Blog do Quesada

A graça da campanha corinthiana

Leandro Quesada

Esqueça a campanha ''quase'' 100% do Corinthians. Flamengo, São Paulo e Palmeiras estão com ''percentual de campeão'' como lembrou Luxemburgo, técnico do Flamengo. A performance do Corinthians para ele é de ''campeão dos campeões''.

É fato: fora de qualquer previsão mais fanática, o time de Tite alcança números jamais vistos na história dos pontos corridos. Em dez jogos, nove vitórias, um empate e 28 pontos de 30 possíveis.
Na metade do primeiro turno, o Corinthians ganha a tal ''gordura'' para queimar mais adiante.

O Corinthians pode fazer o Brasileirão ficar sem graça, se continuar com este desempenho. Sem graça para os rivais, não para o Timão.

Fica a questão, que insisto em discutir desde 2003, quando o campeonato brasileiro adotou o modelo de pontos corridos: será que o ''mata-mata'' não é o ideal, mesmo não sendo o mais justo?

  1. Claudemir

    13/08/2011 09:18:34

    Moramos em um país continental e não em uma provincia como a midia e nossos governantes tratam......poderiamos ter uma copa de estados nos moldes da copa do mundo uma vez a cada dois ou quatro anos seria uma forma de ver os melhores jogadores de cada estado atuando em um torneio de curta duração como se fosse uma copa do mundo, seria o máximo!

  2. Matias

    24/07/2011 02:27:01

    Se tem um povo no mundo que sabe fazer espetáculo, criar emoções fortes e ganhar dinheiro, este povo é o americano. Vocês já perceberam que todos os seus eventos esportivos rendem trocentas vezes mais, com times superpoderosos, por usarem a formula do mata mata? Quem já assistiu um superbowl na tv tem uma idéia do que eu to falando!Campeonato de ponto corrido só é legal pro primeiro colocado e graças a Deus, este ano é o Timão!!! Vai Corinthians!!!

  3. Léo Haddad

    23/07/2011 17:06:57

    Que coisa sem graça ficar querendo colocar mata-mata em campeonato.Não sou corithiano, mas se ele ta na frente, méritos dele. O campeonato de uma forma geral fica muito mais emocionante assim. No mata-mata só fica interessante nos últimos jogos.Se for assim faça 3 copa do brasil durante o ano e pronto, cheio de mata-mata e a Globo feliz.

  4. Ricardo2

    23/07/2011 15:18:19

    Acho campeonato de pontos corridos muito chatos. É justo? Mas eu diria: entregação rola solta (vide Brasileiro09, ou o Espanhol10-11 - presidentes de times debaixo da tabela juraram amor eterno recíproco e os resultados, ohhh, por coincidência aconteceram...). Pode ter uma fase classificatória de pontos corridos antes, mas culinando num mata-mata, como, aliás, os mais importantes torneios do mundo são: Libertadores, Champions League, Copa América, Eurocopa e Copa do Mundo. Por que será que a NBA depois de uma loga temporada faz play-offs? Mais emoção, mais audiência, mais jogos épicos...Teria mais graça, na última competição, o Flu ter ganhado o título num Fla-Flu ou contra o Goiás?

  5. Leandro Quesada

    22/07/2011 19:31:07

    Movimento feito por blogueiro que financia blogueiro a escrever o que não tem coragem. Vc deve estar brincando. Há um processo no DEIC, correndo solto contra alguns blogueiros. Voce está sendo incluindo nele. saiba disto.

  6. Leandro Quesada

    22/07/2011 19:28:14

    Espero que o seu e-mail seja verdadeiro. No fundo, acho que é fake. Mas se vc tiver que provar isto que escreveu, não vai conseguir e assim terá problemas na justiça. Cuidado!!! Não vá na onda dos pseudos-arautos da idoneidade. Cuidado!!! cuidado com a onda.

  7. Leandro Quesada

    22/07/2011 19:24:41

    Vc lê apenas as coisas do Corinthians ...é por isso...

  8. Leandro Quesada

    22/07/2011 19:23:20

    Pergunte para o Felipão se é verdade.

  9. Leandro Quesada

    22/07/2011 19:22:17

    Eu garanto aquilo que escrevo. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao Felipão.

  10. Fotografo Amador

    22/07/2011 16:30:45

    Caro Blogueiro,Creio que o campeonato mais interessante seria os times se enfrentarem todos contra todos é claro e posteriormente serem formados grupos finais ....- Os primeiros 4 disputariam o título brasileiro (alem da vaga da libertadores)- Do 5º ao 10º disputarem uma vaga para Libertadores (alem da vaga da sulamericana)- Do 11º ao 16º disputarem uma vaga para a Sulamericana- Do 17º ao 20º três cairíam para a 2ª divisão e um conseguiria permanecer na 1ª ...É a única forma de todos jogarem até o final do ano e com objetivos relevantes e que atrairiam o público ....Tipo de domingo a disputa do pilotão principal .... de 4ª as disputas do pilotão da morte (ultimos) e de sabadão os jogos do 5º ao 10º e do 11º ao 16ºAs emissoras teriam suas grades fixas até o final do ano ... os clubes teriam suas rendas ... e creio que seria mais emocionante do que aquele campeonato longo e sem emoção ... pequenos campeonatos dentro do mesmo ... Fica a Dica""" ;)

  11. Fotografo Amador

    22/07/2011 16:29:40

    Caro Blogueiro,Creio que o campeonato mais interessante seria os times se enfrentarem todos contra todos é claro e posteriormente serem formados grupos finais ....- Os primeiros 4 disputariam o título brasileiro (alem da vaga da libertadores)- Do 5º ao 10º disputarem uma vaga para Libertadores (alem da vaga da sulamericana)- Do 11º ao 16º disputarem uma vaga para a Sulamericana- Do 17º ao 20º três cairíam para a 2ª divisão e um conseguiria permanecer na 1ª ...É a única forma de todos jogarem até o final do ano e com objetivos relevantes e que atrairiam o público ....Tipo de domingo a disputa do pilotão principal .... de 4ª as disputas do pilotão da morte (ultimos) e de sabadão os jogos do 5º ao 10º e do 11º ao 20ºAs emissoras teriam suas grades fixas até o final do ano ... os clubes teriam suas rendas ... e creio que seria mais emocionante do que aquele campeonato longo e sem emoção ... pequenos campeonatos dentro do mesmo ... Fica a Dica""" ;)

  12. Jhonas Alves

    22/07/2011 16:29:10

    O CORINTHIANS É O MELHOR TIME ATUALMENTE NO PAIS..........ÉSSA MIDIA HIPÓCRITAS NÃO PUBLICAM EM SUAS PAGINAS,............Á MAIORIA USAM CAMISA DOS RIVAIS.........E NÃO QUEREM SE CURVAREM PERANTE ÉSSA REALIDADE DO TODO PODEROSO TIMÃO. INFELISMENTE .........COMO DIZ ZAGALO.........TEM QUE NOS ENGOLIR

  13. Marcio

    22/07/2011 16:18:38

    Caro Luis,É engraçado vc falar assim do Corinthians.Pq o técnico do seu proprio time esta todo preocupadinho com o confronto contra o Timão, ja ta até pensando em pedir nova marmelad....ohhh, desculpe, novo adiamento.Engraçado que contra o Palmeiras, o Cruzeiro, o Inter, todos times campeões da América o Santos não pediu adiamento, mas contra o eliminado pelo Tolima voces precisam mostrar tanto medo assim?Poxa, se enxerga meu amigo, somente time grande e com poder pode especular nomes do calibre que vc mesmo disse.E além do mais, esse jogo que está por vir não é classico!Classico é Corinthians X SPFC, Corinthians X Palmeiras e SPFC X Palmeiras.Classico do Santos é contra Jabaquara e Lusinha Santista!Te enxerga!Abraços aos Líderes, invictos e com sobras.

  14. reinldo

    22/07/2011 16:05:21

    Meu amigo só pra te lembrar, das 10 rodadas do brasileirão, o Corinthians jogou e não perdeu de nada mais nada menos do que 9 campeões brasileiro, somete o atlético goianiense não foi, o restante sim, 5x0 no hexacampeão brasileiro, por isso não fale bobagem

  15. Adilson

    22/07/2011 15:41:16

    Quesada, voce é como a maioria dos brasileiros de São Paulo.Curintia, naõ sei se és sócio do Sanches, mas tens memória, curta.No ano retrasado o Palmeiras deslanchou e deu no que deu.No ano passado o seu Curintia deslanchou e deu no que deu.Esta semana já perderam o Julio Cesar, Liedson e Jorge Henrique.Chicão mais Paulinho estão se saída.Luxemburgo sidde que o bicha vai pegar.Se o seu Curintia tem a maior torcida, as outras juntas são bem maiores 150 milhõescontra e voces acabarão enfrentando o TOLIMA novamente na Pré-Libertadores.Teixeira ´pe forte porque a imprensa paulista é fraca, para não dizer "escrota".

  16. Robson Calazans

    22/07/2011 15:40:46

    Meu caro, sou CORINTIANO mas não tem nada a ver o que direi. Veja o comentário do grande Muricy, sobre nova prorrogação do Cor X San. Quando demitem o técnico porque o time perde 3 seguidas, veja o Falcaão agora, o Adilson no COR, o CUCA e outros tantos, tudo bem né? O COR estava desfalcado na ocasião, o São Paulo idem e adeus Carpegiane, o Inter idem, e o Santos quase na zona de rebaixamento, porque o Muricy não saiu ainda ? e mais, fica reclamando dos caras que estão fora...... ora, ora, quer dizer que o Santos sem els já era!!!!! e se estiverem com lesões, como fica.bla bla vamos jogar bola e deixem de apopo furadoAbraços

  17. Leandro Touzo

    22/07/2011 15:38:13

    Me admira jornalistas ainda promoverem esse tipo de enquete! De certo, devemos voltar ao mata-mata, continuar com o calendário incompatível com o europeu, permancer com a ricardo teixeira na CBF e jamais questionar a globo quanto ao horários dos jogos com transmissao direta!

  18. gerson

    22/07/2011 15:36:14

    Não concordo com fase de mata mata , pois os grandes campeonatos do mundo são através dos pontos corridos. Pois o melhor time de fato é o campeão.Uma vez que no famoso torneio mata mata um time que fez um campanha sofrível pode numa sorte ser o campeão. Ex. santos ano 2002.

  19. Fábio Carrasco

    22/07/2011 15:18:38

    Acho incrível essa discussão persistir. Falta de assunto?Campeonato sempre foi e sempre será de pontos corridos, por definição. Para quem curte mata-mata, que acha mais emocionante, temos a Copa do Brasil, que, como todas as copas, têm o formato mata-mata.Chega de papo-furado!

  20. Ramon

    22/07/2011 15:13:40

    O campeonato brasileiro deve sagrar campeão o melhor time do Brasil. E o único jeito de garantir isso é com pontos corridos.Mata mata a gente vê na copa do Brasil, campeonato estadual, libertadores...Quando tinha mata mata no brasileirao, a preocupação dos times era apenas ficar entre os 8 na primeira fase, ninguém precisava pensar em elenco, planejamento...Os pontos corridos fazem os times se planejarem melhor para tentar ganhar o campeonato. Faz os clubes montarem melhores elencos no ano seguinte quando vêem um rival se destacar em um determinado ano.A formula de pontos corridos é o único meio de continuar fazendo o futebol brasileiro se desenvolver.

  21. jorge pascale

    22/07/2011 14:46:08

    O Corinthians só jogou com quem esta do lado de baixo da tabela??? de onde tiraram isso??? pegamos 6 dos 9 primeiros colocados na tabela, será que estou ficando louco??

  22. Mário

    22/07/2011 14:44:31

    Uma das coisas que o campeonato de pontos corridos acrescenta em justiça, são os erros dos árbitros, que se distribuem ao longo do campeonato.Um erro de árbitro em final de campeonato no sistema mata-mata, pode dar o campeonato para o pior time (vide final do campeonato de 95, onde o Santos foi prejudicado pela arbitragem). NB. não sou santista!

  23. Daniel Sousa

    22/07/2011 14:41:48

    Eeeeeeeeeeeeeee inveja. Me diz então o espertão, quantos times do brasileiro cederam taaantos jogadores assim para a seleção de forma que desequilibrasse o campeonato? Só Santos e São Paulo, ambos fregueses do timão.Contra o Flamengo o Timão só empatou fora de casa por puro azar. Não se esqueça que do próprio G4 atual, Corinthians já desceu o sarrafo em um (5PFC), empatou FORA DE CASA com o Flamengo, e um pouco mais atrás, bateu no Inter, Botafogo (tb fora de casa) e Vasco.O que o sr. esqueceu caríssimo Luis Henrique, é que a parte de baixo da tabela é que ainda não é tao conhecida pelo timão, que dos últimos colocados (pode até dizer os últimos 6 da tabela), o Coringão só jogou com 2 deles.Críticas sim sr., mas desmerecer um trabalho tão bom e de tanta competência do Tite, que até eu mesmo criticava, chega a ser patético.

  24. sergio

    22/07/2011 14:38:38

    vcs acham que essas galinhada vai ficar muito tempo na liderança.kkkkkkkkkkk? Veremos quem vai ser campeão.

  25. Fivel

    22/07/2011 14:32:34

    Quesada ... acho justo este campeonato de pontos corridos !!! Afinal, se o Coríntians está ne frente é por que está levando á sério o campeonato. Sou Palmeirense e fiquei puto no último campeonato paulista onde lideramos grande parte do campeonato e no mata-mata levamos chumbo. Acho justo pontos corridos onde toda partida "para quem quer ser campeão" é uma final de campeonato.

  26. GIL

    22/07/2011 14:22:35

    Nossa Quesada, que falta de assunto, hein?

  27. Rodrigo

    22/07/2011 14:17:50

    Desculpa ... ate concordo que virão as derrotas ... mas não tem elenco é brincadeira .... só para o ataque tem 5 ... e desses 5 todos seriam titulares em qualquer time brasileiro.Laterais tem 2 para cada lado ... onde os reservas tb seriam titulares em qualquer time brasileiro.Zagueiros ... temos 4 onde 3 tb seriam titulares ...Goleiros ... 3 ... tb titulares facil.Meio campo ... 7 onde 4 facil facil titulares em qualquer time brasileiro.

  28. Paulo

    22/07/2011 14:16:37

    O campeonato Brasileiro irá começar agora,ai veremos se esse TIMINHO de Itaquera, tem essa bola toda mesmo, como essa imprensa adora babar esse TIMECO...

  29. JOAO B OLIVEIRA

    22/07/2011 14:11:47

    e aí sabe tudo o Kleber não tinha pedido para não jogar quarta como vc disse na tv, vc também não sabe nada e só inventa lorotas para ficar na midia.

  30. José Severo

    22/07/2011 13:50:22

    Ai Quesada, o Santos já esta com medo de enfrentar o Timão, já quer pedir novo adiamento do jogo qie ja foi adiado da 5ª rodada, o Murici não quer que o Mano convoque seus jogadores para não ficar sem eles para o jogo contra nós. O que esta acontacendo com o Murici, é medooooooooo. Vamos ser Campeões dos dois turnos e outra sem perder. kkkkkkk

  31. Julio

    22/07/2011 13:43:50

    Ae Quesada, concordo com você, acho que esse ano não vai ter como, vai ser do Corinthians mesmo!!!Mas vou te falar uma parada: você como jornalista é um excelente torcedor corinthiano. Neste momento estou vendo o SP Acontece e você mais uma vez ousou mexer com a torcida Palmeirense, insinuando que somos time pequeno, ja que nao ganhamos nada desde 1999 e que quem vive de passado é museu e blablabla. Ai vou te falar, o Palmeiras é muito maior que o Corinthians, temos mais titulos, mais histórias, só temos menos torcedores. Você cara é um cara imparcial e deve ser um mal carater entao fica esperto ai! Para de gorar o Palmeiras - nao me venha com essa de que esta sendo realista - e faça seu trabalhinho ridiculo ai. Você só deve estar na Band pq deve ter conhecidos ai no meio!

  32. Rodrigo

    22/07/2011 13:37:48

    Legal é voltar para o mata mata e ver o Paraguai poder ser campeão nesse sistema sem uma única vitória. Premiar os times com menos estrutura e planejamento. Todos os outros campeonatos disputados pelas principais equipes brasileiras já são no sistema de mata mata (Estaduais, Libertadores, Sul Americana e Copa do Brasil). Para que retroceder?

  33. Romes Rocha

    22/07/2011 13:30:31

    olha Quesada,sou corinthiano más na minha opinião o campeonato de pontos corridos é injusto na sua forma de distribuição de pontos:3 pts para vitória1 pt para empate0 pt para derrótapra mim deveria ser:2 pts para vitória1 pt para empate 0 pt para derrótasendo turno e returno,como é hoje,mais no final os oito primeiros lugares disputariam mata-mata,o melhor sagraria-se campeão.acho que assim seria mais justo e bem mais emocionante.

  34. Rui

    22/07/2011 13:28:22

    Eu vou falar besteira, ou o Internacional já foi campeão invícto brasileiro, antes dos pontos corridos? E nem fizeram esta firula toda! Calma cocada, digo Quesada, tá muuuuiiiito cedo, ainda teremos reviravolta, pode escrever!

  35. Mamede

    22/07/2011 13:20:30

    É Blefe de marketing? Pode ser. Parece que o presidente do teu time escroto entrou nele. Implorou na mídia para que o Coringão não levasse o Ganso.O Corinthians tem condições disso porque é o time que mais movimenta dinheiro no país, tio. Vai no netshoes (patrocinador do teu time) e vê quem tem um ícone exclusivo de cara na home.Sem o Corinthians, o futebol brasileiro iria ser um total marasmo. Prova disso? O campeonato brasileiro de 2008.

  36. leandro

    22/07/2011 12:23:12

    Timaâo campeão com 4 rodadas faltando ,alguem duvida,time com raça ,conjunto,vontade,ninguem segura ,ou acha que o são paulo vai ser campeão,com aquele time sem raça,coragem,e sem cobrança da torcida.

  37. Bruno Colontoni

    22/07/2011 12:08:01

    Olá, Este comentário me fazer lembrar do campeonato brasileiro de 2002. O Timão terminou a fase de grupos em primeiro e o Santos de Robinho e Diego se classificou no sufoco em oitavo colocado. Resultado? Prefiro esquecer aquela final. Rs. O mata-mata torna o campeonato mais competitivo, porém não mais justo. AbraçosBruno PS. Podem até querer mudar, porém este ano o Timão está com rendimento melhor que a Red Bull de 2011, que a Ferrari do Schumacher ou que a Brawn GP do Button.

  38. Marcio

    22/07/2011 12:05:37

    De jeito nenhum Quesada.. Imagina um time fazer uma bela campanha dessas e depois perder para um Figuirense da vida.. tem que premiar a equipe que lutou o campeonato todo para ser o melhor.. nao apenas em 2 jogos.. Triste como ver o Paraguai que não ganhou nenhum jogo nessa Copa America e corre o risco de estar na final.. Nao vamos regredir!!!

  39. Cesar

    22/07/2011 12:00:47

    Meu caro jornalista, muda um pouco a pauta. Entra dias, semanas e meses e voce só tem um tema. Será que voce consegue comentar sobre outros assuntos referentes a Futebol ou somente sobre o Corinthians? Será que voce quer somente se garantir na boquinha que arrumou? Arruma uma vaga no Parque São Jorge e tente juntur "o seu" util ao agradavel.

  40. Tomita

    22/07/2011 11:49:00

    Quesada, acredito que o Brasileirão é o campeonato é um dos mais difíceis do mundo se não for o mais. É muito disputado e os times, mesmo com algumas dificuldades financeiras, se reforçam inclusive indo buscar talentos nas divisões inferiores pois nosso país é um celeiro de craques. Somando-se a tudo isso os times praticamente se equivalem uns menos outros mais mas no todo estão equiparados. Daí, creio que a forma por pontos corridos premia o que mantiver regularidade, planejamento e boas contratações. Nos últimos anos as rodadas finais tem se mostrado muito emocionantes devido o título estar sendo conquistado nos jogos finais.

  41. Rodrigo

    22/07/2011 11:41:37

    Volta "mata-mata"!!Classificados: Campeão de cada turno e 6 melhores no total.Mata-mata: 1 x 8, 2 x 7, 3 x 6, 4 x 5; nas semis = time classificado com melhor campanha x pior campanha.obs: em todas fases eliminatórias = jogo de 180 min com vantagem do time de melhor campanha em igualdade. Os 2 finalistas e 2 melhores da fase de classificação (tirando os finalistas) na libertadores.

  42. Clodoaldo Oliveira

    22/07/2011 11:35:49

    Embora a campanha corinthiana seja quase surreal, ou seja, se começasse tudo novamente, desde a primeira rodada, a probabilidade de repetir tal feito, após 10 rodadas, seria quase impos´sivel, não se pode deixar de reconehcer os méritos do time. É como chutar uma bola do meio campo e encobrir o goleiro, marcando um golaço espetacular. Se você der a bola para o chutador mais 10 vezes, dificilmente ele repetirá o feito, mas isso não anula a conquista, muito menos tira seu brilho e mérito.Mas, a questão é que, foram jogadas 10 rodadas, ainda faltam 28. Ou serja, 2 terços aidna estão por vir. Se, por algum motivo, ao final do campeonato o Corinthians não se sagrar campeão, a frustração será grande. E isso pode perfeitamente acontecer em um campeonato tão longo. Muitas alternâncias ainda podem ocorrer, pois existem times se reforçando, outros que sequer usaram suas forças máximas ainda no campeonato, e o próprio Corinthians pode começar a perder um ou outro jogador importante, seja por contusão, suspensão ou venda, e também sentir os reflexos dessas ausências. Então, faz bem o torcedor corinthiano comemorar e muito até aqui, porque daqui a 3 ou 4 rodadas, ou 20 rodadas, o cenário pode ser outro! Times como São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Internacional e Cruzeiro têm totais condições de superar ainda o atual líder. Será difícil, tarefa árdua e complicada, mas é perfeitamente possível. Mesmo porque, embora tenha obtido 9 vitórias em 10 partidas, o time corinthiano não enche os olhos, não encanta com o futebol que apresenta. Vence pela raça, disposição em campo de seus jogadores, conjunto e encaixe até aqui demonstrados. Essas cacaracterísticas podem sofrer um abalo, a qualquer momento, por qualquer motivo! Vamos ver como isso vai se desenrolar à frente!

  43. MURICI

    22/07/2011 11:27:20

    Pontos corridos sempre!Vocês jornalistas não se definem, quando a coisa tá concorrida dizem que é lindo ver pontos corridos e quando um time se destaca falam que tinha que ser mata-mata e isso que só estamos na 10º rodada.Ainda temos muitos jogos para levantar a bandeira da revolução!

  44. CELS2011

    22/07/2011 11:24:12

    O que está sendo julgado é o presente, o futuro a Deus pertence, se oharmos para o futebol do Timâo, acho difícil uma queda tão brusca a ponto de perder o este título.

  45. jose

    22/07/2011 11:23:41

    Justo é o mata-mata. Ser campeão por dois ou três pontos a mais é pura sorte.

  46. REI

    22/07/2011 11:22:14

    eu acho que os pontos corridos é o ideal para o Campeonato Brasileiro.Os de mata mata podem ocorrer que o time nao esteja bem no dia, ou seja... Tudo que o time colheu no campeonato todo pode se jogar fora em 2 jogos.O campeonato brasileiro é longo, o time pode terminar o 1 turno em ultimo e ser campeao dependendo dos resulatos. Impossivel nao é...Como pode tb o time ganhar de ponta a ponta...Deixem o mata mata para Campeonatos Estaduais, Libertadores e Copa do Brasil , Sul Americana.Só nao vale anular e voltar jogos.Isso sim é sem graça.

  47. alex sandro

    22/07/2011 11:20:45

    analisa a tabela direito.

  48. José

    22/07/2011 11:20:29

    Mata-mata é muito mais interessante; todos os campeonatos mais legais são feitos na base do mata-mata: Libertadores, Champions-League, Copa do Mundo, só para citar os maiores.Ainda mais que, muitas vezes, o campeonato de pontos corridos, qdo apertado, não é vencido pelo melhor time, mas pelo que é mais favorecido pela arbitragem ao longo do campeonato, ou então por aquele que pega os adversários mais desmotivados na fase final do campeonato, vide o que aconteceu nos dois últimos anos com o Corinthians e o SPFC, respectivamente.

  49. valter

    22/07/2011 11:20:12

    Há imprensa curintia, quer só falar nisso, más esquece que agora com o final da copa america e que vai de fato começar o Brasileirão, e ai, o curintia volta ser quem e, ou seja, cavalo paraguaio.

  50. edilles

    22/07/2011 11:19:58

    mesmo não sendo o mais justo. Só isto já responde.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso