Blog do Quesada

Guarani: Celeiro do futebol em baixa

Leandro Quesada

A derrota por 4 a 1 sofrida no Pacaembu para o Palmeiras é a tradução exata da perda da força de um dos tradicionais times do Brasil.

O celeiro do futebol brasileiro segue em uma crise sem precedentes. A produção de craques tem diminuído nos últimos anos. Sem dinheiro em caixa, o bugre de Campinas não vê a luz no fim do túnel. Em vez de disputar títulos, agora briga para não cair de divisão. Melancólico momento de um clube que fazia frente aos rivais Palmeiras, Flamengo, Inter, São Paulo, Corinthians e outros tantos.

A rica história do primeiro time do interior campeão brasileiro sofre mais um golpe com o novo rebaixamento. Ano quem vem disputará a série B do Paulistão e nesta temporada a série C do campeonato brasileiro. Pouco para quem esteve na mídia entre os gigantes do futebol nacional.

Bem diferente das glórias do passando não muito distante. O Guarani disputou três finais de Brasileiros (campeão em 78 e vice em 86 e 87) e foi vice do Paulistão duas vezes também. Sucesso que trouxe o reconhecimento no cenário futebolístico nacional e o respeito para fazer parte do Clube dos 13.

No entanto, as más administrações, as malversações do dinheiro e as visões tacanhas afundaram o Guarani.

No Guarani nasceram ou passaram craques e excelentes jogadores, alguns de seleção brasileira e Copa do Mundo. A lista com mais de 40 jogadores mostra a força que o time do Brinco de Ouro já teve:

Careca, Amoroso, Neto, Zenon, Evair, Luizão, Jorge Mendonça, Ricardo Rocha, Júlio César, Edilson, João Paulo, Djalminha, Amaral, Edmar, Renato, Lucio, Mauro Silva, Zé Carlos, Miranda, Edson, Capitão, Bozó, Gomes, Neneca, Paulo Martorano, Tião Macalé, Hilton Vaccari, Oswaldo, Ziza, Mauro, Paulo Isodoro, Marco Antônio Boiadeiro, Tosin, Sérgio Nery, Ailton, Tite, Elano, Martinez, Alex, Paulo André, Edu Dracena e Jonas.

Hoje os craques não estão mais no Bugre e as conquistas fazem parte da história.

20130414-181732.jpg

20130414-181811.jpg

20130414-182153.jpg

20130414-182405.jpg

20130414-182623.jpg