Blog do Quesada

O preço de uma lavada

Leandro Quesada

Auto-estima erguida, exagero e euforia de um lado. Frustração, moral ferida e muita dor do outro. A goleada por 5 x 0 servirá de lição para as duas partes envolvidas no clássico. Aquela responsável pelo massacre não pode achar que já virou o super-time, que tudo está pronto e que o auge já foi alcançado. A outra, a atropelada, não deve considerar como o fim dos tempos, que nada presta e tudo deve ser mudado. Pés no chão já!

Uma goleada nos explica muitas coisas e também nos ajuda a projetar os caminhos que devem ser trilhados. O São Paulo, líder invicto, foi ao Pacaembu, mesclando a juventude com a experiência. É claro que Miranda, Alex Silva, Rodolfo e Lucas fazem falta, mas estes desfalques não são desculpas para o fracasso. O Corinthians, mais maduro, soube aproveitar a situação do jogo e aplicou um placar cheio de gols. Um passeio em campo.

A derrota não pode mudar os planos do tricolor de apostar na base. Foi um acidente, uma fatalidade. Com mais tempo, Carpegiane vai acertar a casa, dosar melhor a relação dos jovens com os velhos na equipe e comprovar que vale a pena sim valorizar as ¨pratas da casa¨, uma filosofia do tricolor.

Já o Corinthians de Tite mostra um conjunto equilibrado, com maturidade, com experiência e o ponto mais importante: elenco. No ano passado, o título escapou por causa da defasagem do grupo corinthiano. Roberto Carlos teve um reserva (Fábio Santos) apenas na reta final, Alessandro nem isso na lateral direita e Ralf, contundido, não tinha um substituto. No momento, Alessandro está fora, Alex e Adriano ainda não estrearam.

Elenco é a palavra chave para todos, são-paulinos e corinthianos. Quem souber administrá-lo depois de grandes vitórias ou de derrotas sofridas terá mais chance de obter o sucesso planejado.

O preço de uma lavada é o mesmo para os dois lados. A empolgação pode desfocar um time. A frustração, também pode arrasar uma boa campanha.

  1. Rafael Silva

    01/07/2011 11:04:42

    Eu Vejo!, Olha o Corinthians aí

  2. joao

    30/06/2011 11:09:57

    parabens para você corinthiano, que é otario o suficiente pra nao desistir nunca de ir no estadio mesmo com o preço q eles cobram..testam seu fanatismo todo ano aumentando o valor do ingresso e vc nunca os decepciona. nao investem nada em infra estrutura dos estadios, e vc nunca os decepciona...nao tiram os cambistas e os flanelinhas da frente do estadio e mesmo assim vc, trouxa, nunca os decepciona! continua pagando e aceitando tudo só pra ir ver o seu timao no estadio..isso q é amor! isso q é ser palhaço...

  3. JD

    29/06/2011 05:04:54

    Concordo plenamente. Nas partidas anteriores o time do Corinthians foi muito criticado e ainda acrescentaria o fato de que ja vimos muitos times com excesso de estrelas . que não ganharam nada..Lembram do Cruzeiro alguns anos atras. Alguns times assim acabam se implodindo dentro do proprio ego...cuidado.

  4. JD

    29/06/2011 04:55:49

    O problema é que os corintianos são extremamente exagerados. Voces só ganharam de um time que jogou sem seis titulares e com alguns jogadores de apenas 17 e18 anos e sem experiencia. Só isso...entendeu

  5. Junior

    28/06/2011 23:34:26

    Vocês corintianos são engraçados mesmo, chamam o São Paulo de time arrogante..... e o que vocês são????? nunca ganharam um titulo de expressão como a libertadores, vivem sonhando com esse titulo e quando são eliminados da competição dizem que ela não é tão importante assim.... se acham os melhores em tudo.... teve ai o Ronaldo e ficarm se achando..... tem corintiano (um babaca da rádio) que acha seu time melhor até que o Barça que atualmente é o melhor time do mundo....isso sim é arrogancia..... Galinhada futebol é coisa de momento.... curtam estes poucos momentos pois são muito poucos.Isso na verdade me parece uma grande inveja de vocês para o time do São Paulo, pois tem até panelinha na organização do futebol brasileiro (CBF) e alguns diretores de times (principalmente SR Sanches), para derrubarem a estrutura que o São Paulo está montando.... vão cuidar do time de vocês e deixem o São Paulo em Paz.

  6. TATUAPÉ

    28/06/2011 21:49:07

    Tu és grande!Pra você torcem Presidentes, Magistrados, Esculápios e a Grande Nação.Jamais deixarei de torcer por você.Mesmo nos momentos ruins.Pois, os momentos bons compensam qualquer tristeza, nada se compara.Nada se compara a você Corinthians, inigualável. Singular. Diferente.Corinthians por você ninguém passa sem marcas. Mesmo os que são contra.Feliz, eu torço a seu favor sempre. A iminência das suas conquistas é uma valiosa espera.Caso morra antes, morrerei feliz por ter vindo à vida para ser Corinthiano.Nada e ninguém, na história do futebol, se comparam a você Corinthians.Poderia morar no Morumbi, Itaquera ou Istambul, mas, moro no TATUAPÉ, solo sagrado, pois é aqui que você está.Não são poucos os que atacam e isso é o simples reconhecimento da tua grandeza.Poderiam mirar seu ódio e sua inveja para muitos clubes, mas, é a ti que perseguem e seguem, fazendo-te rico e poderoso a estes os nossos agradecimentos.Corinthians, eu jamais deixarei de ser Corinthiano.Pois, no mínimo estarei com a maioria.Eu Amo ser Corinthiano, na derrota e na vitória.Sou muito mais feliz por cada conquista sua e tudo compensa.Não importa quem esteja lá, o que importa sempre é o Corinthians.Quem passar por você e for grande será ETERNO DENTRO DOS NOSSOS CORAÇÕES!Não é preciso desvalorizar os adversários e nem gritar aos quatro ventos.Todos sabem e sentem a sua grandeza.CORINTHIANS POR VOCÊ UMA NAÇÃO!

  7. rodrigo

    28/06/2011 21:30:54

    quesada concordo em parte contigo, o são paulo precisa sim apostar na base e digo o tricolor sempre revelou e vendeu jogadores para a europa e digo uma coisa isto reflete a desorganização do departamento de futebol do são paulo pois como mandaram embora o júnior cesar,fernandão,marcelinho paraíba e veja emprestar jogadores mais jovens para outros times e digo manter marlos,dagoberto,fernandinho,rodrigo souto,carlinhos paraíba e veja não escalar o ilsinho que vêm emprestado e digo o cara custa um bom dinheiro é pedir para mostrar a imcopetência e digo o capergiani errou em não escalar o ilsinho e o própri rivaldo pois digo o cara pode jogar enfiado entre os zagueiros que ele pode e digo dará conta de dar canseira e digo preocupação com os times adversários pois o craque numa bola só ele decide quesada pois digo o são paulo perdeu o jogo por irresponsabilidade da diretoria e carpegiani que é um técnico regular e digo o são paulo está com um técnico meia boca quesada.

  8. josm

    28/06/2011 10:46:18

    SCCP co-irmão do River plate, os galinhas argentinos, time de 2a. divisão.

  9. josm

    28/06/2011 10:43:12

    Continuamos soberanos no futebol brasileiro, não vejo ninguém na minha frente.

  10. fabricio

    28/06/2011 08:34:33

    só uma coisa: alex silva e miranda não podem ser considerados desfalques já que nem fazem mais parte do plantel! senão, podemos considerar dentinho, elias e jucilei como desfalques corinthianos!

  11. Carlitos

    28/06/2011 08:28:16

    Caro Antonio, reveja os seus conhecimentos, pois o Corinthians é o atual Bicampeão Mundial Sub-17, Título este conquistado em cima do Barcelona,( melhor categoria de base do mundo) em Madri a duas semanas atrás, então não fala groselha, seu desinformado!!!

  12. josm

    28/06/2011 06:04:09

    Quanto o consorcio corinthians, fpf, cbf e outros pagou ao juiz pela expulsão?

  13. Thiago

    28/06/2011 00:30:50

    ***** Porque os torcedores do SPFC deveriam passar a torcer pelo Tolima ***** . I . Em primeiro lugar, pelo motivo mais óbvio: o Tolima, ao contrário do SPFC, não só não é freguês do Corinthians, como consegue inclusive superá-lo num mata-mata! . II . Os sãopaulinos, assim como todos os anticorinthianos, já estão acostumados a torcer para o time colombiano. . III . O Tolima não tem fama de…, bem ao contrário do SPFC. . IV . Sãopaulino gosta de assistir jogo é pela tevê mesmo, não é muito de ir ao estádio. Então, não tem problema nenhum em torcer para um time de outro país, como é o Tolima! . V . Sãopaulino adora uma Libertadores. E, na decadência que está o SPFC, é muito mais fácil o Tolima se classificar para a disputa do torneio continental do que o clube do Jardim Leonor… Principalmente depois do trauma dessa goleada de 5 para o Timão!

  14. AntonioC

    27/06/2011 22:09:07

    Creio que a longo prazo o SPFC é mais feliz.Veja quantos garotos tem o Corinthians? Nada... não revela quase... assim sendo tem que gastar com os medalhões tipo Adriano e Cia.O SPFC foi infeliz por erro do Carpa. Deveria ter sacado o Fernandinho, horrivel e vindo de contusao e colocado o menino (outro) Zé Vitor. Ou o Ilsinho na lateral e o Jean no meio.Nao teve visão de jogo.No futuro o SP só vai lucrar.

  15. Waldemar Pessoa

    27/06/2011 22:08:50

    Foi uma vitória histórica do timão. Mas, o Corinthians precisa melhorar muito para ser campeão. Uma sequência de vitórias e equilibrio durante todo o campeonato, são fundamentais durante a competição.

  16. carmem

    27/06/2011 21:56:57

    affe como vcs da imprensa de sao paulo pegam leve com o 5a0paulo fc clube...da ateh nojo!!!!!!!

  17. marcio de ibate

    27/06/2011 21:53:39

    perfect

  18. HIlário

    27/06/2011 21:28:51

    100pre Freguê5 eternamente.....soberano freguês...Zetti e Ceni entraram para história.....obrigado por nos darem tantas alegrias!!!

  19. Rodrigo

    27/06/2011 21:27:09

    Bom post, mas só queria corrigir que o Fábio Santos chegou no inicio de 2011 ao Timão. Abraço!

  20. Natelzão

    27/06/2011 21:24:51

    Históricas goleadas no Freguês com Frango:1996 - granja Zetti e 2011- granja cenil"Freguês bom sempre volta"... Afff....o centésimo gol do Cenil foi com o cotovelo !

  21. Younes

    27/06/2011 21:23:36

    Parabéns pelo post... Simplesmente fantástico. Gosto muito de ler blogs e poucas vezes vi comentários tão inteligentes quanto esse. Essa é a diferenço do "Comentarista Ex-Jogador" Comentarista Ex-Alguma coisa" e o comentarista blogueiro jornalista... Parabéns muito legal !!

  22. Leandro Arruda

    27/06/2011 20:42:53

    Com certeza as duas partes tem que tomar cuidado, não apenas com esse resultado, mas com cada um que obtenham. O campeonato é longo e a entrega ou a badalação após um jogo pode frustar de vez os projetos.Mas como o futebol nos permite o deleite do momento, para os torcedores corinthianos o momento é agora, para os jogadores apenas mais um passo nessa saga.Como não somos frios e vibramos intensamente a cada momento proporcionado pela entidade máxima do futebol denominada Sport Clube Corinthians Paulista,a torcida pode se acabar em comemorações e provocações, os jogadores devem preocupar-se com o próximo adversário pois esse passa a ser o maior rival, sempre e sempre.Ahhhh... ahhhh... ahhhh.... ahhh, Now c'mon...

  23. Marcus

    27/06/2011 20:23:30

    Assim fica melhor:"Bem, o São Paulo é melhor nem falar. Os sonoros 5 a 0 para o Corinthians ficarão guardados nas mais tristes páginas do SPFC. Um vexame histórico para um dos gigantes do futebol mundial."Foi isso que você escreveu quando o Palmeiras perdeu para o Coritiba por 6 a 0. Eu só adaptei para o vexame tricolor de ontem.Abraço

  24. antonio

    27/06/2011 20:18:02

    Como palmeirense, torço para que sua profecia aconteça, ou seja, que os dois paguem o preço da lavada ...

  25. Marcelo/SBCampo

    27/06/2011 20:14:29

    Quesada,Como você escreveu : "vale a pena sim valorizar as "pratas da casa", também acho e concordo, mas na minha opinião o técnico (me recuso a escrever o nome dele), arremessou os moleques numa fria. Deveria ter mesclado o time com caras mais experientes tipo Rivaldo e Ilsinho ao mesmo tempo no meio de campo. De que adianta encher de atacante, se a bola não chega com qualidade? Pra mim, o Rivaldo, depois daquele episódio, ficou sem chances com o cidadão que nunca ganhou nada ... Esse técnico ai ... que só a Diretoria gosta.

  26. Leão

    27/06/2011 19:48:54

    "Já o Corinthians de Tite (...) e o ponto mais importante: elenco".Vc só pode estar de brincadeira, Quesada.Até o Avaí tem um elenco melhor do que Ralf, Paulinho, Fábio Santos, Morais, Leandro Castán, Jorge Henrique, e outros "jogadores" do tipo.A goleada sofrida pelo Tricolor foi muito mais vexatória do que parece.

  27. Bene

    27/06/2011 19:36:07

    QUESADA. Bater no time de reservas e juvenis do SP é a mesma coisa q nada. Os caras tavam sem 8 jogadores. Não vamos nos iludir coirintianos, o nosso time não é grande coisa não ...

  28. Mauricio Brenno

    27/06/2011 19:27:05

    Linda Goleada !!!!!!!!!!!!!!!!O São Paulo merece muito mais, time de arrogantes, acham que são os melhores.Cadê o GOL nº 100 do Rogério Ceni ? Rogério Ceni é Frangueiro por isso se dedica a bater falta, que na maioria das vezes a falha é mais do Goleiro. São Paulo sempre será freguês do CORINGÃO. O maior motivo da goleada está associada a PARADA GAY, a cabeça deles estava na Paulista.VALEU CORINTHIANS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. juventil olimpio

    27/06/2011 19:22:31

    quesada acho que vc deve estar desatualizado porque o miranda e alex silva já não faz mais parte do são paulo a um mês agora um time jogar sem suas principais peças lucas,casemiro,rodrigo soto e juan fica dificil contra um time completo e o são paulo ainda mais com um a menos

  30. Neil Azevedo

    27/06/2011 19:19:14

    Não sei como parte da imprensa absolve carpegiane dos erros. O cara com 1 a menos e continuou com 3 atacantes que quase não pegaram na bola com 11x11.Ele é horrível e vai f.... o SPFC de novo, igual na copa do brasil.FORA TREINADORZINHO... NUNCA GANHOU NADA.

  31. Marcos Cury Roder

    27/06/2011 19:04:14

    Tudo isso que vc afirma é a pura VERDADE. Mas que dá vontade de rir isso também é VERDADE. KKKKKKKKKKKKKKK

  32. Walter

    27/06/2011 18:59:38

    Concordo com seu comentário.Corintians e São Paulo estão em momentos diferentes:- O momento do São Paulo é o de plantar. O do Corintians é o de colher.Só o tempo irá dizer quem esteve fazendo o certo.Espero que o resultado não provoque mudança no planejamento do São Paulo, embora reconheça que precisamos de uns tres reforços. Parece-me que a renovação está a passos mais acelerados do que a prudência recomenda.

  33. JOSÉ LUIZ DE PAULA

    27/06/2011 17:32:05

    Tudo culpa do Carlinhos Paraíba, que estava a fim de ir para a Parada Gay e esqueceu de jogar bola.No final acabou conseguindo sair mais cedo do jogo e ainda pegou o final da Gay Parede.

  34. Vinícius

    27/06/2011 17:26:17

    Fabio Santos chegou esse ano.

  35. guilherme

    27/06/2011 17:25:59

    miranda e alex silva nao sao desfalques pq nao pertencem mais ao 5pfc!! e o fabio santos so chegou esse ano ao CORINTHIANS!!

  36. adriano fiel

    27/06/2011 17:18:21

    comentario excelente quesada pois um campeonato com 38 rodadas elenco e tudo

  37. Jorge Paulo Noronha

    27/06/2011 17:11:33

    Quesada, lógico que respeito tua opinião, mas quem perdeu não foi o elenco, foi a burrice do tecnico que, com um homem a menos no meio de campo manteve tres atacantes (fernandinho/marlos e dagoberto). o carpegiani repetiu o erro que cometeu contra o avai. em resumo, errar é humano, permanecer no erro é ....

  38. Lucas

    27/06/2011 16:36:10

    Não creio q a derrota do SP seja relevante, face ao time do MORUMBI não poder contar com 8 de seus jogadores, alguns deles machucados, outros convocados p/ a seleção principal e sub-20. Um "mistão" de reservas e juvenis não teria muita chance contra qq adversário ... Agora, se estivesse c/ o time titular completo, obviam/ o placar seria outro. A lamentar outra derrota do SP p/ a famigerada inimiga CBF, q marcou de antemão este jogo contra o Corinthians às vésperas da Copa América, sabendo q o TRICOLOR não poderia contar c/ vários jogadores enqto o alvinegro teria força total. Claro, tudo de caso pensado ....

  39. Christian

    27/06/2011 16:29:41

    Belas palavras...mas até o momento o Corinthians não tinha apresentado um jogo convincente...veremos os próximos capítulos.

  40. Billy

    27/06/2011 15:57:18

    Olá Quesada, boa tarde!Parabéns pela análise equilibrada. Futebol é paixão, mas ultimamente boa parte da imprensa tem acirrado acriticamente a paixão clubística de cada torcedor com vistas a interesses midiáticos (pessoais) comuns a sociedade da informação e suas diversas redes sociais. E com isso tem deixado de fazer análises críticas que produzam reflexões sobre os clubes e sobre o futebol assim como você fez. Vale destacar que mesmo de forma equilibrada seus comentários foram ácidos e contundentes, expressando bem os riscos da soberba e a importância do planejamento. O São Paulo Futebol Clube trocou o planejamento pela soberba e isso pode acontecer com qualquer outro clube. Digo isso com a intranquilidade e com a mágoa de quem perdeu um clássico. Parabéns pelo texto e por se encontrar fora da vala comum.

  41. Billy

    27/06/2011 15:54:27

    Olá Quesada, boa tarde!Parabéns pela análise equilibrada. Futebol é paixão, mas ultimamente boa parte da imprensa tem acirrado acriticamente a paixão clubística de cada torcedor com vistas a interesses midiáticos (pessoais) comuns a sociedade da informação e suas diversas redes sociais. E com isso tem deixado de fazer análises críticas que produzam reflexões sobre os clubes e sobre o futebol assim como você fez. Vale destacar que mesmo de forma equilibrada seus comentários foram ácidos e contundentes, expressando bem os riscos da soberba e a importância do planejamento. O São Paulo Futebol Clube trocou a o planejamento pela soberba e isso pode acontecer com qualquer clube. Digo isso com a intranquilidade e a mágoa de quem perdeu um clássico. Parabéns pelo texto e por se encontrar fora da vala comum.

  42. Paulo Ricardo Tavares Vaz

    27/06/2011 15:46:12

    Quesada, não gosto de apoiar-me na mais cômoda e fácil conclusão, até porque qualquer simplicidade costuma apresentar reiteradas falhas de raciocínio, mas, desta vez, não creio ser possível uma constatação mais elaborada do que esta: o Carpegiani não é um técnico de ponta. Sei lá, ele tem seus méritos como profissional, mas não dispõe de capacitação para dirigir um time grande. Se ele fosse um executivo, poderia presidir uma empresa pequena, talvez média, mas nunca uma grande. É simples assim. Nos momentos adversos ele é incapaz de mudar o jogo, limita-se a uma tática previamente desejada e não se permite observar a realidade do instante. Ontem, com um a menos, poderia ter sacado o inabalável Marlos e o improdutivo Fernandinho pelo Zé Vitor e Rivaldo. A frustação, como são-paulino, é ver um time apático, sem brio, carregando a bola com uma displicência ímpar, empurrando o jogo para não levar mais gols. Um abraço, Paulo.

  43. wagner procopio

    27/06/2011 15:35:55

    concordo em parte com vc quesada mais tbm pelo que me consta tanto miranda (vendido)e alex (dispensado)ja nao contam no elenco do time do sao paulo apesar de nao achar o tite um super tecnico nao e pior dos que tem por ai entao acho q meu timao tem tudo pra brigar com os outrso de igual pra igual

  44. elisangela ribeiro

    27/06/2011 15:35:48

    detesto o corinthians tanto quanto o flamengo,nao pode deixar de aplaudir a vitoria do corinthias,mas no contexto sabemos q se o time do sao paulo estivesse completo sem os disfalques a historia seria outra,nao digo vitoria mas nao seria esse placar vergonhosoeles nunca ganharam nada e so de vencer um clasico ja comemoram como se fosse um titulo,otimo sao paulo perder agora para colocar oa pes no chao e ver que temos que acertar muitas coisas amo o sao paulo to triste com a derrota!mas temos chances de ser campeoes brasileiro.isso me conforta.

  45. PAULO ROSSI

    27/06/2011 15:31:01

    so lembrando que o Alex Silva ñ é desfalque, pq ele ñ jogará mas pelo são paulo...ñ adianta vim com desculpa... assim podemos dizer q se jogasse o Imperado, o Alex, o Alessandro... ia ser 5 vira e 10 acaba...rssrssrrsr

  46. André Ferreira

    27/06/2011 15:29:45

    Quesada, parabéns pelo POST, imparcial, sem deixar de dar sua opinião, a qual respeito e acompanho. Qual será o convidado do Esporte em Debate hoje?Um abraço e parabéns!André F.

  47. José

    27/06/2011 15:26:07

    EU ACHO UMA ENORME SACANAGEM RELACIONAR A DERROTA DO SPFC PARAO CORINTHIANS À INEXPERIÊNCIA DOS JOVENS. O QUE CAUSOU A DERROTA FOI A EXPULSÃODAQUELE SAFADO DO PARAÍBA QUE TEM QUASE 100 ANOS. ESSE SIMDEVERIA SER BANIDO. DE RESTO O SPFC SÓ VAI PRA FRENTE SE COLOCAR +GAROTOS DA BASE. SE CONTRATAR QUE SEJA TAMBÉM JOVEM.

  48. Carlitos

    27/06/2011 14:37:09

    O timão atropelou, o Danilo enfim acordou, o Liedson desencantou, o Jorge melhorou, o Ceni frangou e o Timão goleou, passeou, Humilhou… com requinte de crueldade. Parecia o gato brincando com o rato antes de comê-lo. O P.C.C. teve culpa por não fechar o time depois da justa expulsão do Carlinhos Paraíba, aliás o arbitro foi perfeito, só falhou na não marcação de Penalty em cima do Willian no primeiro tempo, e foi muito complacente com Rogério Ceni dando-lhe somente amarelo após ríspida reclamação. O torcedor tricolor que foi ao Pacaembú, para ver pela segunda vez o centésimo gol de Ceni, viu o Perú que ele tomou. Tenho certeza que se arrependeram de não à Av. Paulista. E mais, o Rogério frangou conscientemente, pois tomar de Quatro em dia de parada Gay, ia render mais gozações!!!

  49. das

    27/06/2011 14:36:05

    SPFC sem 8 titulares (Lucas, Casemiro, Rodolpho, Miranda, Henrique, Juan, Rodrigo Souto e Luís Fabiano) e outro expulso por juiz ladrão (Carlinhos Paraíba). Parabéns Corinthians, ganhou de um time reserva. Deve ser a maior glória do mundo para quem não consegue ganhar nem do Tolima titular.

  50. Aguinaldo

    27/06/2011 14:35:41

    A única coisa que me ocorreu depois do fim do jogo foi exatamente a questão do peso ou do preço de uma derrota como a de ontém, e concluí com tranquilidade que esse é preço da reformulação radical, porém necessária que o tricolor se propõe. Se considerarmos a renovação apartir do inicio do brasileirão o saldo é ótimo, afinal o time ainda é líder, tem uma porção de jogadores para voltarem ao time, além do Lucas, esse sim é que deixa uma dor danada porque pode nem sequer ser aproveitado na copa américa. Conte-se aí com uma mãozinha da diretoria trazendo dois ou tres reforços e tudo serguirá melhor que o planejado.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso