

  18. lindomar

    13/03/2011 19:52:30

    Ha globo sempre ganha tudo ela tem perder os dirreitos pois so mostra jogos dos cariocas queremos ver todas as rejios .

  19. Marques

    13/03/2011 19:49:42

    Nunca achei justo que apenas uma emissora de tv, tivesse exclusividade em transmissões no futebol. Isso arranha a democracia. O que está acontecendo é uma verdadeira revolução, onde deve se quebrar essa hegemonia da globo. Diga-se de passagem, já estava na hora disso acontecer. E quem ganha? O público do sofá e, principalmente, quem vai ao estádio que, certamente, terá um horário mais cedo pra assistir e voltar para casa com segurança. Mas o ideal mesmo é que, no mínimo três canais de tv aberta transmitissem os jogos, para possamos ter mais opções de escolha.

  20. Roger Barcelos

    13/03/2011 19:47:16

    Infelizmente o futebol Brasileiro chegou no seu limite.O mais interessante seria a venda das cotas para todas as emissoras,deixando os jogos de quarta para as 22h (como é hoje) e os jogos de quinta para às 20h e 30 min, como muitos querem.Fico imaginando a Copa de 2014...tsunami neles

  21. Sete - Fiel Manaus

    13/03/2011 18:52:15

    Concordo, e a todos, é FATO: TORCEM OU CONTRA OU A FAVOR, MAS TORCEM. Tá claro para vcs quem é maior em audiência... o Timão é o clube mais mencionado em todas as redes de sociais da internet.. 4ºclube em patrocinio., e tem a marca mais valorizada.. Sengundo, todos da mídia em 2010. Dos 3jogos de maior audiência da Tv aberta... nos 3 o Timão jogou.. MAS, O MAIOR FATO DESTE PODEROSO TIME CORINTHIANS, É QUE TODOS VCS FALAM BEM OU MAL. DESTE ASSUNTO, "TODO PODEROSO". A NAÇÃO DOS MAIS DE 30MILHÕES AGRADECE O IBOPE.

  22. Flavia Tamires Spezzatti

    13/03/2011 18:47:27

    Em toda e qualquer situação que envolva clubes de futebol no Brasil,50% deveraim ser divididos pelao Corinthians e Flamengo.O resto Quesada, é o resto.abçs

  23. Sete - Fiel Manaus

    13/03/2011 18:30:06

    A todos, FATO: TORCEM OU CONTRA OU A FAVOR, MAS TORCEM. Tá claro para vcs quem é maior em audiência... o Timão é o clube mais mencionado em todas as redes de sociais da internet.. 4ºclube em patrocinio., e tem a marca mais valorizada.. Sengundo, todos da mídia em 2010. Dos 3jogos de maior audiência da Tv aberta... nos 3 o Timão jogou.. MAS, O MAIOR FATO DESTE PODEROSO TIME CORINTHIANS, É QUE TODOS VCS FALAM BEM OU MAL. DESTE ASSUNTO, "TODO PODEROSO". A NAÇÃO DOS MAIS DE 30MILHÕES AGRADECE O IBOPE. SOU CORINTHIANS ATÉ MORRER... VAI CORINTHIANS....

  24. Reynaldo Zanon

    13/03/2011 18:04:36

    Seja qual for a emissora que sair vencedora o que importa é o que o presidente do Palmeiras disse: exige a mesma cota do Corinthians. Afinal o Palmeiras tem uma torcida gigante, é a terceira maior do Brasil, e é também o maior campeão brasileiro com oito títulos. Portanto, o Palmeiras tem de ter a mesma cota.

  25. Totti

    13/03/2011 18:03:50

    Quesada,Esta grande celeuma deve-se a desuniao de todos os dirigentes que comandam nosso futebol que olham somente para o proprio rabo. Se o Clube dos 13 fosse uma entidade organizada e que defendesse de forma coesa e uniforme os direitos dos seus filiados, nada disso estaria acontecendo.Alias, tambem nao e justificavel a atitude do presidente do Corinthians, que acha que tem no seu clube, o melhor produto, o que nao e verdade, ate porque jogo do Corinthians so e transmitido para SP. Fora que ele e uma marionete do Ricardo Teixeira que sempre quis colocar o dedo dele nas negociacoes dos direitos de TV'sEstamos a anos luz da Premier League e da Liga Calcio, que diga-se de passagem sao dirigidas pelos proprios clubes, e sao independentes das federacoes locais que dedicam-se somente a cuidar das atividades de suas selecoes.

  26. Odmar

    13/03/2011 16:17:47

    os times do rio já implodiram o clube dos 13 orientados pela globo, não é de agora que os cubes do rio são ajudados pela globo e pela cbf, eles estão retribuindo os favores, cabe aos times dos outros estados perceberem isso e jogar duro contra essa verdadeira máfia carioca.

  27. Douglas FC

    13/03/2011 14:57:01

    Os clubes deviam ter TV própria!! Ja que nesse pais tudo é terceirizado. O clube vai e contrata um serviço dessas emissoras e pronto!! simples assim. O que vocês acham??

  28. Claudio Barros

    13/03/2011 14:10:13

    Que duvida é esta Leandro??A Globo conseguiu eleger e destituir presidente da Republica, futebol é café pequeno para as artimanhas obscuras desta emissora.Ta na cara que a traismissão para os próximos 100 anos continua sendo da Globo com a lambe-botas da Bandeirantes a tiracolo.

  29. ricardo

    13/03/2011 14:04:14

    ja passou da hora de acabar com essa ditadura. Todos tem o direiro de assistir o que quiser ! que acabe logo com essa vergonha . ricardo - um abraço quesada...

  30. vando

    13/03/2011 13:42:38

    agora sim ta na hora de muda os horarios de jogos que joga as dez da noite não da tem q muda, ta no hora da record entra nessa briga pra globo ditadora e manipuladora sai de vez...

  31. Antonio Luiz

    13/03/2011 13:35:06

    A minha pergunta é, o CADE definiu a base da licitaçao feita pelo C13, a globo e a record trabalhando por fora e negociando com os clubes diretamente, fere a decisão feita pelo CADE... Não deveria entao esse CADE forçar que os clubes assinem com a RedeTV, ou mesmo que os clubes cessem negociaçao com a globo e record e fazer uma licitaçao igual a realizada pelo C13? Uma vez que nao feito isso, a globo estará exercendo o direito de privilégio que foi considerado pelo CADE como ilegal

  32. MARIO

    13/03/2011 13:13:12

    bom, pelo que entendi, com todo esse embrolio, o C13 vai ficar a ver navios, é isso o que mais quero. Tem que acabar com essa entidade, esse cabide de empregos (Khoff e Athaide, quanto devem ganhar de salarios, só estes dois?). Acabar tambem com a arrogancia destes dois elementos. O que mais queria era essas tres emissoras (Globo, Record, Rede TV) e mais a Band transmitindo os jogos. Cada emissora um jogo, assim o telespectador podia escolher qual assistir. Chega de Monopolio do plim plim

  33. junior

    13/03/2011 13:10:57

    eu como corinthiano tenho vergonha desse andrez sanches que fica de 4 para a globo essa emissora que sempre fica a favor dos times do rio ,sou a favor de todas as emissoras transmitirem os jogos e acabar com esse negocio de jogos as 22 horas.

  34. Lineu

    13/03/2011 13:06:11

    Com tanto dinheiro rolando, e alguns dirigentes querendo ganhar menos, só posso pensar que existe, no mínimo, interesses pessoais e não dos clubes.

  35. william novak

    13/03/2011 13:01:20

    mais facil ter terremoto no Brasil do aque a Glogo perder os direitos. DUVIDO que ela perca.

  36. Fábio Campos

    13/03/2011 12:59:53

    Olá, Quesada,Numa boa, qual é a sua opinião sobre o fato de as empresas de radiodifusão não pagarem também para transmitir as partidas do futebol?

  37. william Novak

    13/03/2011 12:58:47

    Duvido que a globo perca a batalha. DUVIDO!!!! é mais fácil ter terremoto no Brasil.

  38. Leandro

    13/03/2011 12:56:57

    Caro Quesada. Quem está perdendo e faz muito tempo são os clubes e por tabela o nosso já fraco futebol. A TV Globo, com seu monopólio sempre pagou quando quis ganhando rios de dinheiro. Enquanto a TV Globo ficava cada vez mais rica, os clubes cada vez mais pobres, e põe pobre nisso. A Diferença é a que ela tem administração profissional e visa seus interesses e os clubes são dirigidos por amadores que nem sempre olham para os interesses de seus clubes.O Fato é que os clubes poderiam estar recebendo muito mais há muito tempo, mas foram eles que deram direito de preferência a Globo. O problema é esse pensamento de pobre, que é chique estar na Globo, uma empresa com capacidade técnica invejável, mas com um conteúdo fraco. Quero ver os clubes reclamarem de falta ou de pouco dinheiro, se aceitarem uma importância menos que o oferecido pela Rede TV.

  39. Paulo Nunes

    13/03/2011 12:17:17

    o quesada pergunte ão dr. osmar porque o timinho dele não conseguil contrata o fabuloso .mas o meu sp conseguil

  40. Carlos Alberto

    13/03/2011 12:14:21

    Hoje nos temos um maravilhosos Campeonato Brasileiro!!! CBF, Clube dos 13.....quem realmente comanda no Futebol Brasileiro? Ja ta na hora de acabar com esse clube dos 13....ja ta pasando da hora de acabar com esses cartolas....esses velhinhos não estão consenguindo nem falar e querem dar as cartas em nossos campeonatos.......

  41. Andrioli

    13/03/2011 11:52:21

    A Globo ja está fazendo um acordo com a Rede TV,pra ela é muito mais vantagem,a Rede TV não terá grandes audiências devido ao seu sinal que não chega em todo país sem uma parabólica,tmb não possui muitas filiais,assim ficaremos com jogos apenas no eixo Rio São Paulo,vai dar menos audiência do que a Band,pra Globo é uma vantagem enorme fazer um acordo com a Rede TV e assim acabar com o sonho da Record de vez.

  42. joao roberto

    13/03/2011 11:23:37

    Quando se faz uma disputa limpa, com os normas claras, tem alguém que quer tirar vantagem, então faz essas brigas, isto é Brasil e os dirigentes amadores.

  43. Renato Silva

    13/03/2011 11:13:10

    A pergunta que não quer calar é a seguinte: como é que nós nordestinos vamos assistir o brasileirão 2012 a 2014, pois a REDETV aq am Alagoas não pega o sinal, GLOBO tem 100% de cobertura, Record quase isso e a REDETV nda....Meu cunhado me disse ontem que iria colocar o Clube dos 13 na justiça, obrigando eles a dar $350,00 para a compra de uma antena parabolica. Nem todo mundo tem uma parabolica, muito menos dinheiro para compra-la, estamos numa região miseravel e o divertimento mas barato que temos por aq é o futebol, mas uma vez esqueçeram da população pobre e só pensaram na região SUL / SUDESTE ficamos mas uma vez a merce desses supostos moralistas.

  44. GARDENAL

    13/03/2011 10:48:24

    O que a Globo aprontou ? a regra não seria a maior oferta? ela não suportando os valores articulou "eu saio mas vou melar " e foi o que vimos. e agora e o torcedor que queria ver jogos em horarios diferentes inclusive no sabado a tarde? e clubes que podem quebrar ? e quem vai transmitir vai suportar a despesa levando em conta que os grandes estão fora? espero que o CADE entre na briga e coloque as coisas no seu devido lugar, mas até la vai ter quebradeira e vai afetar muita gente. quando vamos nos livrar dos tentaculos deste mal que o torcedor e o telespectador não aguenta mais.

  45. Ribamar Bianchini

    13/03/2011 10:40:54

    Quesada, seria legal perguntar: O que o Guarani está fazendo ai no clube dos 13? É caro que sabemos o motivo, é pelo fato dele ter sido campeão Brasileiro de 1978.Tudo bem, mas a grana que esse clube recebe da TV é imcompátivel com os times ruins que o clube monta para disputar os campeonatos que participa, quero dizer que esse clube vive as custas do passado e das outras equipes que formam o campeonato o que na minha opinião é uma vergonha, viu.

  46. Azambuja

    13/03/2011 08:29:37

    Quesada, pelo que tenho lido, muitp torcedores querem que a Globo se ferre, mais isso é por pura inveja, a categoria da Globo nas transmissoes e inquestionavel, e tem mais, paga muito bem, haja visto o poder que os clubes conquistaram hoje em dia, mesmo assim os clubes acham que valem cada vez mais, mais isso e por nossa causa: apaixonados torcedores que mesmo que o time esteja uma m...assiste todos os jogos.Que venha a Rede TV e Record, que tenham no minimo a mesma categoria,

  47. elias alves

    13/03/2011 06:40:54

    Existe um problema que nenhum jornalista abordou ainda chama-se audienciaou seja das 8 as 10 da noite a globo é forte e lider no brasil qualquer jogo sem ser decisivo colocado no ar por outra emissora neste horario nao tera a mesma audiencia pois competira com as novelas e com o j nacional. no domingo a concorrencia e tambem pesada contra o faustao . gostaria de ver este assunto discutido por pessoas competentes na area (coisa que não sou)

  48. Alemão

    13/03/2011 05:29:56

    Na boa, a gente sabe, cada brita do maracanã sabe, cada cadeira do mineirão sabe, cada grão de areia do morumbi sabe... O contrato vai ficar com a Globo. E vai ficar, no total, barato, pq o timão e o mengão querem tentar ganhar fora de campo, com grana para contratação, pq em campo não vai rolar. E pq o resto tem medo de retaliação.Também sabem que a Globo leva por menos. Leva sem cláusulas de horário, que estipulem obrigação de falar nome e mostrar logo de patrocinador de time e do campeonato, com índices de audiência manipulados... Enfim, que leva por por e por saber jogar, e não por grana ou por adicionar algum valor real...

  49. Ito Lisboa

    13/03/2011 02:35:52

    ARecord é filha do Macedo fundador da seita. O que é pior?

  50. julio

    13/03/2011 01:02:32

    Briga ali briga aqui, rede tv ganhou mas não levou, a record quer,toda essa confusão vai cair nos braços da rede globo,essa globo é filha da ditadura, é ruim a globo perder heim..........Quesada

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso