Blog do Quesada

Os maiores goleiros do mundo

Leandro Quesada

Hoje é dia do goleiro. 
Dia daquele que no futebol tem a função de evitar o mais bonito no jogo: o gol.
A posição é tão diferente que apenas ele destoa dos outros dez colegas de time. Apenas ele pode usar as mãos dentro área. Ele é o único que usa luvas, boné e se veste de outro jeito. É o que suja bastante a roupa. É aquele que não pode falhar. Se fizer a defesa, não passou de obrigação. Se errar, será crucificado.

Aqui vai uma lembrança, de alguns dos grandes goleiros da história do futebol.

O bi-campeão mundial pela seleção brasileira, Gilmar dos Santos Neves. Os também campeões mundiais Cláudio Taffarel, Emerson Leão, Marcos, Rogério Ceni, Dida e Zetti. 

Valdir de Moraes, Oberdan, Castilho, Barbosa, Manga, Raul, Carlos, Valdir Pérez e Ronaldo. 

Os italianos Dino Zoff, Zenga e Buffon, Pagliuca e Toldo. Os soviéticos Lev Yashin e Rinat Dasaev. Os alemães Sepp Maier, Schumacher, Oliver Khan, Illgner, Lehmann e Kopke.

O holandês Van der Sar. Os tchecos Plánicka, Schrojf e Cech. Os ingleses Gordon Banks, Peter Shilton e Seaman. 

Os belgas Pfaff e Michel Preud'homme. O dinamarquês Schmeichel. Os franceses Bats, Ettori e Barthez. O húngaro Grosics. 

Os uruguaios Ballesteros, Mazurkiewicz e Rodolfo Rodrigues. Os argentinos Fillol, Gatti, Poy, Cejas, Pumpido e Goycochea. Os espanhóis Zamora, Zubizarreta, Canizares, Valdés e Casillas.

Os poloneses Tomaszewski, Mlynarczyk e Dudek. Os paraguaios Almeida e Chilavert. O turco Rustu Recber. O sueco Thomas Ravelli.

O camaronês N'kono. O chileno Roberto Rojas. Os norte-americanos Meola, Friedel e Howard. Os colombianos Higuita, Montoya e Cordoba.

Parabéns aos citados e todos os outros goleiros do Brasil e do mundo.