Blog do Quesada

Ronaldo também deveria se preocupar…

Leandro Quesada

Leio atentamente na imprensa que Ronaldo está incomodado com as críticas que a organização da Copa do mundo de 2014 vem sofrendo nos últimos meses. O fenômeno, hoje empresário/dono da 9ine e membro do COL (comitê organizador local) considera que os órgãos de comunicação insistem em enxergar as ''notícias ruins'' sobre o grande evento que o Brasil receberá em breve.

É bom separar as coisas. Ser a favor da realização da Copa no Brasil não significa fechar os olhos para as possíveis malversações do dinheiro público. Do nosso dinheiro, do meu dinheiro e do seu dinheiro, Ronaldo.

Eu sou a favor da Copa, da Olimpíada, dos torneios de tênis, vôlei e basquete. Sou a favor dos shows de música, congressos médicos e outros encontros internacionais aqui no País. Sou a favor da construção de novas escolas, hospitais, creches, aeroportos, estradas e por aí vai. Ponto. No entanto, no meu caso, primeiro como cidadão e, depois, como jornalista, devo ficar atento com as movimentações financeiras destas obras.

Quando ouço de alguns que ''vão roubar muito'' para fazer a Copa, lembro que a acusação pesa também quando falamos da construção de hospitais, escolas e estradas. Nós, brasileiros, somos desde a chegada dos portugueses aqui em terra Brasilis, vítimas de más administrações e desvios de dinheiro público. Assim, é óbvio que ficamos com a sensação de que a astronômica cifra investida na organização do maior evento esportivo do planeta será maior que a necessária.

Veja o caso do Maracanã. O ''maior'' do mundo é o estádio mais inacabado do futebol. Na Copa de 50, nem estava pronto e mesmo assim recebeu a competição. Nos anos 60, ele foi concluído no projeto original. Décadas depois, o Maraca passou por inúmeras e incontáveis obras e reformas e seguiu inacabado. A atual obra custará quase R$ 1 bilhão, mamma mia!

A pergunta fica: quantos Maracanãs já foram construídos? Se tivesse sido construído direito lá atrás e com a manutenção bem executada, certamente, o governo do Rio não teria gasto tanto com a mesma arena.

Não podemos, simplesmente, deixar ''pra lá'' e fazer de conta que não é com a gente. Durante quase três décadas de ditadura no Brasil, a maioria das pessoas deixou de se expressar, reclamar, protestar e desafiar o autoritário governo militar. Atrofiamos ideias, opiniões e criatividades. Esse tempo já passou mas ainda vivenciados o ranço de não conseguir afastar ou acabar de vez com aquilo que não nos faz bem. Exemplo: a eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado, mesmo denunciado pelo procurador-geral da República ao STF por peculato, falsidade ideológica e desvio de dinheiro público. Desvio de dinheiro público! Entenderam onde eu queria chegar?

A Ronaldo, ídolo do futebol mundial, gente boa, cara honesto, bom pai e bom filho, sugiro que tome cuidado ao agregar o famoso nome e o CPF limpo ao processo de organização da Copa no Brasil. E que tenha cuidado também com as pessoas ligadas à Fifa que estão envolvidas em acusações de fraudes nas escolhas das sedes das Copas na Rússia e no Catar.

20130202-182137.jpg