Blog do Quesada

Falta do Mineirão vira desculpa de times mineiros

Leandro Quesada

A tese de que a má fase dos times de Minas Gerais tem ligação com a falta do Mineirão, fechado para as obras da Copa, perde a força se lembrarmos que os cariocas fazem excelentes campanhas, mesmo sem o Maracanã.

O Atlético vem batendo cabeça há dez anos, com a formação de equipes ruins e caras. O América perdeu a expressão e a queda para a segundona não será surpresa. Já o Cruzeiro está decepcionando na atual disputa mesmo com bons jogadores.

Os clubes do Rio melhoraram as gestões, com políticas mais austeras e com gastos menores. As administrações profissionais embalam as boas performances de Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense.

O contraste das campanhas dos times dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais é bem visível na tabela de classificação.

Enquanto o Vasco lidera o Brasileirão e Botafogo, Flu e Fla estão entre os seis primeiros, o mineiros América e Atlético amargam a zona do rebaixamento. O Cruzeiro está perto dos conterrâneos.

A classificação dos oito primeiros ficou assim: Vasco 49 pontos, Corinthians 47, São Paulo 46, Botafogo 45, Fluminense 41, Flamengo 41, Internacional 40 e Palmeiras 39.

Nas últimas posições: América 19, Avaí 22, Atlético-PR 24, Atlético-MG 25. O Cruzeiro tem 29 pontos.

  1. André

    06/10/2011 15:47:06

    A Torcida de vcs enrustida que devia sair do armário Rs

  2. José Antonio Bento

    28/09/2011 13:10:48

    Vou tentar te ajudar um pouquinho.Sete Lagoas, Ipatinga e Uberlândia são cidades diferentes de BH e ficam bem longe da capital.O Engenhão fica na mesma cidade do Maracanã, o Rio de Janeiro.Diversos são os fatores que influenciam a queda das equipes mineiras, destaco algumas:- Cruzeiro desmanchou a equipe no meio do campeonato;- Atlético contratou mal seus jogadores que não se entrosaram até agora;- América veio com o mesmo time da série B, não reforçou a equipe.- A falta de estádio em BH prejudica os 3 times, porque a torcida no interior vai mais é para assistir o espetáculo e não torcer, tornando o fator torcida em campo neutro. Os custos são maiores com traslado BH-Interior-BH, os jogadores cansam mais. Você falou que a gestão das equipes cariocas são melhores(?), mas como explica o aumento nos últimos 3 anos das dívidas de Flamengo(26%); Fluminense(34%); Botafogo(77%) e Vasco(213%). Controle de dívidas não é gestão?????Os times cariocas possuem centros de treinamentos decentes????A Traffic mantém Ronaldinho no Flamengo e a Unimed sustenta o Fluminense. Isso é gestão eficiente???Conclusão: Você não entende absolutamente nada de futebol e muito menos de administração, ou seja, tem um grande déficit intelectual.

  3. Leandro Quesada

    28/09/2011 12:25:34

    Deficiência mental tem você. Eu não falei em dívida, meu caro. Vc está lendo algo que não escrevi.

  4. Rafael

    26/09/2011 21:31:28

    Quesada, acho q vc não conhece muito Belo Horizonte e a torcida dos seus respectivos times.A Arena do Jacaré fica a 80km de Belo horizonte, passando por uma estrada terrivelmente esburacada. O estádio cabe 16 mil pessoas mal acomodadas. A torcida genuina de América, Atlético e Cruzeiro estão na capital e ninguem vai sair daqui e ir pra Sete Lagoas ver jogo enfrentando uma estrada perigosa e ficar mal acomodado. E além do custo ser caro para o torcedor comum, já ir de ônibus pra lá é outra enorme dificuldade.Abraços!

  5. Fernando

    26/09/2011 21:25:07

    Quesada, você é um prepotente e acha que é dono da verdade. Vai lá em BH e se desloque para ver um jogo na Arena..... Rapaz, aqui em Minas, que diz que em boca fechada não entra mosquito.... Você assim como o Aécio Neves Silverio dos Reis são dois babacas.....

  6. marcio silveira

    26/09/2011 20:50:38

    CUZEIRO, ATLÉTICO E AMÉRICA JOGAM OU TENHAM JOGADO ATÉ A 500 KMS. DE BH.. É A MESMA SITUAÇÃO DOS DOS OUTROS QUE PERDERAM OS ESTÁDIOS LOCAIS MAS JOAGAM A 17, 30 OU 70 KMS?

  7. salomao santos

    26/09/2011 20:40:21

    ei voce sabe o que e jogar a 100(sete lagoas )200 (ipatinga) ou 600(uberlandia) kms de bh quando voce souber o que e isto critique os times mineiros que nao tem um engenhao doado pelo governo ou outros pequenos estadios e dizer que os cariocas sao melhores dirigentes que os mineiros ,,,,,ce ta brincando ,,,,volta para a escola e procure fazer melhor os seus comentarios

  8. dunha

    26/09/2011 20:31:00

    é malandro, post infeliz esse seu. melhor pensar direito antes de escrever!

  9. MAIS QUERIDO DO BRASIL

    26/09/2011 20:22:42

    Periga os times mineiros entrarem com uma ação, caso sejam rebaixados, alegando que foram obrigados a jogar fora de casa. kkkkkkkBobagem! É apenas questão de fase. Atualmente estão mal.....

  10. jose correa machado

    26/09/2011 19:33:09

    O Diego Souza e o Wanderley Luxemburgo sairam do galo, sera que foram ganhando menos. Vc tem que ver qto e o patrocinio dos clubes do rio e sao paulo. E sair de bh para assistir um jogo em sete lagoas a 80 km distancia as 22 horas ou perder o sabado e domingo para assistir jogo as 16 ou 18 horas e diferente. Se liga nisto seu grande jornalista.

  11. Luiz Fernando Ávila

    26/09/2011 19:30:10

    Amigo, os cariocas não têm o Maracanã, mas têm o Engenhão. Por sinal, o Botafogo não perde ali há muito tempo. Os dois estádios ficam dentro da cidade do Rio de Janeiro. Em BH, Mineirão e Independência fecharam este ano. Pode ser que você ache que isso não faça diferença. Mas pegar, no mínimo, 70 km de estrada pra jogar "em casa" me parece bastante razoável como justificativa para a derrapada no desempenho. Além disso, o Galo, por exemplo, tem tradição de funcionar melhor junto a sua torcida. Você já tinha ouvido falar no Independência? Abs!

  12. jouberto

    26/09/2011 18:57:03

    DEIXA DE SER BURRO QUESADA... NA CIDADE DO RIO NÃOTEM MARACANÃ MAS TEM VARIOS OUTROS ESTADIOS.. EM BH NOS CRUZEIRENSES NÃO JOGAMOS NENHUM JOGO... MAS TAMBEM NÃO É DESCULPA NÃO... O CRUZEIRO É PARA ESTAR NA FRENTE COMO SEMPRE ESTEVE COM MINEIRÃO OU SEM !!!!

  13. Sérgio

    26/09/2011 18:42:40

    Os cariocas perderam o Maracanã mas têm o Engenhão, isto é, continuam tendo um estádio na cidade onde têm sede.Em Minas, por uma burrice do governo estadual, fecharam o Independência e o Mineirão ao mesmo tempo, de forma que os times de Belo Horizonte sempre têm que se deslocar para jogarem, isto é, sempre jogam fora de casa.Se isso é causa da derrocada, não sei, mas que ajuda, certamente ajuda, afinal os jogadores nunca descansam, estão sempre viajando, tanto faz o jogo ser fora ou "em casa".

  14. Rafael Alves

    26/09/2011 18:21:14

    Quesada, admiro seu trabalho. Mas amigo, vamos rever algumas coisas. O Rio de Janeiro tem dentro da sua cidade o Estádio João Avelange além do Estádio de São Januário. Creio que isso faz uma sensível diferença pra mandar seus jogos, ou não?Em Belo Horizonte não tem nenhum Estádio. Nem Mineirão nem Independência.Sete Lagoas fica 80 km de Belo Horizonte e possui um Estádio acanhado. Ipatinga 200 km de BH. Uberlândia está mais pra São Paulo que pra Minas. Não estou querendo justificar a campanha ruim dos times de Minas, mas não faça comparações incompletas ou errôneas por favor. Saudações.

  15. João Batista

    26/09/2011 18:09:50

    Pronto, está tudo resolvido aqui em Minas. O Mineirão não faz falta, A solução é simples, basta gastar menos, mais austeridade e quem sabe conseguir alguns dirigentes do mesmo nível profissional dos atuais do Flamengo e Fluminense para que nossos times subam na tabela.

  16. Mauro Verona

    26/09/2011 17:59:10

    Concordo com você que o motivo principal não é a falta do Mineirão, mas não dá pra comparar com os times do Rio, pois os mesmos apesar de não ter o Maracanã podem continuar jogando no Rio (Engenhão). Já os times de Minas tem de viajar todas as vezes. Sete Lagoas fica a 100 km, mas toda semana e longe da torcida realmente não é fácil.

  17. Leo Alves

    26/09/2011 17:44:33

    Isso é pura conversa fiada! O time do galo por exemplo era muito forte em seus domínios, mas já tem um ano que joga em sete lagoas! Se até hj não se adaptou tem mais q se ferrar mesmo! Isso é apenas uma transferÊncia de repsonsabilidade para os reais erros e trapalhadas dos dirigentes mineiros.Se eu como torcedor posso pegar meu carro e rodar 70 km de bh até a arena do jacaré e encontro forças para torcer, pq os queridos pobres jogadores não podem jogar e superar em campo?

  18. sergio silva

    26/09/2011 16:51:25

    Primeiramente, o América nao perdeu a expressão. Nunca teve, apesar da força que faz a torcida mineira. Segundo: Quem está em queda livre é só o Cruzeiro, devido à corrupção e a falta de administraçao de seus dirigentes, que so sabem vender jogadores e comprar refugos para enganar a torcida. Quanto ao Atlético, ha muito tempo vem fazendo altos investimentos em jogadores e treinadores (Luxemburgo, Dorival ...) e fica sempre proximo à Z4. Quando chega à Sul Americana, sai na primeira rodada.

  19. Cláudio Teixeira

    26/09/2011 16:47:36

    Caro Quesada!Concordo que os times mineiros não estão bem administrados, o Atlético vem tentando há anos se estabilizar em cima de contratações caras, mas obsoletas. O América sempre teve a cara da série B, e nunca investiu para ser um clube da elite brasileira. O Cruzeiro "trocou os pés pelas mãos" literalmente, se desfez de importantes jogadores no meio da competição em torca de dinheiro no cofre.Mas, convém lembrar que um estádio na capital mineira faz muita falta, os dois estádios(Mineirão e Independência) em reforma foi uma falta de planejamento imperdoável, demonstração de incompetência por parte dos que comandam o futebol nas Minas Gerais. Lembro também que os cariocas se não tem o Maracanã, tem o Engenhão que supre a falta daquele e abarcar a torcida da cidade do Rio. Quando da primeira reforma do Maracanã foi um "Deus nos acuda" no futebol carioca, rebaixamento e nenhum dos times na ponta do campeonato.Boa gestão e saneamento, não sei onde você vê isso nos times cariocas, Laranjeiras em frangalhos, jogadores recebendo milhões, no quesito endividamento, assim como na Brasileirão 2011, Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo estão no top 4.

  20. Walter Silva

    26/09/2011 15:56:31

    Concordo com seu comentário porém gostaria de salientar, que é preciso que a imprensa do Brasil começe a questionar a imprensa mineira, pois chega a ser nogento esta falta de profissionalismo e essa torcida horrorosa pela Atletico.Atribuio também a falta de identificação cruzeirense pois 90% da imprensa mineira se apresentam declaradamente atleticana e os cruzeirenses ficam inrrustidos com medo de serem percebidos.É sabido e notório que Minas so tem um representante, no cenário nacional;ja foram feitas todas as pesquisas possíveis para verificação de maior torcida no estado e constatado um percentual absurdo a favor do Cruzeiro e no entanto estes dados parecem que não são válidos quando se trata de imprensa.Essa imprensa de certa forma atrapalha muito a evolução do Cruzeiro, pois por serem doentes pelo Atlético, eles sempre interferem na evoluçao do time Celeste.Como exemplo podemos citar comparações de uma equipe com a outra.Aqui em Minas não tem que se comparar...se só temos uma equipe de expressão vamos comparar o que?Será preciso outro centenário para que, zerando todas as conquistas,possamos colocar os dois mineiros em iguadades de condições e iniciar um comparativo, pois tenho 57 anos, cada clube, aproximadamente 100 e não consigo ver uma proximidade, em termos de conquistas entre os dois. Será que só esta emprensa mineira, Centenária e bairrista é que vê? e os inrrustidos Cruzeirenses não saem da toca para se defederem?Obrigado

  21. Rodrigo

    26/09/2011 15:02:49

    Vc foi infeliz no seu comentario . não concordo com o seu comentario. o engenhão pode não ser igual a maracanã mas e um esdadio que tem capacidade para um bom puplico .aqui em minas o minerão em jogos do Galo ou do cruzeiro ja abrigo 60 ,70 mil pessoas na arena do jacare 18,000 mil .atrapalha e muito o futebol de minas de todo o pais e o mais prejudicado .tanto cruzeiro com o atletico

  22. FERNANDO Marçal

    26/09/2011 15:00:58

    E o Engenhão fica fora da cidade do Rio de Janeiro né???Caso não saiba a Arena do Jacaré fica em outra cidade, longe, com uma estrada péssima e mal sinalizada, não estou falando que serve como desculpa, mas sua comparação é tão ridícula como todos seus comentários.

  23. Glauco Valerio

    26/09/2011 14:40:19

    Prezado Quesada,não sei se merecerei resposta,mas vai lá...Em parte, se aplica tal lamuria dos times de BH,sim...Deslocar 70 Km em rodovias perigosas e altamente movimentadas aliados aos horarios pornograficos que se realizam os jogos não é facil...Negligencia dos dirigentes(?) que em tudo agem com conivencia e toleram, quando de arbitrais para discussão dos criterios dos regulamentos de cada competição bem como a servidão perante a detentora dos direitos de transmissão...Como americano, compreendo a limitação orçamentaria e de valores individuais de minha equipe e mesmo sabendo que isso é um fator consideravel, posso te dizer que meu time, mesmo estando afastado do cenario nacional em todos os jogos que disputou se portou de maneira competitiva e encorajadoura...Como resultado do jogo futebol tem colhido somente derrotas e isso é pessimo em termos competitivos;mas em termos de partidas disputadas(jogo jogado) nosso time em mais de 80% dos jogos disputados se apresentou igual ou superior ao adversario que enfrentava.Mesmo analisando com 'paixão' e reconhecendo a limitação individual da equipe, algo que muitos times buscam nosso America apresenta , que é uma certa organização, um sentido de coletividade mas , como disse o Givanildo há dois jogos, a sorte não tem jogado junto...Falta a gana amadora em campo das disputas da varzea!Mas como se cada perna de pau já começa uma carreira , no minimo com 20.000,00 por mês ? ...e ainda se diz 'artista' por jogarem em palcos gramados?...Discussão pra outro topico: time de futebol com salario igual pra todos e produtividade por metas alcançadas individualmente e coletivamente.Vai ter sim quem vai comer a grama...É bem possivel que caíamos,mesmo porque toda a midia nacional já no começo da competição colocava o America entre os rebaixados;é até uma falta de respeito por parte da imprensa que se diz imparcial e é na verdade cruel, porque em suas 'analises' denota a tendencia clubistica em detrimento do aspecto competitivo e profissional que tem de ser...Mas enfim é pedir muito mesmo!Grato pela atenção,Saudações ameicanas!

  24. Mário

    26/09/2011 14:32:54

    Os clubes cariocas tem mandado seus jogos em um estadio pequeno, com capacidade para 18 mil torcedores, em uma cidade do interior distante 70Km da capital? * O estadio Engenhão com capacidade para mais de quarenta mil pessoas esta localizado em BH?????? * Os clubes cariocas gastam menos que os mineiros? Realmente jogadores tipo Ronaldinho Gaucho, Diego Souza, Fred, Louco Abreu, Tiago Neves, Felipe, Alessandro, Deco, Massuel, entre outros realmente realmente custam muito pouco. Sem falar no senhor Luxemburgo. Realmente muita austeridade nas contas. Pode se dizer que tem tido mais sorte, mais falar que são melhores administrados é forçar a barra. Aqui como estão os CT's dos times cariocas?? Aqui em BH vc não acha ratos não.O saudade do Mineirão, A MASSA ATLETICANA tá louca pra te reencontrar Mineirão.

  25. João Manuel

    26/09/2011 14:02:49

    Quesada,Sou seu ouvinte do seu programa das 20:00h da rádio Bandeirantes. O considero um dos melhores radialistas do Brasil, objetivo, sério e de muita credibilidade. Como torcedor da Portuguesa vejo que você não fala dela. Será que não é importante falar de um time que mais fez gols nos campeonatos brasileiros e que tem 50 pontos ganhos. Posso lhe garantir que muitos amigos meus (que não torcem para Lusa) estão torcendo pelo seu regresso para a Série 'A". Um abraço e muito sucesso, você merece.

  26. Luis

    26/09/2011 13:54:29

    Quanta bobagem....tudo bem vcs não darem atenção pra cá mas falra isso já um abesteira muito grande....O engenhão se localiza no Rio de Janeiro enquanto aki a distancia até a arena beira os 100 KM......A gestão tmb contribui mas não pode ser irrelevante a comodidade do mineirão para a torcida e jogadores.,...agora, aponte tmb quanto ganham os times do rio e quanto ganharm os times daki de cotas

  27. Hercilio

    26/09/2011 13:41:33

    Olha, o Mineirão é desculpa para times fracos e no caso do Cruzeiro o time foi desmontado no meio do torneio, mas que não jogar em casa faz falta faz.A comparação com o Rio é fora de propósito, o Engenhão é um estádio grande e fica na cidade do Rio de Janeiro e não no interior como é o caso de Sete Lagoas.

  28. sinvas

    26/09/2011 13:24:44

    Ou é falta de assunto, ou é desinformação, ou os dois, mas o seu texto tem muitas lacunas. Primeiro, como você mesmo afirma o atlético monta times ruins há dez anos, com mineirão, o time disputou a série B. Sem Mineirão, o Cruzeiro fez boa campanha ano passado; o problema do time este ano não é estádio, e sim administrativo. Segundo, de onde você tirou a ideia de que o Flamengo é bem administrado, se o time conseguiu patrocínio pífio só no final do ano e tem uma campanha muito aquém do que esperava? E se você connsidera a administração da unimed no Fluminense boa, significa que você nao lê nem as matérias publicadas no uol, não lembra dos ratos?

  29. Alexandre

    26/09/2011 13:23:21

    Boa tarde, sr. Quesada.Vamos prestar mais atenção no que acontece? Comparar Arena do Jacaré com Engenhão? Lógico que não é só isso, mas que o Mineirão faz falta, faz sim. Outra coisa que você não acrescentou à boa gestão dos times cariocas é a ajuda que eles sempre tem dos apitadores. Fluminense venceu com gol de Fred impedido no jogo anterior, penalte duvidoso contra o Atlético Paranaense nesse fim de semana, Deivid impedido no gol da vitória do Flamengo contra o América. Seria bom você acrescentar isso no seu texto, o que acha?

  30. Leandro Martins

    26/09/2011 13:19:11

    Como assim jogar em um estadio a 100km de Belo Horizonte nao influencia na campanha dos times?Cruzeiro e Atletico estao sendo prejudicados sim pela ausencia de um campo em BH. Nao que isso seja o explicador da situaçao de ambos, mas que influencia isso ninguem pode negar.Se nao influenciar acabemos com o mando de campo.Quanto aos times do Rio, vale lembrar que a um tempo atras qdo a casa dos cariocas era Volta Redonda, a historia tbm nao foi muito diferente.

  31. celso

    26/09/2011 13:09:04

    Vc acha realmente que contratar Ronaldinho a peso de ouro, Luxemburgo e sua comissão de 50 cargos, Tiago NEves e Deivid são exemplos de austeridade?

  32. andré

    26/09/2011 13:06:09

    Quem te falou que alguém do CRUZEIRO, ATLÉTICO OU AMERICA esta colocando a culpa na falta do MINEIRÃO? De onde você tirou essa ideia, foi o Zezé, o Alexandre Kalil, o Cuca, o técnico do America. Os jogadores? Cala sua boca rapaz, você é um provinciano. O Mineirão faz falta sim, isso é obvio, qualquer um que entende de futebol sabe disso, claro que não é o único motivo mas que faz falta, faz sim. vai procurar sua turma, lá marginal sem número.

  33. Julio

    26/09/2011 12:46:44

    ACHO QUE A FALTA DO ESTÁDIO MINEIRÃO PREJUDICA OS TIMES DE MINAS, ASSIM COMO NÃO MANDAR OS JOGOS NO MARACANÃ É RUIM PARA OS CLUBES DO RIO, QUE AO MENOS TEM A VANTAGEM DE JOGAR NA MESMA CIDADE JÁ QUE O ENGENHÃO ( APESAR DA DISTÂNCIA) É LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO, JÁ OS TIMES MINEIROS ESTÃO SENDO ITINERANTES, ORA JOGAM EM SETE LAGOAS, ORA EM IPATINGA. O ERRO DESSA HISTÓRIA FOI TAMBÉM FECHAREM O INDEPENDÊNCIA QUE SERIA UMA ALTERNATIVA ENQUANTO O MINEIRÃO PASSA POR REFORMAS E LOGICAMENTE ADMITIR QUE OS ELENCOS DOS CLUBES NÃO SÃO TÃO BONS QUANTO OS DIRIGENTES( PRINCIPALMENTE OS DO ATLÉTICO-MG) QUEREM FAZER SUPOR.

  34. paulojosé

    26/09/2011 12:41:53

    E o que você tem haver com isso, você nunca fala dos times de MINAS, por que vem falar agora, so sabe falar mal do CRUZEIRO. Os times do Rio tem o Engenhão, e o Mineirão faz falta sim, não pode é ser o único motivo da má campanha, mas que faz falta, faz sim.

  35. Pike-BH

    26/09/2011 12:32:34

    A campanha dos 3 mineiros é horrível, mas Atlético e Cruzeiro tem estrutura melhor que qualquer time do Rio. Essa tal "gestão profissional" a qual você se refere é a mesma que mantém um campo de treinamento para o Fluminense em Xerém que nem tem banheiro que funciona, e que também possui um "estádio" com o de São Januário que dá até pena, de tão lixo que está. Além de São Januário, onde o Vasco joga, não se esqueça que ainda existe o Engenhão no Rio, que é um estádio moderno e abriga os outros três times neste campeonato, já Atlético, Cruzeiro e América tem que "viajar" toda vez que jogam "em casa", chegando ao cúmulo de jogarem em cidades como Uberlândia-MG cuja maioria é de torcedores de times do Rio.

  36. José Antonio Bento

    26/09/2011 12:31:19

    Deficiência intelectual, má fé ou os dois. Não sei como classificar o comentário desse suposto entendido em futebol, talvez qualquer criança possa fazer uma análise melhor do que esta, vamos aos fatos.O Engenhão fica no Rio de Janeiro assim como o Maracanã, a cidade é a mesma, então a diferença é quase nenhuma.Não há outro estádio em BH, no momento, para substituir o Mineirão. O Independência só fica pronto em 2012. Os clubes tem que ir para outra cidade.Os clubes do Rio melhoraram as gestões?????????Maiores dívidas de clubes brasileiros:1º. Vasco – R$ 377.854.000 2º. Flamengo – R$ 333.328.0003º. Fluminense – R$ 320.721.0004º. Atlético-MG – R$ 283.334.0005º. Botafogo – R$ 265.424.0006º. Corinthians - R$ 255.164.0007º. Palmeiras – R$ 197.229.0008º. Internacional – R$ 176.906.0009º. Santos - R$ 175.565.00010º. Portuguesa – R$ 155.568.000Nenhum clube do Rio tem centro de treinamento decente, ou nem isso.Ninguém aqui em MG está procurando desculpa para nada. A fase é péssima para os três times, por diversas razões e ponto final. As três equipes irão sair dessa fase pelas suas próprias pernas, sem ajuda de terceiros ou favorecimentos.Some-se a isso a arbitragem tendenciosa que favorece descaradamente os times do eixo Rio-SP (aquele 2º gol do Flamengo contra o América, o Deivid estava impedido).Se for para fazer esses comentários rasteiros, o "comentarista esportivo" deveria falar é de novelas.

  37. Carlos Vasconcellos

    26/09/2011 12:31:12

    Curioso que a mesma imprensa que hoje incensa o Rio de Janeiro é a que elogiava o futebol mineiro por seu calendário com campeonato em apenas um turno e onze jogos. Calendário este que acabou com o futebol mineiro do interior. Adicione-se a isso a estranhíssima interdição do Estádio Independênbcia, com reforma a cargo dos governos estaduais (o passado e o atual). Essa seria uma excelente opão para o Mineirão. Mas isso ninguém comenta na imprensa nacional, parece que não se pode falar mal do governo mineiro.O Rio, de fato, tem hoje uma Federação que se profissionalizou, um futebol ascendente nos clubes menores e quatro clubes grandes que, se não são nenhuma maravilha em termos de administração, vêm há vários anos atuando unidos na política desportiva.

  38. Luiz Alberto

    26/09/2011 12:25:49

    Você só está se esquecendo de um detalhe. Em Belo Horizonte foram fechados o Mineirão e o Independência. Belo Horizonte está sem estádios. A comparação só seria válida se tivessem sido fechados o Maracanã e o Engenhão, e os times do Rio tivessem que viajar em TODAS as rodadas. E administrar com muito dinheiro é fácil. Queria ver administrar com o que os times de Minas recebem.

  39. Tiago

    26/09/2011 12:06:10

    Deve ser porque o Engenhão fica fora do Rio de Janeiro e Arena do Jacaré em BH. Mesma situação mesmo. Ah, claro, os estádios também têm a mesma estrutura, quase não se vê diferença.

  40. Junior

    26/09/2011 12:01:52

    Sou torcedor do cruzeiro na verdade o estadio e um dos motivos sim, pois os times cariocas tem engenhão ja os mineiros o estadio mas perto de Bh que escolheram para mandar seus jogos fica a 80km se o indepedência estivese liberado ajudaria bastante pois fora a presença da torcida seria maior ,tem a questão das viagens ate qndo joga em casa e preciso viajar isso causa um desgate bem maior aos jogadores.Maior problema do cruzeiro e gestão que esta trabalhando como se estivesse nos anos 90 onde venda de jogadores era maior receita do time perella não evoluiu esta estagnado mentalidade retrogada departamento de marketing e ridiculo para piorar o perella largou o clube esta se dedicando senado,olha que o futuro se mostra negro pois os candidatos a presidência a eleição de outubro são igauis ou piores que o Sr Perella.

  41. Márcio Almeida

    26/09/2011 11:40:20

    Quesada, se esqueceu que os cariocas tem o Engenhão e São Januario!

  42. luciano

    26/09/2011 11:33:34

    Quesada, bom dia mais uma vez mais como um bom seguidor de seu blog e corinthiano digo:INFELIZMENTE MEU TIME NÃO VAI GANHAR DO VASCO.Tá dificil cara, contra o bahia sem um monte de titular e ganhar de 1, beleza pra mim tudo bem otimo pois que vale são 3 pontinho mas... o futebol do inicio do campeonato sumiu, e com diego souza jogando assim ou é empate no sacrificio ou derrota, muito impossivel - DIZENDO-SE SOBRE CORINTHIANS NADA É IMPOSSIVEL MAS ... - falar sobre vitoria mas né ...AQUI É CORINTHIANS. E sobre os times de minas america já foi, atl mg torço pra que não caia de novo pois o time é bom mas o calendario de seus jogos ruim, e sobre o cruzeiro cara é ate dificil eu falar algo com um timaço destes e querendo tentar vaga na serie b, eu acho que não cai mas já vimos isso com GREMIO, PALMEIRAS, CORINTHIANS, ATL MG, FLUMINENSE, BOTAFOGO, VASCO.

  43. Paulo

    26/09/2011 11:30:34

    Desculpa esfarrapada. O futebol mineiro está (há muito tempo) um lixo. O Campeonato mineiro é de uma pobreza assustadora. A Taça Minas Gerais é disputada por cinco ou times mambembes. A Federação Mineira de Futebol parece liga de cidade pequena; não dá conta de organizar nem torneio início na roça...

  44. Felipe Marques

    26/09/2011 11:26:43

    Vc quer dizer então q o Engenhão e a Arena do Jacaré são do mesmo nivel? Para né!! Se tivessemos ao menos o Indepedencia em funcionamento essa comparação faria algum sentido.

  45. Raul

    26/09/2011 11:23:50

    Rio com gastos menores??? Fluminense e Flamengo pagam 400.000 pra qualquer um. Agora concordo que a falta de Mineirão não é desculpa. Faltou competência no planejamento.

  46. Felipe

    26/09/2011 11:13:33

    Antes de vc criticar vc deveria vivenciar o estado, saber da cultura do estado, dos dados, etc. O altético sempre foi forte no mineirão, com a torcida empurrando o time a todo momento, lotando o estádio. Existe uma grande diferença entre jogar em um estádio com 8, 10 mil torcedores e jogar em um grande estádio com 60 mil torcedores. Por acaso vc ja foi à arena do jacaré?

  47. Marcelo Watanabe

    26/09/2011 11:09:09

    Só mesmo um jornalista como o Sr. Quesada para fazer uma comparação destas... No Rio não tem o Maracanã, mas tem o Engenhão e São Januário. E esses estádios são no RIo. Em belo Horizonte os dois estados estão em reforma e os times da capital não jogam na sua cidade, mas no interior. Sete Lagoas, Ipatinga, Uberlândia são cidades distintas de BH, inclusive Uberlândia dista mais ou menos 600 km. Tenha dó, meu caro, opinião é válida, mas bom senso e embasamento´são fundamentais.

  48. Danilo

    26/09/2011 11:05:58

    Quesada,O Mineirão faz muita falta sim senhor. Os times de Minas viajam o campeonato inteiro, ou não? Tanto para jogar em "casa" como fora. Já os cariocas, tem o Engenhão e o Vasco, joga em São Januário.

  49. carlos lopes

    26/09/2011 11:01:18

    Essa tese é sua?Só voce mesmo pra fazer esse tipo de comentario desnecessário.Depois não vai reclamar que ninguem lê seu blog.

  50. Marcos

    26/09/2011 10:53:15

    Caramba, acho que é a primeira vez que vejo um post seu que não é sobre o corinthians ou de times paulistas. Parabéns, faça isso mais vezes, existe vida fora de São Paulo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso