Blog do Quesada

Ronaldo, mesmo ex-jogador, ainda é melhor que muita gente

Leandro Quesada

É impressionante como ex-jogadores ainda mostram as qualidades que os consagraram à época em que eram profissionais.

No jogo-festa de reabertura do novo Maracanã, craques do passado desfilaram um pouco do talento que Deus deu. Ver Ronaldo, Bebeto, Renato Gaúcho, Djalminha, Júnior, Giovani, Edílson e Donizete vale sempre e não tem preço. Eu fico imaginando como seria se eles estivessem jogando por grandes clubes. Veja o caso de Júnior. A longevidade de Júnior, ex-lateral do Flamengo e da seleção brasileira, que beira os sessenta anos, é traduzida na vitalidade de um jovem.

Ronaldo, por exemplo, fora de forma, atuou quase o tempo todo no jogo-festa. Ele correu, driblou e marcou gol. E mostrou que a genialidade supera qualquer dificuldade na preparação física. Ronaldo, mesmo na pele de ex, é melhor do que muitos garotos por aí. No Corinthians não foi diferente. O fenômeno fez a diferença sem estar 100% condicionado.

Por outro lado, impressiona também como caiu a qualidade técnica do futebol brasileiro. Os craques estão mais raros e até os bons jogadores não são comuns. Assim, o nosso futebol ficou menos criativo e mais ''europeizado'', baseado na força física e na correria.

O novo Maracanã mereceu receber, na noite deste sábado, aqueles que pisaram no gramado com tanta categoria. Espero que as novas gerações recuperem o ''jogo bonito'' e o ''futebol-arte''.

20130427-230211.jpg