Blog do Quesada

Négocio da China

Leandro Quesada

O Real Madrid ganhará 8 milhões de dólares na pré-temporada na China. Oito milhões livres de impostos para realizar dois amistosos no Oriente. Um verdadeiro négocio da China. Com esta informação eu me pergunto quando os clubes brasileiros seguirão o mesmo caminho?

Nas minhas andanças pelo Japão, Coreia do Sul, Malásia e Cingapura, observei que os clubes do velho continente aproveitam muito bem o interesse dos públicos destes países pelo futebol.

Quiosques espalhados pelas ruas da principais cidades vendem camisas, chuteiras, chaveiros, celulares com o logo do time e tudo que se possa imaginar. Manchester United, Liverpool, Arsenal, Real Madrid, Barcelona, Milan e Inter aproveitam muito bem as marcas que têm.

E tudo sustentado nas figuras dos craques como Beckham, Ronaldo, Roberto Carlos, Kaká, Messi, Ronaldinho Gaúcho, Eto´o, Cristiano Ronaldo, Zidane, Figo e Henry. Eles impulsionaram ou impulsionam os clubes a ganharem milhões e milhões em dinheiro com as vendas destes produtos.

Os oito milhões que o Real Madrid, por exemplo, vai ganhar dos chineses representa o salário de um craque no ano. E os clubes brasileiros quando vão entrar neste mercado?

Alguns passos estão sendo dados: o convite para a seleção do Japão disputar a Copa América é um do trunfos, a possibilidade de se realizar os jogos do campeonato brasileiro as 21h30 de sexta-feira e sábado atenderia também os mercados do oriente.

Os clubes ficam mais conhecidos, criam simpatizantes, realizam amistosos de preparação e enchem os cofres.

  1. Claudio Hara

    15/11/2010 20:01:12

    Quesada, vi o comentario do expedito que diz que você e um jornalista de credibilidade e não tendencioso, também acrediti nisso, parabens. Queria saber a sua opinião se o lance do Ronaldo e do Gil foi penalti ou não e se o lance do Julio e do Tiago foi ou não n sua opinião. Para mim o penalti do corintians foi bem claro, mas parte da imprensa coloca fogo dizendo que não ou colocando suspeita incitando mais ainda o que foi incitado por jogadores, tec. e pres. do Cruzeiro. Até no jogo do Flumunense insinuaram mala branca. Este tipo de incitação por parte de alguns profissionais do ramo, somente tira o crédito do futebol brasileiro que o povo adora e que gera emprego para muita gente inclusive jornalistas.

  2. adriano silva

    15/11/2010 17:58:54

    O neto é o comentarista mais corinthiano que há, por isso não tem credibilidade.

  3. Chico Neto

    15/11/2010 17:04:10

    A resposta à sua pergunta ("quando od clubes bradileiros vão seguir esse caminho?") é bem simples. Enquanto o calendário não mudar, não assumirem o Brasileiro como "O" campeonato e insistirem nos estaduais, NUNCA!

  4. Roger Luiz Cota Lanza

    14/11/2010 14:04:31

    Quesada, assisto todos os dias o Band Esportes. Aqui em Minas, apesar de vocês não valorizarem estas terras, vocês são vistos por milhares. Peço a você somente que diaga ao Neto para não ser corintiano e sim comentarista: ontem o Cruzeiro foi garfado.

  5. André Kenji

    14/11/2010 13:37:10

    Fala Quesada!Sempre acompanho seu blog e gostaria de parabenizá-lo pelo sucesso. Sou palmeirense da Mooca, também torcedor do nosso ilustre da Rua Javari.Um abraço!

  6. Play

    14/11/2010 13:17:45

    Cara, se liga!Jogo dia de Sexta as 21:30?? Me respeita.Campeonato Brasileiro é pra NAÇÃO BRASILEIRA e não pra ORIENTE MÉDIO.

  7. Eduardo

    14/11/2010 13:10:58

    o futebol brasileiro já estava na UTI desde 2005, ontem morreu!!!e já esta enterrado junto com a F-1 ...vou passar a dedicar meu tempo a esportes onde a arbitragem não influenciem no resultado final como Volei, UFC ,Judo ,Atletismo e etc!o futebol morreu!!!!!!vergonha!!!!!

  8. Andre Murakami

    14/11/2010 11:28:51

    Voltando ao assunto penalti, acho que você deveria ver esta imagem e depois comentarConfesso que quando vi o lance pelas cameras normais, me deixou uma pulga atras da orelha, mas depois de ver algumas imagens fiquei de consciencia limpa, pois vi que o campeonato é de verdade, Sou conrinthiano não nego, mas antes de criticarem vejam esta imagem !http://lh6.ggpht.com/_9IS186x9WrQ/TN8vZiUkxTI/AAAAAAAAAMM/VEAwPjz0aR4/s640/PENALTI.jpg

  9. amauri tucunduva santana

    14/11/2010 10:21:27

    Quesada bom dia!acredito que só depois do fim do império teixeira é que poderemos( lembrando que depende de quem estará no lugar dele ) pensar em adequar o nosso calendário e nossas competiçoes a realidade do novo futebol marketing que prioriza o dinheiro ao invez do talento e o romantismo de outrora.um abraço

  10. paulo

    14/11/2010 09:53:29

    uma coisa algum grande time da europa com seus grandes e famosos jogadores jogarem na asia, mas outra é algum time brasileiro jogar lá, qual o interesse?no brasil pouquissimos times tem jogadores famosos, corintians com ronaldo, santos com neymar, qual outro? alguem pagaria milhoes para flamengo, sao paulo, palmeiras, etc... jogar na asia?

  11. Paulo Boaventura

    14/11/2010 09:28:39

    Quesada. a resposta da sua pergunta de qd os clubes do Brasil irão aproveitar esse mercado, a resposta é: somente qd se adaptar o calendário brasileiro, pois hj não tem tempo de fazer pré-temporada, acaba o brasileiro e já começa as porcarias dos regionais. A hora q acertarem o calendário, dar tempo para pré-temporada ai sim poderá aproveitar o mercado asiático

  12. expedito

    14/11/2010 08:46:45

    Quesada, sou atleticano mas fiquei horrorizado com a atuação tedenciosa, pra não ser mau educado e dizer palavras mais pesadas, do árbitro no jogo do corinthias com o cruzeiro. Áté quando ficaremos refens desse tipo de situação? Ontem foi o internacional, hoje é o cruzeiro e amanhã poderá ser o meu atlético! Gostaria que você levasse esta minha mensagem ao Neto e ao Dr. , pois a sua imparcialidade na interpretação dos fatos deveria ser exemplos para estes torcedores transvestidos de comentaristas. Parece que a credibilidade jornalistica e arbitral deveriam ser revistas no ambito futebolistico. Parabens por vc ser um ponto fora da curva e continue assim! O futebol brasileiro esta muito carente de profissionais como vc.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso