Blog do Quesada

O trem bala chamado Barcelona

Leandro Quesada

Antes da minha última noite de sono aqui no Japão, eu escrevo as impressões que tive da decisão do Mundial de clubes da Fifa.

O Barcelona, simplesmente, arrasou o Santos no Yokohama stadium. O começo fulminante com dois gols em 34 minutos destruiu qualquer chance de reação do time de Muricy Ramalho. No final da primeira etapa, o terceiro gol catalão enterrou de vez o sonho do tri. Ficaria pior com o quarto gol de Messi.

Messi O pequeno gigante argentino é extraordinário e genial. Figura humilde e tímida, mas com senso impressionante ao levar a bola nos pés. Lionel joga fácil assim como o ''mecatrônico'' time da Catalunha. 

Neymar Para o garoto de ouro da Vila ficou o aprendizado. A experiência dos próximos anos dará a ele a maturidade para entender algumas quedas, como esta sofrida em Yokohama. Messi levou quatro gols pela Argentina contra a Alemanha na Copa 2010 e nem por isso o mundo acabou.

Postura santista O Santos percebeu o que estava acontecendo bem cedo. Desconectado no sistema defensivo, sem criatividade e com o ataque sem a bola para penetrar no gol rival, o peixe foi uma presa fácil.

Rafael É pitoresco dizer que um goleiro foi um dos destaques em uma derrota por 4 a 0. Se não fosse Rafael, o Santos teria levado sete, oito ou mais.

Posse de bola O Barcelona é ''fominha'' mesmo. Na final, o time da Catalunha teve 71% de posse de bola contra 29% do Santos. 

Imbatível? Nem o Santos de Pelé foi imbatível. A questão é saber quando e como vão parar o Barça. Eu perguntei isso para Messi e o craque respondeu: ''Não sei como alguém vai parar o Barcelona. Nós temos o melhor time do mundo''.

Volta ao Japão O projeto Japão 2012 começa em fevereiro na disputa da Libertadores. Se vencer o torneio sulamericano terá carimbado o passaporte para o Mundial de clubes no ano que vem. O Barça precisará levantar a Champions League para retornar também.

Espanha Os adversários da Espanha que se cuidem. A base é o Barcelona, campeão do mundo de clubes. Na Copa de 2014, a seleção espanhola é a grande favorita ao bi no Brasil.

Shinkansen O Barcelona passou por Yokohama, neste 18 de dezembro de 2011, como se fosse o Shinkansen (o trem bala japonês), na velocidade de 350 km/hora.