Blog do Quesada

No PSG sobra dinheiro e sonhos ficam fáceis

Leandro Quesada

Como é possível transformar sonhos em realidade no mundo do futebol quando dinheiro não é problema. Ao contrário, para os franceses do Paris Saint-Germain, a grana é a solução para montar um ''timaço'' competitivo para disputar a Champions League e ganhar a Europa.

Os parisienses gastaram 24 milhões de euros para ter o sueco Ibrahimovic e 41 mi pelo brasileiro Thiago Silva, as mais recentes aquisições. Sem contar os salários dos dois jogadores.

Hoje o Paris Saint-Germain é o décimo clube mais rico do mundo graças ao grupo Qatar Sports Investiments dos Emirados Árabes. Os investimentos de 50 milhões de euros permitiram a compra de 70% das ações do PSG. Dono de uma incrível visão para mídia e esportes, Nasser Al-Khelaifi, presidente do grupo, é o responsável por esta reviravolta no futebol francês. Nasser é um dos donos do canal de TV Al Jazeera.

O dinheiro do Qatar Investiments colocou o clube francês na condição de realizar grandes contratações.

A montagem da equipe começou no ano passado com a vinda do meia argentino Pastore, do Napoli, mas sem retorno com títulos. Também do Napoli veio outro argentino, o atacante Lavezzi. O PSG tem o uruguaio Lugano e os brasileiros Alex (ex-zagueiro do Santos e Chelsea), Maxwell (ex-lateral do Barcelona), Thiago Motta (volante naturalizado italiano) e Nenê (ex-meia do Palmeiras e Santos). O volante Sissoko de Mali, ex-Liverpool e Juventus é mais uma das estrelas da cia. Os franceses Camara e Ménez são outros destaques.

Administrado por Leonardo, lateral que fez história no próprio PSG, Flamengo, São Paulo, Milan e seleção brasileira, o time de Paris tenta alcançar o status de grande vitorioso nos próximos anos.

O técnico é o ex-colega de Leonardo no Milan, o italiano Carlo Ancelotti.

O PSG disputará a Champions League 2012/13 e para chegar ao jogo final em Wembley terá de passar por um árduo caminho que tem Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Manchester United, Bayern de Munique, Milan, Juventus entre outros fortes candidatos.

20120717-172215.jpg