Blog do Quesada

Na Libertadores e Copa do Brasil, times abandonam Brasileirão

Leandro Quesada

A empolgação dos classificados nas Copas do Brasil e Libertadores coloca o Brasileirão em segundo plano neste instante.

Corinthians e Santos mentalizam os duelos que virão nas semifinais do torneio sulamericano. Não poderia ser diferente. Vasco e Flu ainda sentem na pele o amargo desfecho, mas os vascaínos já mostram a reação e lideram o Brasileirão com seis pontos.

Na Copa do Brasil, quatro times ''só pensam naquilo''. O caminho mais curto para alcançar a vaga na Libertadores 2013 deixa Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Coritiba concentrados também na semi.

Como o campeonato brasileiro começa cedo por ser muito longo, as equipes que avançam na Copa do Brasil e na Libertadores, geralmente, ''abandonam'' a competição no início da disputa, baseadas na estratégia de que mais adiante é possível ganhar o tempo perdido.

Engano! A prioridade pode custar caro. Pontos preciosos são perdidos agora e depois estes times sofrerão lá na frente na hora de tentar recuperá-los.

A preocupação parece exagerada quando analisamos uma competição que tem 38 rodadas, mas ao observarmos a campanha do Santos no BR 2011, reforçamos a tese de que deixar para ''depois'' é uma aposta equivocada. Já campeão da Libertadores, o peixe tentou reagir mas já era tarde.

O Vasco, no entanto, quebrou a tese no ano passado, ao ganhar a Copa do Brasil e brigar pelo título do Brasileirão até a última rodada.