Blog do Quesada

Arquivo : fevereiro 2011

Descanso para Neymar
Comentários Comente

Leandro Quesada

A parada estratégica virá depois do jogo de quarta-feira pela Libertadores. Talvez no fim de semana, já pelo Paulistão, contra o Oeste, em Itápolis, Neymar ganhe uma folga.

Se depender de Neymar a decisão poderia ser outra já que ele não tem o bom senso – como qualquer jogador desta idade – de reconhecer a hora de parar.

O Santos tem uma boa oportunidade para dar um descanso ao golden boy da Vila Belmiro. Lá na frente quando a equipe estiver disputando uma fase mais importante da Libertadores e Paulistão, o jogador sentirá menos os efeitos da sequência de partidas. E depois vem o Brasileirão com as 38 rodadas.

O empresário do atacante, Wagner Ribeiro, garante que Neymar ¨está bem fisicamente mas na cabeça tem muita pressão. Ele vai descansar após o jogo da Libertadores. Um descanso mental.¨

O agente garante que o jovem craque ¨amadureceu muito para suportar as pressões da profissão e da torcida. Ele se dá bem com todos no Santos.¨

Neymar, desde que voltou da seleção brasileira, disputou três jogos pelo peixe mas ainda não conseguiu vencer.


Fla campeão, Adílson fora e dilúvio
Comentários Comente

Leandro Quesada

Uma cobrança magistral de Ronaldinho Gaúcho definiu a conquista do título do Flamengo. Ele poderia ter resolvido de qualquer outra maneira já que o repertório do craque é amplo, com dribles, passes curtos e longos, chutes, mas foi de bola parada, de forma precisa, que RG resolveu. O investimento altíssimo feito pelo Fla para ter o pentacampeão já deu o retorno no quesito técnico, com o time campeão da Guanabara e garantido na final do campeonato carioca.

A chuva no Morumbi foi o contraponto do sol e calor que acompanharam o duelo Flamengo e Boavista, no Engenhão. Chuva, não! Dilúvio. A água caiu por quase cinco horas no estádio e por pouco não cancela o jogo São Paulo e Palmeiras. A bola rolou no gramado do Morumbi apesar do aguaceiro. Dagoberto, Fernandinho e Lucas formaram um trio difícil de ser marcado. Faltou Rivaldo para dar o toque de experiência. O empate foi justo no fim.

Adílson Batista cai outra vez. Não entendo como Adílson não deu certo no Santos. Ele é bom técnico, daqueles que colocam o time para jogar, sem medos defensivos. No Corinthians ocorrera o mesmo. Em menos de seis meses, o treinador foi demitido em dois clubes. Vai entender! O longo prazo prometido pelo presidente Luís Álvaro para a manutenção do comando de Adílson não foi cumprido.


Rivaldo e mais nove
Comentários Comente

Leandro Quesada

O talento, a genialidade, a experiência, a história e os títulos dão ao pentacampeão uma cadeira cativa no meio-campo do tricolor.

Rivaldo é um daqueles caras que fazem muito bem ao metiê em que vivem, dentro e fora de campo.

A idade de 38 anos é o único obstáculo no corpo já surrado pelo tempo no futebol. A vitalidade apesar de tudo arranca elogios dos profissionais da área. Rogério Ceni já falou sobre o ¨juventude¨ de Rivaldo, os jovens se miram nele quando o assunto é a preparação física e o técnico Carpegiani se surpreende a cada dia com a disposição atlética: ¨Me causa ótima impressão, um jogador com 38 anos, com fama e grana, mostrar esse vigor. Ele é um jogador que me impressiona pela condição física, pela humildade. Ele terá como aguentar os 90 minutos em breve¨.

Quem não quis contar com Rivaldo evitou a polêmica. Felipão disse que quando o escolheu para a seleção brasileira ninguém falou nada. Com 38 anos, segundo o técnico palmeirense, Rivaldo pode fazer a diferença.

É assim: Rivaldo e mais nove. E eu não errei a conta, não. Faltou um, claro. É Rogério Ceni, citado agora, que também tem cadeira cativa no time do Morumbi.


Clube dos 13 vê recuo do Corinthians
Comentários Comente

Leandro Quesada

A permanência dos quatro grandes do Rio no Clube dos 13 é vista pela cúpula da entidade com certo receio para a manutenção do status quo. Fla, Flu, Vasco e Botafogo continuam mas, curiosamente, lançam o aviso de que vão negociar os valores de transmissão de TV de forma separada.

Incompreensível decisão do ponto de vista de estatuto já que os próprios clubes criaram a entidade para negociar os acordos. Entenderam? Não entenderam! De fato não é fácil a compreensão de tudo.

Dirigentes do Clube dos 13 gostaram de ouvir de Andrés Sanches que se ¨estiver errado posso voltar atrás¨. Na visão deles um claro recuo de posição.

O Corinthians esperava também o desligamento dos times cariocas. O presidente corinthiano ratificou em uma conversa rápida por telefone que não voltará atrás na decisão: ¨Estamos fora do C13… pronto¨.

O racha segue o rumo, com outros clubes indecisos. Andrés Sanches acredita que Palmeiras, Santos e Grêmio vão apoiar os dissidentes. ¨No total já somos onze¨ , calcula o dirigente do timão.


Corinthians deixa o C13 e prepara nova liga
Comentários Comente

Leandro Quesada

A esperança da entidade em manter um dos afiliados acabou. O Corinthians enviou carta solicitando o desligamento do Clube dos 13. Uma revolução parecida com aquela que, ironicamente, criou o Clube dos 13, em 1987.

A decisão reforça a posição corinthiana de negociar os direitos de transmissão se forma separada e sem a participação de outros clubes. Além de Corinthians, os quatro grandes do Rio de Janeiro, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo também anunciaram que não fazem mais parte do C13.

Uma vitória da Globo na disputa com a TV Record pelos direitos de transmissão do campeonato Brasileiros de 2012 a 2014. Mais times devem seguir o mesmo caminho.

O racha pode provocar a criação de uma liga independente e rival do Clube dos 13. Duas competições nacionais paralelas devem ser disputadas.  

É bom a CBF mandar confeccionar duas taças das bolinhas, uma para cada liga…


Dez, onze estão contra o C13
Comentários Comente

Leandro Quesada

A conta foi feita pelo líder do ¨motim¨, Andrés Sanchez.

A direção geral do Clube dos 13 manifesta o desejo de continuar tendo o Corinthians na entidade mas admite que a tarefa será árdua. ¨A união é fundamental para fortalecer as discussões sobre os direitos de transmissão de TV. Não vai ter racha, não…¨, defende Athaíde Gil Guerreiro, diretor executivo do C13.

O risco de racha com a saída do time paulista, que busca a negociação dos direitos de transmissão de forma separada, de fato existe e se transforma em uma pedra no sapato no acerto dos outros clubes com as TVs.

Nos bastidores, Corinthians e Flamengo lideram o movimento para ter o apoio de outros times na campanha contra a entidade que congrega os principais times de futebol do Brasil. ¨Dez, onze times estão contra o Clube dos 13. Na quinta vamos nos licenciar¨, projetou Andrés Sanchez, presidente do Corinthians.

Um funcionário do primeiro escalão do C13 contesta o dirigente corinthiano e garante que a maioria apoiará a entidade na discussão com as emissoras de televisão.

Para lembrar

Na última eleição que reelegeu Fábio Koff, doze clubes votaram a favor da situação: São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Internacional, Grêmio, Atlético-PR, Guarani, Portuguesa, Bahia e Sport. Os outros oito ficaram ao lado do opositor Kléber Leite: Corinthians, Santos, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Goiás e Vitória.


Fla, timão, Globo e CBF: ¨tudo a ver¨
Comentários Comente

Leandro Quesada

Por trás da confirmação do título do Flamengo de 1987 (a Copa União), esconde-se uma disputa de gigantes pelos direitos de transmissão do Brasileirão de 2012 a 2014.

Flamengo e Corinthians acenam em uma direção diferente da tomada pelo Clube dos 13, que mira um acerto bilionário com a TV Record. Racha à vista, com o risco dos torcedores dos clubes mais populares do Brasil ficarem sem assistir os jogos pela telinha.

A legislação nesta área não permite que apenas um clube acerte a venda dos direitos para uma emissora. É necessário a assinatura de dois clubes para o jogo ser televisionado. Ou seja, não é possível que a Globo, por exemplo, transmita as partidas de Flamengo e Corinthians, como mandantes, sem a anuência dos rivais. A mesma leitura vale para a TV Record. Um imbroglio jurídico

O Cade (Conselho administrativo de defesa econômica) processou, no ano passado, o C13 e a detentora atual de transmissão por monopólio, mas depois retirou a ação pois a Globo abriu mão do direito de preferência para transmitir os jogos da série A. O fato desencadeou o ¨leilão¨ para outras emissoras interessadas (leia TV Record).

O presidente corinthiano Andrés Sanchez já avisou que deseja negociar de forma separada os jogos do time. A flamenguista Patrícia Amorim está propensa a seguir a mesma linha. Já o atleticano Alexandre Kalil lidera o projeto para levar o campeonato brasileiro para a TV Record.

No dia 24, quinta-feira agora, será aberta a licitação com a entrega dos envelopes com as propostas. Em trinta dias ocorre a decisão no Clube dos 13, com a presença da imprensa.

Fla, timão, Globo e CBF estão de uma lado. O Clube dos 13 e a TV Record do outro.

E o torcedor? Ah! seus bobos, quem se importa com eles?


Sampa e Timão sobem
Comentários Comente

Leandro Quesada

A molecada do São Paulo tem tudo para ¨arrebentar¨ nesta temporada. Comandados por Carpegiani no banco e a dupla Ceni-Rivaldo em campo, Casemiro, Lucas e Willian José darão bons frutos ao time do Morumbi. O cuidado necessário é com a ¨máscara¨ que atrapalha a carreira de tantos talentos do futebol.

A eliminação na Libertadores, as saídas de Roberto Carlos e Jucilei, a aposentadoria de Ronaldo fazem parte do passado. O Corinthians superou tudo e venceu outro clássico, desta vez a vítima foi o Santos de Neymar e Elano. Neymar teve uma atuação bem abaixo do comum. Um descanso para o golden boy da Vila vai fazer bem.

O líder está atento com a aproximação dos rivais. O Palmeiras empatou em Mogi Mirim mesmo com a presença de Valdivia. Felipão ficou bravo. Nos últimos três jogos, apenas uma vitória.

Presa de um pequeno, o Fluminense não enxergou a força do Boavista, agora finalista da Taça Guanabara. O Flamengo de Luxa que se cuide depois de passar pelo Botafogo, vai encarar o time dirigido por Alfredo Sampaio, um dos primeiros técnicos de Ronaldo.

Já o Vasco… bem, o Vasco folgou neste fim de semana.


De Pelé para Ganso
Comentários Comente

Leandro Quesada

O talentoso meio campista do Santos recebeu conselhos, via imprensa, de um legítimo rei. Do eterno rei do futebol, Pelé. Preocupado com a polêmica envolvendo Ganso, o maior jogador de todos os tempos indicou o melhor caminho: ¨Já havia dito isso para o Neymar, para ficar no Santos. O Ganso está saindo de uma contusão, é complicado. É bom ter um pouco de calma e tranquilidade para voltar a jogar futebol. Depois pode pensar em se transferir¨.

Ganso reclama uma valorização maior do clube da Vila, que por outro lado diz ter feito tudo, no período em que o jogador se recuperava de uma lesão no joelho. Acertos financeiros estão sendo discutidos entre as duas partes.

No campo comercial, além da Gillette, Gatorade, Nike e Pepsi, outras empresas devem associar as marcas ao jovem craque. Mais dinheiro no bolso e não faz mal a ninguém. Dinheiro, dinheiro… Pelé dá outra dica: ¨Quando fui campeão com a seleção, eu era o sexto salário do Santos. Gilmar, Pepe e Zito ganhavam mais que eu. Eu esperei o contrato se encerrar para aumentar o meu valor¨.

A ânsia por uma transferência na opinião de Pelé tem ligação com os empresários dos jogador. ¨Eu não conversei com ele (Ganso). Neymar e Ganso são jogadores que não foram pra seleção brasileira na Copa e não ganharam títulos internacionais ainda. E pensam só no dinheiro por causa dos empresários que tem interesse em vender e ganhar a comissão¨, criticou Pelé.

PH Ganso desmentiu ter assinado um acordo para atuar no Milan. A multa rescisória é de 50 milhões de euros e o contrato termina em 2014 com o Santos FC.


RC exclusivo: ¨não sou mercenário e não pipoquei¨
Comentários Comente

Leandro Quesada

Com exclusividade, à rádio Bandeirantes, o pentacampeão do mundo explicou a decisão de deixar o Corinthians para atuar no Daguestão. ¨Por causa dos vândalos, que não são os torcedores verdadeiros do Corinthians, que destruíram os carros de jogadores e funcionários no CT, eu decidi me afastar. Assinei com os russos mesmo recebendo algumas ligações de Flamengo, Fluminense e Palmeiras. Eu acho que seria uma trairagem com Andrés Sanchez continuar no Brasil. Eu queria ficar mais dois anos no Timão¨.

A proposta irrecusável dos russos contribuiu para deixar o futebol brasileiro. ¨No Brasil é assim quando a gente recebe algo melhor. Não sou mercenário¨, se defendeu o lateral.

Roberto Carlos deixa o Corinthians sob a acusação de ter feito corpo mole. Ele rebate: ¨Não sou um jogador medroso. Eu enfrentei Barcelona, Manchester United e não iria pipocar para o Tolima. A decisão de ficar fora do jogo na Libertadores foi do Tite. Ele achou que não tinha confiança em mim para jogar. Eu não pedi para não atuar mesmo tendo condições para jogar uns 60 minutos¨.

Na entrevista, RC comentou a aposentadoria do amigo Ronaldo: ¨Ele me ligou na sexta e disse que estava pensando em parar. Eu disse que ele estava maluco e pedi para não parar. Joga mais um ano, eu disse, sei lá… pelas pessoas que te amam e admiram seu futebol¨.

Já está no papel a assinatura de Roberto Carlos. Contrato assinado por dois anos com o time do Anzhi do Daguestão. Ele vai ganhar cerca de 8 milhões de euros de salários no período.

A entrevista feita por mim e Estevan Ciccone está disponibilizada no site da www.radiobandeirantes.com.br