Blog do Quesada

E depois, o futebol é que é sujo!

Leandro Quesada

Ouço sempre que o futebol é o único antro de malandragem, esquemas de resultados, árbitros vendidos e jogadores também, doping. Metade disto pode ser verdade, mas a outra não, com certeza. No futebol tem muitas coisas boas, profissionais decentes, clubes sérios e dirigentes honestos. Como outros esportes também têm os dois lados.

Quando vejo o lutador Anderson Silva perder a luta como perdeu, quero acreditar na falta de respeito ao adversário, excesso de confiança, soberba e nunca no envolvimento no esquema para entregar a luta em troca de outros interesses e alguns milhares ou milhões de dólares.

Quando fico sabendo que Tyson Gay tomou uma ''balinha'' sem saber, eu acredito também que ele foi enganado.

Quem gosta de esporte como eu e você que está lendo este texto, não vê a maldade na disputa, no uso de substâncias ilícitas para melhorar o desempenho e nem na combinação de resultados.

Ben Johnson, Carl Lewis, Marion Jones, Florence Griffith-Joyner e Justin Gatlin eram atletas de ponta e nunca imaginaríamos que eles usariam substâncias proibidas para superar os recordes.

Recentemente, o ciclista Lance Armstrong manchou o esporte que pratica ao admitir o uso de doping.

Barry Bonds, astro do beisebol americano, sujou a carreira ao utilizar esteróides.

A equipe de levantamento de peso da Bulgária, o velocista grego Konstantinos Kenteris, a tenista suíça Martina Hingis, o tenista francês Richard Gasquet, o piloto tcheco Thomas Enge, a atleta brasileira Maurren Maggi e o jogador de vôlei Giba se envolveram em outros casos de doping.

O futebol não foge do contexto e já colecionou episódios famosos, como o do craque Maradona na Copa de 94, nos EUA, por uso de efedrina.

A enorme cobrança no esporte de alto rendimento leva alguns atletas, técnicos e equipes ao erro de usar doping para alcançar o sucesso e o reconhecimento. O esporte limpo dá lugar ao jogo sujo dos estimulantes, anabolizantes, narcóticos, hormônios e até manipulação genética. Vale tudo para ter sucesso sem levar em consideração a essência do esporte e da vida que é 'uma mente sã em um corpo são' do latim mens sana in corpore sano.
20130715-153307.jpg
Ben Johnson 'supera' Carl Lewis20130715-153410.jpg
Campeã olímpica Griffith-Joyner faleceu em 9820130715-153738.jpg
Maradona é pego no doping na Copa dos EUA

20130715-154322.jpg
Lance Armstrong sujou o nome do ciclismo