Blog do Quesada

A Caixa do Corinthians

Leandro Quesada

O novo patrocinador do Corinthians nem estampou a marca na malha do time e já causa uma grande polêmica.

A Caixa Econômica Federal patrocinará até o fim de 2014 o clube do Pq. São Jorge. Os valores giram entre 30 e 35 milhões de reais por ano.

A Caixa patrocina Avaí e Atlético-PR.

Não é a primeira vez que uma empresa do Governo investe em equipes de futebol. A Petrobras ficou anos e anos na camisa do Flamengo. A Eletrobras apoiou o Vasco da Gama.

Os críticos deste investimento de empresas governamentais entendem que não há uma explicação plausível para que alguns times tenham este privilégio e outros não.

No Sul do país, Inter e Grêmio são patrocinados pelo banco Banrisul. Neste caso, os dois clubes não reclamam.

Os rivais do Timão na capital paulista já têm acordos fechados mas com empresas privadas. O São Paulo recebe R$ 23 milhões da Semp Toshiba e o Palmeiras, R$ 25 milhões da Kia Motors.

Outros esportes recebem o apoio estatal. Mesmo assim, alguns dirigentes vão dizer que apenas os esportes chamados ''amadores'' é que deveriam ter o investimento estatal.

A Caixa é a patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Atletismo e ainda, ciclismo BMX, futebol feminino, ginástica, lutas, modalidades paralímpicas e tiro esportivo.

Banco do Brasil, Correios, Infraero, BNDS e Banco do Nordeste (estatais) e Bolsa de Mercadorias & Futuros (sociedade mercantil) são outras empresas que investem no esporte.

20121120-221020.jpg