Blog do Quesada

Chelsea subverte lógica na conquista da Champions League

Leandro Quesada

Os ingleses tiveram inúmeros obstáculos ao longo da disputa da grandiosa competição européia de clubes. Pedras que transformaram o caminho para o sucesso em um verdadeiro calvário. 

Motivos não faltaram para dificultar a conquista pela primeira vez do pomposo torneio de clubes do velho continente.

No futebol caseiro – campeonato inglês – uma campanha muito criticada por torcedores e jornalistas. A faixa etária avançada dos jogadores era apontada como fatal para o insucesso na temporada.

A troca do técnico português Vilas Boas pelo italiano Di Matteo, ainda sem expressão no cargo, era um empecilho no objetivo de levantar a Champions League.

Antes de todas as dificuldades da própria decisão, a equipe londrina por pouco não é eliminada pelo Napoli, nas oitavas. Depois disto encontrou o melhor time do planeta, o Barcelona e, em vez de estremecer, os blues foram para a final em Munique.

No estádio, na cidade e no país do rival Bayern, o Chelsea tinha um cenário aterrador. O último muro para ultrapassar. Tudo e todos contra. Equipe desfalcada, sem Ramires, por exemplo, herói da classificação contra o Barça, Alianz Arena abarrotado de germânicos, a deliciosa cerveja Hofbräu München na geladeira e a rivalidade anglo-alemã enaltecida neste duelo, transformaram o ambiente favorável aos Bávaros.

No jogo, primeiro foi o gol sofrido, depois o empate. Momento crucial no pênalte feito por Drogba e defendido pelo gigante Cech.

Na disputa final de pênaltes, o time da terra da Rainha, reverteu o placar de 3 x 1 e levou pela primeira vez na história a tão cobiçada taça da Champions League.

Dizem que com sofrimento, o valor das coisas aumenta, mas não precisava ser tão difícil, complicado e suado como foi para os novos campeões da Europa. 

O investimento de mais de 1 bilhão de euros feito pelo magnata russo Roman Abramovich, finalmente, transformou um time médio da Inglaterra em dos grandes da Europa. Dinheiro neste caso fez muito bem e deu resultado.