Blog do Quesada

Prós e contras de Guardiola na seleção brasileira

Leandro Quesada

Os pontos favoráveis são os conhecimentos táticos do espanhol. Guardiola é um dos maiores técnicos do mundo. Ele tem o dom para montar times de futebol e provou no Barça do que é capaz.

Guardiola foi vitorioso na pele de jogador e manteve o sucesso como técnico**.

O arrojo com que escalou e montou o Barcelona, as mudanças e variações que realiza durante o jogo, o discurso para não deixar o time se desmotivar, a vontade de vencer sempre e o nível de treinamento adotado são outros pontos positivos do trabalho do ex-treinador do time catalão.

Guardiola traria tudo isso para a seleção brasileira, com certeza.

Mas ''tudo isso'' não seria suficiente para obter sucesso na construção de uma seleção forte e vitoriosa.

Guardiola não teria o dia-a-dia para lapidar a equipe. Ele sofreria com as dificuldades que todos os técnicos brasileiros tiveram nos últimos anos: falta de tempo para treinar, clubes europeus que liberam os atletas poucos dias antes (inclusive o Barcelona de Guardiola) dos jogos e a realização de amistosos que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam.

Zagallo, Parreira, Luxemburgo, Leão, Felipão, Dunga e agora Mano, passaram pela mesma situação.

Guardiola conhece bem os jogadores brasileiros que atuam na Europa mas não tem a noção das opções aqui no Brasil. Não estou me referindo a Neymar, Ganso e Lucas, jogadores conhecidos. Mas e os outros possíveis selecionáveis? Guardiola deveria morar no Brasil, acompanhar todos as importantes partidas e respirar a cultura do nosso país.

Trazer Guardiola é uma ideia interessante, diferente e arriscada. Ao mesmo tempo é uma maneira de contestar a qualidade de Mano Menezes e de outros técnicos que estão aqui como Felipão, Luxemburgo e Muricy.

A questão do idioma não seria um entrave. O culto Guardiola, rapidamente, aprenderia a nossa língua portuguesa.

Eis a questão, Guardiola seria uma boa para a seleção caso Mano não siga no cargo?

** Guardiola ganhou 13 títulos em quatro anos como treinador do Barcelona.