Blog do Quesada

Sem desculpas para a prata do Brasil

Leandro Quesada

O handebol feminino, esporte com poucos investimentos no Brasil, cair antes da semi é aceitável. O judô, que não é praticado a cada esquina, ficar sem uma medalha ou outra, tudo bem. A natação brasileira ser superada nas piscinas pelas potências mundiais, vá lá! Mas perder o ouro para o México, na final olímpica do futebol, não tem explicação.

Alguém vai dizer que os mexicanos cresceram nos últimos anos, deixaram de ser o saco de pancadas do nosso futebol, que o dinheiro fortalece o campeonato local, elevando o nível e por aí vai… Mas nada disto alivia o fracasso em terras inglesas. Sem desculpas!

O mais bem sucedido futebol do mundo caiu em Londres. A estrutura dada pela CBF, os profissionais gabaritados (preparadores, médicos, nutricionistas), os hotéis confortáveis e as refeições mais saborosas, sustentaram todas as condições para que esta molecada colocasse no peito a medalha de ouro. Até o prêmio ''gorducho'' estava pronto para presentear o time. É inadmissível a geração tão festejada com Neymar, Oscar, Lucas, Leandro Damião, Marcelo, Pato e cia. não tenha passado de uma simples segunda colocação.

A perda do título significa muito para o futebol brasileiro. A cor da medalha indica que ainda não estamos dourados e maduros para encarar a Copa que virá aqui no Brasil em 2014.

Mano Menezes tem responsabilidade nesta perda mas não está sozinho. Quando ele assumiu a seleção, eu defendia que tivesse tempo para ajustar as falhas de Dunga, pós fracasso na África, e que a primeira cobrança de títulos fosse na Copa América. Pois bem! Nem a Copa América e agora também sem a medalha nas Olimpíadas. Duas chances e dois insucessos. Mano não é o único culpado. Os jogadores deveriam ter dado mais nesta decisão, em Wembley.

Sem sentimentalismos tolos, a cúpula da CBF deve analisar com calma tudo que foi feito nestes dois anos e avaliar quais mudanças podem ser realizadas. Se o técnico permanece, se este ou aquele jogador merece novas chances e se o planejamento está certo.

E como devemos reconhecer quem foi melhor, congratulações aos mexicanos, campeões olímpicos. Arriba, México!

20120811-142701.jpg