Blog do Quesada

A caixa-preta da FIFA

Leandro Quesada

Nunca na história do futebol, a maior entidade do esporte mais popular do planeta, passou por um turbilhão de denúncias, questionamentos e incertezas.

A imagem da FIFA está suja, arranhada e desvalorizada. Antes, exemplo de administração moderna na condução deste negócio bilionário chamado futebol, agora envolvida em esquema de venda de votos para favorecer a eleição do Catar na Copa de 2022.

A re-eleição de Joseph Blatter manterá o status quo do futebol mundial, poder iniciado na gestão de João Havelange na década de 70. Um forte esquema montado em que nada escapa. A Conmebol e a Concacaf sempre estiveram alinhados com a cosa nostra. A Ásia e a África, com seus inúmeros votos, ajudam a perpetuar o mesmo comando e recebem em troca favores financeiros. Alguns membros da Uefa se incomodam mas nunca tiveram coragem de trazer ao conhecimento público as supostas falcatruas. A Inglaterra mexeu na caixa-preta da FIFA.

Aqui em Assunção, na sede da Confederação Sul-americana de Futebol é proibido comentar as denúncias de corrupção que atingem a toda poderosa FIFA. Quem cala, consente, diz o ditado. O porta-voz da Conmebol, Nestor Benitez, confirmou que a entidade não responderá a nenhuma acusação feita ao presidente Nicolas Leoz.

Leoz é um dos quatro membros da FIFA (os outros são Ricardo Teixeira, Woromi Makudi e Jack Warner), acusados de participar de um esquema de suborno para escolher o Catar como sede da Copa de 2022.

No Brasil, Teixeira não se pronunciou.

  1. João

    02/06/2011 08:47:01

    kkkkkkkkkkkNem todos são tão inocentes, como vcs da Imprensa Corinthiana imaginam.

  2. Daniel

    01/06/2011 20:18:56

    Sinceramente? Vai dar em nada... Assim como não vai dar em nada nenhuma das CPI's, investigações, inquéritos... o que for. Se houve algum condenado nessa história e nas outras histórias, será um mero bode expiatório, pra calar a boca e encerrar a questão.Pessoalmente, eu torço apenas para alguma empresa do Ricardo Teixeira entrar na Bovespa pra ver se eu ganho alguma coisa nessa história...É como diziam os romanos em tempos de queda: Carpe Diem! Carpe Diem!

  3. CASAS

    01/06/2011 19:52:27

    Pois é caro Quesada,Aqui no blog você ainda comenta alguma coisa, mas não no seu programa de debates noturno da Rádio Bandeirantes. Há alguns dias o Beto Hora tem demonstrado a sua insatisfação da corrupção no futebol através de alguns desabafos mais duros, mas Quesada o Beto Hora tem um programa de humor, não jornalístico.Onde está a equipe de esporte jornalística da BAND que não debate o tema seriamente? Que não faz uma série de matérias e mostra o que realmente está acontecendo no futebol brasileiro? É evidente que como co-veiculadora do campeonato brasileiro a BAND não pode perder essa boquinha. Pois é vamos ter aturar o chato do Neto e o ultrapassado Luciano do Valle do que ver a caixa preta que você menciona exposta e escancarada... Impressiona-me o poder de persuasão desse Sr. Ricardo TeixeiraEntretanto, a Rádio Bandeirantes está mais preocupada em combater a rádio pirata dos evangélicos, onde faz campanhas contínuas, pois vê o seu faturamento comercial correr risco e ainda diz que é serviço público...Ah, ia me esquecendo, o slogan da Bandeirantes ainda é “A rádio que tem opinião”, mas o ouvinte não sabe qual é a verdadeira opinião da Bandeirantes nesse assunto da caixa-preta da FIFA.

  4. Redator Bipolar - O teclado 9mm. da Internet

    01/06/2011 16:18:04

    "Imagine comigo, caro leitor: Seria Romário nosso Eliot Ness, pondo fim ao reinado do Capo Teixeira?"

  5. TOLIMINADO TOLIMA

    01/06/2011 15:55:31

    CAIXA PRETA DA FIFA, CBF, DO AVIAO DO LULA, DA DILMA, DO CORINTIAS, TODOS COM PROBLEMAS IRREPARAVEIS. O POVO TEM QUE ACORDAR E GRITAR, OS CARAS ESTAO GOSTANDO DE QUE O BRASILEIRO ASSISTE TUDO CALADO ENQUANTO ELES ENCHEM OS BOLSOS E NAO ACONCETE NADA, POIS UM ENCOBRE O OUTRO E ASSIM FICA TUDO CERTO. TEMOS QUE USAR A INTERNETG PARA PROPTESTAR.

  6. TOLIMINADO TOLIMA

    01/06/2011 15:54:58

    CAIXA PRETA DA FIFA, CBF, DO AVIAO DO LULA, DA DILMA, DO CORINTIAS, TODOS COM PROBLEMAS IRREPARAVEIS. O POVO TEM QUE ACORDAR E GRITAR, OS CARAS ESTAO GOSTANDO DE QUE O BRASILEIRO ASSISTE TUDO CALADO ENQUANTO ELES ENCHEM OS BOLSOS E NAO DA NADA, POIS UM ENCOBRE O OUTRO E ASSIM FICA TUDO CERTO. TEMOS QUE USAR A INTERNETG PARA PROPTESTAR.

  7. jose renato ferreira

    01/06/2011 15:27:29

    o quesada eo timao esquece essas copa ai agora a copa e da fiel;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  8. roberto

    01/06/2011 14:54:40

    Se pronunciar para falar o que? Que o Morumbi esta fora da Copa por "falta" de garantias financeiras e o Itaquerão esta dentro da Copa por "sobras" de garantias financeiras? Que não tem dinheiro publico investido para reformas e construções de estadios? Repetir que esta vai ser a copa do investimento privado, como falou a algum tempo? O problema é que quase todos nos, quando se fala em futebol, assinamos em baixo ou somos omissos quando nosso clube é beneficiado em alguma ocasião. Somente quando é prejudicado que chiamos e ai aqueles que mandam ficam surdos e mudos. O problema é que futebol é paixão e sendo assim, é muito voluvel e aqueles que so pensam nas maracutaias aproveitam dessa paixão.

  9. Wagner Santos

    01/06/2011 14:46:53

    pois é...o que acontece na FIFA morre na FIFA, tudo "cosa nostra"... se o assunto não fosse futebol poderia jurar que o assunto seria segurança pública, coisas de mafiosos, lamentavel.

  10. ALAN - SV

    01/06/2011 14:45:03

    Quero ver a caixa-preta dos Clubes SONEGADORES DE IMPOSTOS no Brasil.A FIFA e congeneres que se explodam, são entidades privadas, danem-se.

  11. Zeca Silva

    01/06/2011 14:30:32

    Quesada,Feliz era o Ali Babá, que convivia com 40 ladrões e os conhecia pelo nome!!!!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso