Blog do Quesada

Guardiola conhece pouco do futebol brasileiro

Leandro Quesada

Sugerido por alguns para assumir a seleção brasileira, Pep Guardiola seria na minha visão uma perigosa escolha.

Não discuto a capacidade deste catalão. O trabalho realizado no Barcelona poderia ser suficiente para alavancar a chance de dirigir a seleção de futebol mais famosa do planeta. Poderia mas não é simples assim. Não basta ter conquistado a Espanha, a Europa e o mundo no time da Catalunha.

Parte do sucesso de Guardiola tem ligação direta com os conhecimentos que tem da base e da história do Barça. Ele nasceu como jogador no Camp Nou, foi um zagueiro/volante de primeira qualidade e iniciou a trajetória de treinador no Barcelona B, antes de substituir o holandês Frank Rijkaard, no time principal.

Na seleção brasileira, ele não teria o dia-a-dia de treinos. Ele e nenhum outro treinador. A cultura futebolística de Guardiola se resume ao ''Brasil'' que ele vê ou viu na Europa. É pouco conhecer Daniel Alves, Adriano… Ele sabe como está Ronaldinho Gaúcho? E Ganso? Guardiola conhece a dupla de volantes Ralf e Paulinho? E Fred? Zé Roberto? Ele sabe quem é de fato Neymar? Lucas?

O ideal seria Guardiola treinar antes um time brasileiro e depois assumir a seleção brasileira. Assim, Guardiola se ambientaria com as coisas do futebol pentacampeão do mundo.

O vitorioso Guardiola no Barcelona, no período de 2008 a 2011, conquistou três campeonatos espanhóis, duas Copas del Rey, três Supercopas da Espanha, duas Ligas dos Campeões da UEFA, duas Supercopas Européias e dois Mundiais de Clubes da FIFA.

20121127-132212.jpg