Blog do Quesada

Arquivo : janeiro 2011

Com Liédson, timão encerra obsessão
Comentários Comente

Leandro Quesada

O tão sonhado atacante internacional está chegando. Velho conhecido dos torcedores corinthianos, campeão paulista em 2003, autor de 22 gols em 33 jogos, o baiano Liédson chega para ocupar uma vaga aberta no ataque.

Aos 33 anos, ele volta do Sporting de Lisboa para onde se transferiu depois de pouco tempo defendendo o Corinthians.

Liédson não era a primeira opção para o ataque. Antes a direção corinthiana tentou a contratação de Forlan, Adriano e Luís Fabiano, para citar alguns nomes. Como nenhum deles vingou, a busca chegou ao nome do brasileiro naturalizado português.

Na negociação para repatriá-lo, os valores ficaram bem distantes dos especulados nos últimos dias. Nada de cinco ou três milhões de euros.

Custo O Corinthians desembolsará 1,5 milhão de euros.

Tempo de contrato 18 meses.

Salários Em torno de 300 mil reais por mês.


Impressões do fim de semana
Comentários Comente

Leandro Quesada

O Santos e o Palmeiras se deram bem nos clássicos. Líderes do Paulistão – com 13 pontos cada – eles confirmaram o favoritismo e bateram os rivais pelo mesmo placar: 2 x 0. Ainda sem Neymar e PH Ganso, o peixe mostrou que o adversário deverá jogar muito para brecá-lo. O São Paulo ainda sente a falta de um criador, talvez Rivaldo, recém-contratado.

No Canindé, sofrimento do torcedor que viu o verdão vencer a Lusa nos dez minutos finais, com gols de Cicinho e Kléber. Felipão ainda diz que o time está cansado no aspecto de preparação física.

Lula e mais de 15 mil pessoas viram o golaço do peruano Luís ¨cachito¨ Ramirez no lendário estádio 1° de maio. Os reservas do Corinthians não passaram de um empate contra o São Bernardo. Tite não quis responder se Ramirez pode ser o substituto de Elias. Os titulares foram poupados para a Libertadores.

No Rio, o Flamengo empurrou o Vasco na ladeira. Os vascaínos estão eliminados da Taça Guanabara após quatro jogos sem vencer. Após a demissão de PC Gusmão, o clube de São Januário ouviu o ¨não¨ do português Carlos Queiroz. O Fla, invicto, está em estado de graça, com a boa atuação de Thiago Neves e a proximidade da estreia do craque Ronaldinho Gaúcho.

Na volta do ¨hermanito¨ Conca, o Fluminense afastou o sufoco e bateu a Cabofriense. O campeão brasileiro tem levado alguns sustos mas apresenta poder de reação.

Outro gringo, Loco Abreu, ajudou o Botafogo contra o Olaria. Joel Santana reclama da defesa e promete ajustes. Figura, o tal Joel.

Sem o charmoso Mineirão, fechado para reformas, os favoritos Atlético e Cruzeiro iniciaram com vitórias o campeonato mineiro. Nada de novo nas alterosas.

O clássico gaúcho em Rivera, no Uruguai, teve vitória do Grêmio sobre o Internacional. Times reservas, estádio vazio e jogo disputado. Pena que a torcida uruguaia não tenha mostrado muito interesse pelo duelo.


Rivaldo reabre a discussão da ética no futebol
Comentários Comente

Leandro Quesada

Se tocarmos na ferida, e penso que seja necessário mesmo, Rivaldo não deve ser o único obrigado a adotar o símbolo da ética no futebol.

Na pele de jogador do São Paulo e presidente do Mogi Mirim, o pentacampeão fere o princípio básico das condutas profissionais regidas por algumas regras de moral e de direito. As ligações perigosas na área em que atua, nos leva a analisar o conflito de interesses.

Um olhar crítico em outra direções, no entanto, é obrigatório, na minha visão: jogadores donos de clubes ou empresas que agenciam outros atletas, dirigentes donos de direitos federativos de jogadores, empresas que atuam ao mesmo tempo nas áreas de comunicação, marketing e venda de publicidade estática, jornalistas que fazem assessorias públicas ou veladas nas áreas de atuação ou jornalistas que financiam outros colegas (blogueiros) na surdina para ataques pessoais.

Para pensar com a cabeça no travesseiro e não atirar a primeira pedra em Rivaldo…


O Corinthians complica
Comentários Comente

Leandro Quesada

A má performance deixou um presságio ruim no Pacaembu. A ameaça de eliminação assombrará a equipe até quarta-feira que vem, quando será disputada a segunda partida.

A preocupação enorme cai nos ombos do time para o jogo da volta na longinqua Ibagué, distante 200 km de Bogotá. Lá, na capital musical da Colômbia, o timão terá a dura missão de conquistar a vaga na fase de grupos da Libertadores.

Se consideramos o futebol apresentado contra o Tolima, o risco de não se classificar é enorme. A mudança de postura será fundamental para não deixar o torneio precocemente.

O trio formado por Bruno César, Jorge Henrique e Dentinho emperrou. A ideia de Tite é ótima mas na prática não funcionou. Eles deveriam alimentar Ronaldo no ataque, no entanto, a falta de criatividade e as tímidas investidas pelas pontas – muito por causa da marcação colombiana – dificultaram as assistências para o fenômeno.

É chegada a hora de descomplicar.


A humildade de Júlio César
Comentários Comente

Leandro Quesada

Acertada é a volta do titular ¨absoluto¨ do gol da seleção brasileira na Copa da África do Sul.

Júlio César é um goleiro internacional, preparado, vivido, experiente em situações difíceis como na eliminação do Brasil para os holandeses, em Port Elizabeth.

Eu torço para que ele tenha agora mais segurança e humildade, quesitos que faltaram na Copa de 2010.

O excesso de confiança o atrapalhou nos dois lances capitais do duelo contra a laranja mecânica. Humildade e personalidade serão importantes para não entrar novamente no ¨joguinho¨ sujo arquitetado pela dupla Dunga-Jorginho. Ambos alimentaram a ideia de que a imprensa estava por trás da teoria da conspiração.

Eu lembro bem de uma entrevista coletiva em que Júlio fazia caretas, se mostrava desinteressado e impaciente com as perguntas feitas pelos jornalistas, na concentração do Brasil, em Joanesburgo.

Mano Menezes, por cultura, tem boa relação com jornalistas e torcedores, e não costuma jogar nas costas dos outros alguns insucessos.


Palmeiras buscou Adriano
Comentários Comente

Leandro Quesada

O imperador da Roma foi procurado no fim da gestão de Luis Gonzaga Belluzzo. Adriano seria o ato final da gestão anterior, um presente para a atual administração que assumiu o comando do clube.

A revelação foi feita por Roberto Frizzo, vice eleito, responsável pela pasta de futebol do Palmeiras: ¨Nos últimos dias, o clube tentou a contratação de Adriano¨.

O negócio não foi concretizado pois a Roma mais uma vez, como ocorrera com o rival Corinthians, não aceitou liberá-lo. Por 1 milhão e 250 mil euros, o verdão contrataria o artilheiro.

Entrevistado do Esporte em Debate, da Rádio Bandeirantes, Roberto Frizzo não indicou os nomes e as posições em que o time necessita de reforços: ¨Nomes e posições, eu não posso revelar, para criar falsas expectativas, mas são três reforços pretendidos¨.

* A informação foi apurada por Estevan Ciccone e por mim no ano passado e agora confrimada pela cúpula do Palmeiras.


Deola: ¨Não somos a quarta força¨
Comentários Comente

Leandro Quesada

O goleiro palmeirense exige ¨respeito¨ ao ouvir a frase que até torcedores da equipe repetem por aí.

Deola contesta e garante que o time não é ruim: ¨Quarta força? Quem vai dizer que Kléber, Valdivia, Danilo, Maurício não são bons jogadores?¨.

Mesmo em defesa do elenco, Deola vê a necessidade do Palmeiras se reforçar para a longa temporada. ¨É preciso trazer jogadores, claro, uma peça aqui, outra ali. Mas nem sempre é fácil pela questão financeira¨, admite o camisa 1 do verdão.


As impressões do fim de semana
Comentários Comente

Leandro Quesada

O Santos está irresistível no Paulistão, com três vitórias em três jogos, mesmo sem Neymar e PH Ganso. E quando eles voltarem?

Disperso, o Corinthians tropeçou em casa. Ronaldo tocou na ferida ao dizer que os colegas foram egoístas em muitos lances.

Não foi uma grande atuação, mas suficiente para o Palmeiras vencer mais uma. Felipão coloca aos poucos o time no eixo.

Eh! São Paulo… No dia de aniversário de Rogério Ceni e da oficialização da contratação de Rivaldo, o tricolor caiu da ponte.

O Vascão perdeu o rumo em Volta Redonda contra o Nova Iguaçu. Um vexame!

Fla e Flu fizeram o previsto e bateram sem dificuldades, respectivamente, América e Olaria.

Com aproveitamento 100%, o Botafogo atropelou a Cabofriense.

A garotada do Brasil foi parada pelos meninos da Bolívia no Peru. Boa lição para quem ensaiava um salto alto. A nota zero ficou para a torcida peruana que imitava um macaco, quando o atacante brasileiro Diego Maurício pegava na bola.


Rivaldo não diminui o interesse por Alex
Comentários Comente

Leandro Quesada

O acerto com Rivaldo não encerra o interesse por Alex. As duas negociações são distintas. Uma bem simples, a outra complicada.

A primeira, a de Alex do Fenerbahce, envolve as questões das bases salariais, já que o meio-campista é muito valorizado pelos turcos. No São Paulo, os salários estariam acima do teto estipulado pelo clube. O contrato com o time da Turquia se encerra no meio do ano e até lá não há liberação. A direção do tricolor terá tempo suficiente para discutir os valores com o craque.

A outra negociação, a do pentacampeão Rivaldo, foi mais fácil por causa do enorme interesse do craque em vestir a camisa de uma grande clube, provavelmente na última temporada da carreira. Com o ¨não¨ de Felipão para voltar ao Palmeiras, Rivaldo viu o sonho do filho de vê-lo jogar no verdão, se encerrar. Em termos salariais, o acerto financeiro não é problema. Rivaldo ainda espera receber uma quantia devida pelo Bunyodkor, o clube dele no Uzbequistão.

Rivaldo e Alex jogaram na seleção com os técnicos Luxemburgo e Felipão. Agora no São Paulo poderão reeditar a dupla. E que dupla! 


Vem Alex, vai Alex Silva?
Comentários Comente

Leandro Quesada

Depois de perder Miranda para o Atlético de Madrid, o São Paulo está atento com o encerramento do empréstimo de Alex Silva, no mês de julho.

¨O risco é óbvio que existe na medida em que não temos o controle total do processo. Na nossa avaliação vamos mantê-lo. Há uma pressão do clube alemão mas temos uma boa relação com eles. Ele é o melhor zagueiro do Brasil¨, rasga elogios João Paulo de Jesus Lopes, dirigente são-paulino.

O clube alemão é o Hamburgo.

Enquanto o tricolor luta para não perder Alex Silva, outro Alex, vive nos bastidores do Morumbi. O meio-campista Alex, ex-Palmeiras, hoje do Fenerbahce da Turquia.

Jesus Lopes abriu o jogo sobre o interesse pelo craque: ¨Qualquer clube brasileiro gostaria de tê-lo. Isso é algo que deve caminhar mais pra frente. Ele tem contrato até o início de junho na Europa. O importante é que ele sabe que nós gostaríamos de contar com ele aqui. Ele sabe do interesse (risos)¨.