Blog do Quesada

Os interesses da Fifa

Leandro Quesada

O preconceito com o Morumbi é o mesmo que todos tem com Itaquera ou vice-versa. A disputa para emplacar a arena da Copa aqui na capital paulista tem como pano de fundo, a rivalidade Corinthians e São Paulo. Entre nós uma tremenda bobagem, um erro, um desvio de análise dentro de um cenário que esconde interesses maiores.

Vamos deixar a rivalidade São Paulo versus Corinthians de lado para entender o que a ¨senhora ¨Fifa¨ fez. Se o Morumbi fosse do Corinthians, o Morumbi estaria fora também. Se Itaquera fosse do São Paulo, Itaquera estaria dentro da Copa. Entenderam? A questão é construir uma nova arena, mais cara, sem levar em conta o clube A ou B.

A Fifa deveria ter sido decente – do ponto de vista de evitar promessas – e não fazer a cúpula são paulina de boba. O tricolor apresentou seis projetos e nenhum deles foi suficiente para emplacar o Estádio do Morumbi na Copa de 2014.

A Fifa tem o direito de escolher o estádio que quiser, só não pode mexer com o sonho de ninguém e com o bolso também. O tricolor gastou dinheiro com arquitetos, projetos e obras.

A entidade deveria ter dito desde o inicio que o estádio do SPFC não serviria. E ponto final. Que sirva de alerta ao Corinthians a mudança de ânimo da FIFA, suscetível a aceitar outro projeto a qualquer instante.

  1. rachat credit immobilier

    20/02/2011 04:57:53

    Merci d'avoir un blog interessant

  2. JOSE ANTONIO ,ANTONUZZI

    15/11/2010 18:33:47

    GENTE A VERDADE É UMA SÓ. DESDE QUE ME CONHEÇO POR GENTE OUÇO ESSA HISTÓRIA DO ESTÁDIO DO CORINTHIANS. O NATAL ESTÁ POR AÍ, MAS NÃO ACREDITO EM PAPAI NOEL. O CORINTHIANS JÁ CONSTRUIU MAIS DE CINCO ESTÁDIOS, E NUNCA NEM DO PAPEL SAIU. NÃO VAMOS ACREDITAR EM PAPAI NOEL MAIS . NÃO DÁ. NÃO ACREDITO.DEIXE A ABERTURA DA COPA LÁ PARA QUEM TEM ESTRUTURA, NÃO INVENTEM COISAS IMPOSSIVEIS E INCREDITÁVEIS. A não ser que o LULA DESEMBOLSE MAIS DUZENTOS MILHÕES DE REAIS PARA CAda clube investir em seus estádios, porque será que só para o CORINTHIANS, essas verbas, que sabemos que o mesmo nao terá como pagar, será que vai tudo a fundo perdido do BNDS?

  3. Gustavo

    12/11/2010 11:42:42

    - Garantias financeiras - De repente, não precisa mais- Conclusão para Copa das Confederações - Agora não precisa mais terminar antes dela - Projeto - Não precisa mais também, basta uma maquete ou desenho bonito- Datas para apresentação do projeto e das garantias financeiras: julho de 2010 para o Morumbi, sem data para o ItaqueraEngraçado que tudo o que foi exigido para o Morumbí, não está sendo exigido agora.O Morumbi poderia ser o melhor estádio do mundo. Pode ter certeza, não teria sido aprovado mesmo assim.

  4. leandro

    12/11/2010 09:11:52

    Eu vi uma reportagem mostrando o que aconteceu com os centros esportivos das Olimpiadas, e muitos viraram pontos turisticos e de lazer.Agora, por que a FIFA quer estadios monumentais, que custem uma fortuna para manutenção depois ??? Eu acho isso meio que um absurdo, é rasgar dinheiro dos outros.Cartão-postal das Olimpíadas de Pequim, o Cubo D’água foi reinaugurado, mas sem as tradicionais raias olímpicas e trampolins. A piscina ganhou tobogãs e uma decoração totalmente diferente e se transformou no maior parque aquático da Ásia. A entrada chega a custar US$ 30 http://www.band.com.br/esporte/olimpico/conteudo.asp?ID=100000332556

  5. Carlos Adriano

    12/11/2010 08:58:12

    Acho que acompanhei outra discussão então:Eu havia entendido que a FIFA, DESDE O INICIO, negava o Morumbi (só quem já foi la de transporte público sabe o quanto é ruim sair de lá, e quem vai de carro tb não tem tanta sorte, que o digam os que tiveram seu carro queimado na unica opção de estacionamento da região - clandestino, diga-se de passagem). Mas mesmo assim, o plano de 650 milhões foi APROVADO pela FIFA, mas o JJ desistiu de investir, mandando por cima outro projeto que, esse sim, foi reprovado.

  6. leandro

    12/11/2010 08:56:49

    O morumbi assim como o (Palestra que tem projeto pra reforma), deveria ser reformado tbm. O morumbi faz parte da historia do futebol. Até os corinthianos, que tanta falam, qdo precisam fazem seus jogos no Morumbi.

  7. Wesley Domingos

    12/11/2010 08:37:24

    Acontece que eles imporam muita dificuldade para aumentar o custo do Morumbi para garantir que o São Paulo não conseguiria bancar a reforma, afinal o estadio de itaquera com toda a estrutura necessária ficaria por R$ 450 milhões, por que o Morumbi ficara 600 milhões?

  8. josm

    12/11/2010 06:07:36

    Isso só está acontecendo porque em sp só tem frouxidão e aproveitadores. Tivesse gente de pulso esse RT seria enquadrado e colocado no seu devido lugar. Governo é frouxo e Sanches uma aproveitador de plantão, ambos se promovendo as custas do SPFC.

  9. Mello

    12/11/2010 02:49:03

    Concordo inteiramente. Essa história de um estádio em São Paulo para abrir a copa cheirava mal desde o princípio, tendo em vista as inúmeras exigências, muitos projetos enviados e as críticas da FIFA. Uma grande vergonha, iniciada com a chefia da delegação na copa, a eleição do lube dos treze e a ambição financeira e política. Ninguém duvida da maracutaia que foi armada, onde nós seremos assaltados a olhos vistos, já que tanto o dinheiro da empreiteira, quanto a diferença e o empréstimo, no fim das contas sairão do nosso bolso. O Corinthians não merece ter seu estádio a custa de tanta sujeira.

  10. Mello

    12/11/2010 02:41:11

    Realmente. Devemos cuspir no prato que comemos. O Murumbi um dia foi palco moderno, onde diversas seleções e clubes desfilaram seu futebol. Inclusive o Corínthians, dono de muitos títulos, como o mundial da FIFA, quando o estádio ainda servia. Esse estádio de vocês, cheirando mal desde o começo, um dia será ultrapassado assim como você, que também não deve servir mais para nada.

  11. Álvaro

    11/11/2010 23:27:07

    Calma lá!O projeto do Morumbi foi aprovado, mas o SPFC não deu garantias financeiras de que teria os R$ 600 milhões.E se o Morumbi já é um estádio ruim para os nossos padrões -- que são bem baixinhos --, imagina para a FIFA, que não aceita nem torcedor em pé?As vezes eu acho que como jornalista não vai na arquibancada e sente o estádio tremer, se aperta pelos acessos criminosos ou não enxerga uma das laterais pelo pontos cegos, ele (o jornalista) acaba achando que Morumbi é um estádio adequado.A questão maior Quesada, e ninguém está prestando atenção nisso, é que Sampa é a ÚNICA cidade que tem rede hoteleira perto da ideal.Nenhuma outra cidade tem hotéis para o volume de pessoas que circulam na Copa. Por isso, Sampa não será apenas para o jogo inaugural, mas também será a sede da Copa, desbancando a escolha natural do RJ.Esse estádio terá o maior número do jogos da Copa, por conta de termos a maior rede de hotéis.

  12. lucas silva

    11/11/2010 22:12:28

    CBF FPFFIFA SCCP X TRICOLOR O MAIOR CLUBE DESSE PAÍS Tem q se juntar todos pra ver se derrubam o São Paulo Cambada de Ladrões..

  13. Jean Marcelo

    11/11/2010 19:31:49

    Excelente post, sou corintiano e concordo com tudo que foi dito pelo Quesada. A fifa quer é comodidade e dimdim $$$ quero ver esse papo do diretor de mkt do corinthians falar que a parte de fora do estadio vai ser com a fifa. Quero só ver no que vai dar.

  14. ZÉ RUELA

    11/11/2010 17:48:19

    O MORUMBI, É UM ELEFANTE BRANCO, VELHO, ACABADO E DE CUSTOS ELEVADOS, NÃO SERVE PARA NADA.

  15. Jose Alberto M. Oliveira

    11/11/2010 17:43:12

    Nao tenha duvida que interesses excusos e politica de baixo escalão estao envolvidos neste processo. Vai sobrar grana para muita gente e os burros aqui acreditam quesao especificações tecnicas que inviabilizam o Morumbi. Os politicos sejam municipais,estaduais e federais ficam tambem fazendo esse joguinho para enganar o publico.Neste caso ninguem é bobo, todos querem tirar proveito proprio e levar o seu.É uma vergonha isso. Precisamos anotar os nomes dos envolvidos neste processo todo e risca-los do mapa, seja esportivo ou politico.Minha parte vou fazer e espero que outros tambem

  16. João Batista Amaral Natal

    11/11/2010 17:25:55

    Finalmente, esse blogueiro deixou de ser só informativo e mostrou inteligência e visão em uma análise curta, mas de ampla visão.

  17. Danilo

    11/11/2010 17:24:58

    Quesada, mas o Morumbi chegou a ser confirmado na Copa (ao menos extra-oficialmente) com um projeto que custaria 636 milhões, lembra? Depois de aprovado, o SPFC falou que não teria condição de bancar e pediu para ser considerado um projeto já rejeitado de R$ 230 mi (se não me engano). O Tricolor também não foi santo e tentou passar a perna nessa história. Se já sabia que não teria condição, porque mandou o projeto?

  18. wilian

    11/11/2010 17:16:19

    muito bom o texto. parabéns pela lucidez.

  19. jardel

    11/11/2010 17:13:19

    cara sou saopaulino de coraçao, nao vejo mau algum em o corinthias ter seu estadio,pelo contrario um time do tamanho do corinthias ja devia ter uma a mmuuuuuiiito tempo!eu so gostaria de saber como vai ser feito esse estadio, pq isso tudo ta muito estranho tem muita coisa suja rolando por traz e infelizmente isso vai manchar mais uma vez a historia do corinthias e pior os torcedores nao estao vendo isso, pq a vontade de ter seu propio estadio e grande e eu entendo, mais essas pessoas envolvidas estao se aproveitando disso para fazer oque quiserem em sao paulo (estado)governador, presidente, cbf... ja nao e mais copa do mundo e casa da mae joana em sao paulo!

  20. Marco ACT

    11/11/2010 17:12:10

    Para o corintiano pouco importa o ânimo da FIFA, o que nós queremos é um estádio para o Corinthians jogar. Realizar jogos da Copa do Mundo é apenas a cereja no bolo.

  21. Torcedor

    11/11/2010 17:07:56

    Tem fundamento o q vc disse Quesada.......Mas continuo achando q essa manobra de excluir o Morumbi, é puro interesse em construir um novo estádio com dinheiro público.Pensa comigo... O Corinthians não deu garantias finaceiras sequer do estadio que prometeu para 48 mil torcedores.... Agora vem a CBF juntamente com os governantes de São Paulo e diz q a copa vai ser na arena do corinthians e que vai ampliar o projeto inicial de Itaquera.... Portanto, sabendo q as obras estão atrasadas, conclui-se q o atraso é proposital... Pois quanto menos tempo tiver pra começar as obras, melhor será o argumento pra desculpa de usar dinheiro do governo, ou seja, NOSSO DINHEIRO, nas obras do estadio de Itaquera.SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Rafael Alves

    11/11/2010 17:06:28

    O mais engraçado de tudo isso que o Corinthians foi aprovado sem dar garantia dos 200 milhões que ainda restam. Claro que essa aprovação antecipada melhora a certeza dos investidores. Mesmo assim está errado. Essa precepitação é algo tão suspeito que a gente acredita que houve um lobby violento do Governo e da CBF pra ser aprovado logo.A Copa das Conderações existe para avaliar a estrutura de um País em realizar a COPA DO MUNDO. Mas o que vai adiantar isso no Brasil, a maior cidade do Brasil não será sede na Copa das Confederações, já que o Estaádio do Corinthians ficara pronto em DEZ de 2003.Isso está sendo pior que na COPA da Africa, onde as principais cidades foram testadas, embora o principal estádio ainda estava sendo construído. Dúvido que o SPFC e Palmeiras devam emprestar seus estádioa pra Copa das Confederações, pois isso seria muito desaforo.

  23. Wesley Domingos

    11/11/2010 16:54:37

    Concordo com vc em parte, mas você não quis mencionar o quanto o Andrés e o Ricardo Teixeira trabalharam para que não fosse o Morumbi, Aliás o Ricardo é um cara implacável nas suas jogatinas sujas, vejo que ele tem mais poderes que qualquer político no país. Veja quando o governador Alberto Goldman disse que não iria se submeter a Teixeira e tudo acabou ficando do jeito que ele quis mesmo assim. Aquele lema de São Paulo, "Non ducor duco", foi pelo ralo. Tanto PT quando PSDB tiveram que direrir o que o Imperador bem quis. Resta apenas aos torcedores protestarem, os corinthianos fazem vista grossa para sujeira pois estão sendo compros com um estádio e estão felizes da vida, e os sãopaulinos tiveram seu orgulho ferido tanto que muitos protestam sem saber o que realmente está em jogo.Vale ressaltar que ainda tem o Pacaembu que também é histórico é bem localizado e que com a construção do Fielzão deve se transformar em um elefante branco.

  24. Luiz Felipe

    11/11/2010 16:50:02

    PARABÉNS QUESADA, CONCORDO COM SEU COMENTÁRIO.O SPFC CONFIOU DEMAIS NO SEU TACO E SE DEU MAL.É DURO RECONHECER QUE NESTA O TIME SEM LIBERTADORES SE DEU BEM.

  25. Diego Fontecilla

    11/11/2010 16:45:54

    Não seja ingênuo, colega... a retaliação política é clarísssima, só não vê quem é corintiano... a questão envolve a briga entre Juvenal Juvêncio e Ricardo Teixeira pela presidência do C13. Depois disso, o veto ao Morumbi foi imediato – exatamente no dia seguinte à votação. E você vem dizer que, se o Itaquerão fosse projeto do São Paulo, seria aprovado?? Tá bom. Quanta fumaça, hein colega?

  26. Giba

    11/11/2010 16:41:55

    Quesada nada contra, mais essa cor de fonte não sabe se é verde, Azul, Musgo fica um pouco apagada nesse plano de fundo, a melhor opçã é na cor preto mesmo,. Muda logo isso ae cara.Não sei se foi opção sua ou do Uol.Abraços.

  27. Cely

    11/11/2010 16:34:22

    Nossa Quesada como vc distorce ás coisas, o Beira-Rio do Intere a Arena do Atlético tb são privados. O Morumbi foi excluído daCopa por motivos políticos sim, mas o principal motivo foi a posiçãodo SPFC e Corinthians com a CBF. E VC SABE MUITO BEM DISSO.NÃO SEJA HIPÓCRITA "AMIGO"...

  28. Augusto Ferreira

    11/11/2010 16:33:16

    Mas a FIFA disse desde o início que o Morumbi não servia. O JJ é quem insistiu até o fim. E teve sim um projeto aprovado, mas o mesmo não apresentou garantias. Para abrir a Copa, tem que ser estádio Nível A. Coisa que o Morumbi não é e nunca será. Ninguém viu o Soccer City?

  29. Johnny F.

    11/11/2010 16:27:48

    Fifa e CBF estão de brincadeira.

  30. Cláudio Cruz

    11/11/2010 16:19:18

    Tens toda a razão. O estádio que deveria ser reformado é o Pacaembú, que vai ficar ocioso com o advento das arenas do Corinthians e do Palmeiras.

  31. Zé Aurélio Perez

    11/11/2010 16:12:22

    Não retiro uma só vírgula do que você disse!A questão é:Uma arena mais cara, que tenha realmente infra-estrutura mais moderna para uma copa? Ou, simplesmente, mais cara para haver superfaturamento?Acredito que ambas as coisas...............mas a segunda hipótese é a verdadeira, enquanto a primeira é falácia, ou simplesmente decorrência de uma quantidade exorbitante de dinheiro que vai rolar.

  32. gilberto

    11/11/2010 15:52:19

    cada uma que vemos ne, e que ricardo teixeira quer se vingar de juvenal, e esse estadio mesmo depois de pronto nao vai ser melhor que o morumbi, u puxa saquismo do corintians ai e tão grande que nem se jesus decesse na terra e pedisse rpa ser no morumbi eles atenderia, entao por que ricardo teixeira larga a cbf e vira presidente do corintians,

  33. Gustavo

    11/11/2010 15:36:01

    Não concordo. Basta ver as exigencias de datas para apresentação de projetos e garantias financeiras para ver que o Morumbi foi prejudicado por ser do São Paulo. Lembre-se, o São Paulo teve até julho de 2010 para apresentar o projeto aprovado e garantias financeiras. O "Fielzão" ainda só tem maquete e nem se sabe quem vai pagar a conta. Ué? Mas não era pra ter o projeto aprovado e as garantias financeiras até julho de 2010? Mesmo assim, já está aprovado.

  34. Pablo Correia

    11/11/2010 15:23:16

    Não concordo que o problema do Estádio do Morumbi, e sim político, envolvendo Ricardo Teixeira versus São Paulo F.C., pois o São Paulo foi contra o candidato de Teixeira no Clube dos 13. E isso no Brasil vale muito, pois o que manda, não aceita ser contrariado.

  35. Luiz

    11/11/2010 15:05:37

    Não é verdade, Quesada! A Fifa aprovou um projeto no valor de R$ 600 milhões do São Paulo, e depois de aprovado o São paulo voltou atrás e enviou um mais barato. É muito dinheiro em um estádio? Sim, mas é a mesma coisa que vai custar o do Corinthians. Não adianta falar que reformar e construir um novo não gasta a mesma coisa, por que o Morumbi tá caindo aos pedaços, e reconstruir gasta ainda mais. Se o Corinthians, depois de aprovado o projeto, se for aprovado, voltar atrás e dizer que só vai gastar R$ 200 milhões, você acha que a Fifa aprovaria? Dúvido muito, e não tiro a razão dela. Se é dinheiro demais em estádio, se a cidade precisa de outras coisas mais urgentes, deveriam ter pensado nisso antes de trazer a copa para nosso Pais.Abraços!

  36. Newton Aiziro

    11/11/2010 14:42:52

    Esqueceu que no estádio do Jardm Leonor não tem banheiro masculino???????

  37. Cesar

    11/11/2010 14:31:47

    Fico imaginando quanto dinheiro o SPFC jogou fora nessa... um Projeto Básico de Engenharia não deve sair por menos de 50 mil, um Projeto Executivo então deve ser pra mais de 100 mil fácil... fora as horas de consultoria dos escritórios de arquitetura, etc, caríssimos também. Se bobear, o SPFC perdeu mais de um milhão de reais nessa aventura!Isso sem contar o desgaste incalculável na imagem do estádio do Morumbi, que fica parecendo que é um estádio "imprestável" para o mundo, bem como a fuga de futuros anunciantes (placas, por exemplo), camarotes, em consequência do estádio ter sido aposentado para eventos importantes. Ou seja, ausência de receita que já começará a ser sentida no próximo ano, sem Libertadores, sem perspectiva de Copa, e patrocínios pífios por conta da consequente baixa exposição da marca.O futuro do SPFC é preocupante!

  38. Juca

    11/11/2010 14:19:20

    Absurdo é a FIFA exigir a construção de estádios, isto sim. Qual o retorno disso ? O principal estádio da ÀFRICA DO SUL está às moscas e as crianças de lá continuam vítimas da pobreza. O BRASIL é a bola da vez agora. E assim será, até que a percepção de que este modelo não ajuda em nada países pobres como o nosso. Pelo visto, as futuras COPAS DO MUNDO serão privilégios de países ricos, onde o dinheiro abunda no Poder Público.

  39. Edson Maia

    11/11/2010 14:05:25

    Critiquei vc pelo post que vc escreveu sobre o que o Juvenal falou sobre itaquera, desta vez foi imparcial, não puxou o saco do curintian, parabéns!

  40. Otayr

    11/11/2010 13:51:15

    Quesada, vc não acha que ja esta na hora da diretoria do Palmeiras pensar seriamente nesse misterio do Valdivia, e fazer o melhor para o Palmeiras, dispensando o Valdivia, e com o valor do salario dele (Valdivia), daria para contratar ate 3 jogadores inteiros..Sera que ninguem lá no Verdão, não ve que o chileno, veio com essa contusão da Copa do Mundo..Abraços..

  41. Cássio

    11/11/2010 13:46:05

    Quesada, pq você não menciona a possibilidade da Arena Palestra se tornar a sede de São Paulo, concordo que nao suportaria a abertura mas de resto seria perfeito. Aliás é a única que está reformulado no estado de SP.

  42. Angela

    11/11/2010 13:38:17

    Não concordo. O problema é que Ricardo Teixeira detesta a diretoria do São Paulo e Andrés Sanchez resolveu bancar o "papagaio de pirata" e bajular Teixeira, que é também integrante da FIFA. Assim, não foi apenas o São Paulo o prejudicado, mas sua torcida feita de boba, com ironias e humilhações. Certo que esse Juvenal Juvencio é uma piada mesmo, e toda a diretoria de futebol do Tricolor já deveria estar aposentada e se tratando com um geriatra.

  43. Wilton Cavalheiro

    11/11/2010 13:32:44

    Quessada, o Morumbi esta fora da copa pq R. Teixeira odeia o SPFC e o Juvenal, com o devido respeito, eu penso que vc esta errado, o SPFC apresentou 6 projetos, quando apresentou o quinto projeto, este foi aprovado pela FIFA, fica em 623 milhões, e o SPFC tinha um prazo para apresentar as garantias financeiras, no último dia deste prazo o SPFC apresentou um novo projeto com custo menor e onde abria mão inclusive de ser a abertura da COPA.A verdade precisa ser dita, o SPFC tb foi muito bobo ou ingênuo ou pior, incompetente.

  44. José Donizete Amorim

    11/11/2010 13:11:24

    SE ISSO FOSSE VERDADE, ENTÃO A FIFA QUE DÊ O DINHEIRO PARA O CORINTHIANS CONSTRUIR O ESTADIO. NA MINHA OPINIÃO A FIFA NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. O PROBLEMA É POLITICO ENTRE O DEUS TEIXEIRA E O SP. E, A ULTIMA REUNIAO O GOVERNADOR E O PREFEITO DE SP, FIZERAM PAPEL DE BOBOS DA CORTE.

  45. Nelton

    11/11/2010 13:10:31

    Detalhe: o SPFC apresentou seis projetos e quando a FIFA aprovou o último, o que fez a direção do clube? Simplesmente declarou que não tinha como realiza-lo e tentou aprovar um alternativo mais barato. Nesse caso, não cabe reparos à decisão da FIFA de retirar o Morumbi da Copa.

  46. Ricardo

    11/11/2010 13:08:47

    Acho que essa postura da FIfa é uma forma clara de homofobia.Só pode ser isso !!!Além do mais o Lula é Corintiano.

  47. Wagner

    11/11/2010 12:53:33

    Na boa, acho que o estádio está escolhido desde antes da copa. Com interesses políticos da CBF, FIFA, do governo federal e do Corinthians. Mas mesmo assim, acho que vai ser bom pra zona leste de São Paulo.

  48. ROBERTO PALHARES

    11/11/2010 12:44:08

    QUESADA. O ESTADIO DO MORUMBI, QUE A FIFA DESCARTOU E QUE SE ESTE PAIS FOSSE SERIO SERIA DESCARTADO PELA FPF, CBF E OUTRAS QUE FOREM CRIADAS, NÃO TEM CONDIÇÕES PARA NADA. É UM ELEFANTE BRANCO, CONSTRUIDO A CUSTA DO POVO (LAUDO NATEL QUE O DIGA), E QUE A IMPRENSA PAULISTA (A PIOR QUE EXISTE EM EM TODO O MUNDO), PAGA PELO SPFC PARA RECEBER APENAS ELOGIOS, E VOCES FAZEM, NÃO TEM CONDIÇÕES DO MORUMBI ABRIGAR JOGO ALGUM, NEM DE DENTE DE LEITE (TALVEZ OS BAMBINHOS POSSAM JOGAR LÁ), NÃO VAI NINGUEM MESMO. DEIXEM DE SER DEFENSORES DO INDEFENSALVEL. MORUMBI JÁ ERA, FELIZMENTE PARA O FUTEBOL DE SÃO PAULO.

  49. Marcão

    11/11/2010 12:43:54

    O corinthians não tem nada de time do povo.O corinthians é o time oficial, é o time da mídia!O corinthians é o time que o Lula e a CBF apoiam para em troca também serem apoiados.O corinthians é o time que se junta com os picaretas.

  50. Mauricio Tavares

    11/11/2010 12:13:50

    ah mas o são paulo tem muito dinheiro, não é mesmo? hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe que pena do são paulo! hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso