Blog do Quesada

Genética pode explicar sucessivas lesões de Pato

Leandro Quesada

A 'canelite' sofrida por Pato é mais uma no currículo de contusões dele. O atacante foi o desfalque de última hora no jogo entre Corinthians e Criciúma pelo Brasileirão.

Pato não é um caso raro no futebol, mas como tem muita mídia, todas as vezes em que se machuca, a repercussão é maior. Ainda mais se levar em conta o histórico de lesões do atleta. Antes de vir para o Corinthians, na última temporada no Milan, Pato freqüentou mais a sala do médico do time de Milão do que o campo do San Siro.

''A genética talvez explique por que alguns jogadores sofrem mais contusões do que outros'', analisa Guilherme Runco, médico do Corinthians.

Alguns jogadores estão mais propensos aos riscos de lesões se comparados a outros. Vemos Zé Roberto do Grêmio e Seedorf do Botafogo, com idades avançadas, sem contusões sérias e ainda correndo como garotos. Esta comparação vale muito para entender o que o médico Runco quis dizer com o termo genética,ciência que estuda as características biológicas de geração para geração, a tal hereditariedade.

Pato está fora do clássico Santos e Corinthians, quarta-feira, na Vila Famosa.

20130804-202518.jpg

20130804-202536.jpg

20130804-202542.jpg