Blog do Quesada

“Bando de loucos” não deve gritar no Japão

Leandro Quesada

Pode até parecer piada mas não é. O consulado japonês, em São Paulo, orienta os torcedores do Corinthians a controlar os ânimos na terra do Sol nascente.

Os japoneses não gostam de gritaria em alguns lugares públicos, como restaurantes, e em transportes como metrôs e trens. Certa vez, eu estava em um trem-bala, o shinkansen, falando alto ao telefone e fui repreendido por um homem. O problema é que estava no ar, na Rádio Bandeirantes, com uma entrada ao vivo naquele exato momento. Não tive escolha, mantive meu noticiário, mesmo ouvindo o irado japonês.

Agora imagine a cena: milhares de corinthianos, obrigados a ''calar a boca'' nas ruas de Tóquio, Nagóia e Yokohama. O gritos de ''Timão, eô!'' e o popular ''Vai Corinthians!!!'', para citar alguns, devem ser entoados apenas nos estádios de futebol.

Acho difícil controlar esta euforia mas os torcedores estão avisados. Para evitar problemas, é bom manter o certo silêncio exigido.

O consulado japonês tem facilitado a emissão de vistos para os torcedores que acompanharão o Mundial de clubes da Fifa, no Japão. As exigências e dicas fazem parte do trabalho dos funcionários, preocupados com o fato de muitas pessoas desconhecerem a cultura japonesa, baseada no respeito ao próximo.

20121023-231253.jpg