Blog do Quesada

Bayern x Chelsea: contagem regressiva para grande decisão

Leandro Quesada

Por Arthur Quezada

A maioria dos clubes europeus está praticamente de férias. Os principais campeonatos e copas nacionais do continente chegaram ao fim. Uma temporada marcada por surpresas e títulos emocionantes, como a conquista do Manchester City, que depois de 44 anos se sagrou campeão da Premier League. A campanha avassaladora do Real Madrid, que com 100 pontos desbancou o Barcelona e faturou o caneco espanhol. O título impecável da Juventus, que de maneira invicta venceu o Campeonato Italiano. E o triunfo do Atlético de Madrid sobre o rival Athletic Bilbao, que garantiu o título da Liga Europa ao time da capital espanhola. 

Dentre todos estes títulos, ainda resta saber quem será o melhor time europeu da temporada 2011/12. Para conquistar a UEFA Champions League deste ano, Chelsea FC e Bayern de Munique se enfrentam neste sábado, às 15h45min (horário de Brasília). 

Os números dos dois times na competição são extremamente parecidos. Os alemães jogaram 14 vezes e somam 10 vitórias; um empate e três derrotas – com 25 gols marcados e 10 sofridos. Os ingleses, por vez, realizaram 12 partidas e contabilizam sete vitórias; três empates; e duas derrotas – com 24 gols a favor e 11 contra. 

Se neste ano as duas equipes possuem uma campanha parecida, historicamente, o Bayern de Munique leva uma vantagem enorme diante do rival. Os alemães faturaram 4 vezes a UEFA Champions League – a última conquista em 2001. Já o Chelsea tem como melhor colocação o vice-campeonato na temporada 2007/08. Não apenas a desvantagem histórica preocupa os ingleses. Apesar da vitória impressionante sobre o Barcelona na semifinal, o confronto com os catalães resultou em quatro desfalques importantes por suspensão, os titulares John Terry, Ramires, Ivanovic e Raul Meireles estão fora da final. Mas a campanha surpreendente, cautelosa e defensiva dos “Blues” parece ser a arma do técnico Roberto di Matteo para o confronto. Além disso, os ingleses precisam da vitória e do título para assegurar uma vaga na próxima edição da Champions – já que a equipe não conseguiu uma vaga pelo Campeonato Inglês. 

Pelos lados do Bayern, o otimismo tomou conta das ruas de Munique nesta semana. A equipe tenta repetir um feito que não ocorre desde 1965, quando a Inter de Milão conquistou a Champions dentro de seus domínios. Além da vantagem de jogar em casa, os alemães não possuem nenhum desfalque significativo e apesar do futebol, com características defensivas, apresentado ao longo da competição, o Bayern de Munique conta com um sistema ofensivo de respeito, com o francês Frank Ribery, o holandês Arjen Robben e o alemão Mario Gomez – vice artilheiro da competição com 12 gols. 

Por este fatores, os alemães podem ser apontados como ligeiros favoritos para o confronto. Mas de certo, podemos esperar uma final equilibrada e imprevisível – que virou febre em todas as manchetes dos veículos de comunicação europeus e se transformou no assunto principal nas ruas do velho continente.