Blog do Quesada

O dia mais triste do futebol

Leandro Quesada

A morte de Enzo Bearzot me faz recordar da maior tristeza que tive com o futebol. Tristeza para nós brasileiros. A derrota para a Itália na conhecida tragédia de Sarriá, na Espanha, no dia 5 de julho de 1982.

Com onze anos, eu ainda não tinha visto o Brasil ser campeão do mundo, fato que se consumaria apenas, em 94, nos EUA.

A escalação da seleção de Telê Santana todos sabiam ao pé da letra. Valdir Perez, Leandro, Oscar, Luisinho e Júnior; Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho e Éder. Bons tempos. Época em que se colecionava figurinhas que vinham naquele chiclete de goma. O romantismo ainda imperava no futebol mas perderia o charme na minha visão a partir daquela derrota. O Futebol-arte era golpeado pela squadra azzurra.

Embalado pelos ¨milhões em ação, pra frente Brasil¨, via na equipe do mestre Telê, a melhor da história. Anos depois, fiz novamente a leitura do duelo histórico entre italianos e brasileiros. Com a frieza do analista de futebol que sou, sem emoções baratas, ufanismos ou coisa do tipo, cheguei a conclusão que a Itália venceu o Brasil com méritos. Uma vitória justa contra o, até então, melhor time do planeta.

Um timaço… O goleiro era Dino Zoff. A defesa contava com Gentile, marcador de Zico, Colovati, Cabrini e Scirea: do meio pra frente Oriali, Tardelli, Antognoni; Conti, Graziani e Paolo Rossi. Rossi foi estupendo nos momentos decisivos. Marcou três gols contra o Brasil, mais dois na Polônia na semi e outro gol na final com a Alemanha. Artilheiro da Copa da Espanha pela campeã do mundo.

Descanse em paz, Enzo.

PS.: Enzo Bearzot foi o técnico da seleção da Itália nas Copas de 78, 82 e 86. Também dirigiu a squadra azzurra na edições da Eurocopa de 80 e 84. Como zagueiro, Bearzot atuou pela Inter, Catania e Torino.

  1. Monex

    29/12/2010 12:47:17

    Aps o silncio a equipe italiana finalmente comeou a jogar um bom futebol derrotando equipes como Argentina Brasil na segunda fase e vencer na semifinal Polnia e Alemanha na final para levantar o caneco.... Bearzot fez a Azzurra campe do mundo e marcou nomes no futebol mundial como Dino Zoff Gaetano Scirea Cabrini Antonio Beppe Bergomi Marco Tardelli Paolo Rossi Giancarlo Antognoni e muitos outros..

  2. Flavio

    24/12/2010 10:51:21

    Não concordo que a Italia tenha sido melhor no jogo, apenas mais eficiente nas fianlizações, em um dia infeliz do Cerezo. Naquele dia fiquei bem triste com a derrota, e decidi não torcer mais por seleção alguma, apenas pelo meu time de coração.

  3. Jr

    22/12/2010 20:45:48

    ih, Quesada, vc ficou nervoso a toa. Realmente não sabia quem era o personagem - e os leitores não têm obrigação de saber tudo, não é? É por isso que a gente lê blogs como os seus e debate no blog - para ampliar o conhecimento. Tanto faltava a informação no texto que vc atualizou a matéria depois, acrescentando um "PS" no final. Como vc não avisou que fez isso, a galera tá me trucidando, achando que eu não li o seu texto até o fim. Não fiz para te avacalhar não, fiz apenas por curiosidade - e acabou colaborando para vc completar a matéria.

  4. Jrr

    22/12/2010 20:39:48

    Dunha,Na verdade, eu não fui chato, mas acabei colaborando para que o post do Quesada ficasse mais completo. Li o post dele logo que ele publicou - e realmente não sabia quem era o personagem principal. O Quesada atualizou o post com o "PS" no final e acabou oferecendo uma infomração mais completa para muitos e muitos leitores que , como eu, ficaram sabendo quem foi o técnico pelo texto dele. Então, imbecil, no mínimo, é aquela que te pôs no mundo ...

  5. Jr

    22/12/2010 20:39:23

    Dunha,Na verdade, eu não fui chato, mas acabei colaborando para que o post do Quesada ficasse mais completo. Li o post dele logo que ele publicou - e realmente não sabia quem era o personagem principal. O Quesada atualizou o post com o "PS" no final e acabou oferecendo uma infomração mais completa para muitos e muitos leitores que , como eu, ficaram sabendo quem foi o técnico pelo texto dele. Então, imbecil, no mínimo, é aquela que te pôs no mundo ...

  6. Jr

    22/12/2010 20:37:04

    "Mané" Alexandre, o PS foi colocado depois, atualizando a matéria. Uma pena vc ainda engatinhar nessas artimanhas de blogs ...

  7. Jr

    22/12/2010 20:35:33

    É , eu vi agora. Mas ele acrescentou o PS depois que eu escrevi o comentário, que não teve o objetivo de avacalhar, mas de perguntar, por curiosidade mesmo. Abraço.

  8. jr

    22/12/2010 20:34:39

    Sim, eu não conhecia. Pra falar a verdade, eu nunca tinha ouvido o nome dele. Daquela seleção da Itália, eu só lembrava o nome dos principais jogadores. Fui checar depois, na Wikipedia, pois vi notícias da morte dele na internet. Pena que o Quesada não informou que acrescentou a informação depois, como "P.S.", atualizando o post. Eu perguntei por curiosidade mesmo, não por avacalhação. Uma pena que os outros participantes do chat acham que eu não li o post até o fim ... Abraço e valeu pelas informações. Jr

  9. Leandro Quesada

    22/12/2010 16:36:20

    É isso. Ao Brasil bastava o empate para disputar a semi.

  10. Leandro Quesada

    22/12/2010 16:26:47

    Eu não denominei a Itália de futebol força.

  11. Leandro Quesada

    22/12/2010 16:23:21

    Desculpe... mas eu não disse que Zico não jogou nada. Aprenda a interpretar, colega. Leia o texto outra vez. Grato.

  12. Alex

    22/12/2010 16:19:02

    Eu iria completar 15 anos, como chorei de emoção com o golaço do Falcão e depois com a derrota.Lamentei muito a falta do Careca nessa seleção; nunca mais teremos outra igual.Abraços e feliz natal.

  13. Pedro

    22/12/2010 16:15:51

    Nao concordo que a Italia tenha sido melhor que o Brasil. Pelo jogo da final, conta a Alemanha a Italia mereceu com sobras o titulo. Jogo memoravel. Contra o Brasil a Italia teve uma atuacao estupenda e acima da media de dois jogadores: Dino Zoffi e Paolo Rossi. Nos minutos finais, Zoffi defendeu uma cabecada para baixo, bola do zagueiro Oscar que para mim foi tao dificil quanto a cabecada de Pele na copa de 70 defendida por Gordon Banks. Em contrapartida, Valdir Peres fez uma copa extremamente infeliz. Com a equipe que tinhamos, se jogassemos dez vezes contra a Italia, ganhariamos cinco, empatariamos quatro, perderiamos uma. Infelizmente a "uma" era a que estava valendo. Meritos da Italia, que soube explorar o ponto fraco que tivemos, o goleiro, mas dai a dizer que a Italia era melhor.... hmmmmm. complicado.Um abraco.

  14. ettore

    22/12/2010 16:10:19

    A Seleção de 82 entrou no jogo contra a Itália com Cerezo e Valdir Peres, ótimos, mas o Batista estava no banco e o jogo era mais para o estilo pegador dele.O Valdir foi porque o Telê não gostava do Leão, deu no que deu. O Valdir era bom de pegar penaltis, mas o Leão era muito mais goleiro. Não se comprava um com o outro.Naquela tarde o Brasil ficou em silêncio, só uns poucos italianos comemoravam aqui, meu pai, inclusive,rssrrs.O jogo acabou e eu fui jogar bola na rua com meus amigos....bons tempos...

  15. Eduardo

    22/12/2010 16:05:45

    vc vei de qual planeta. em 82 Zico jogal muito.teve sua camisa rasgada dentro da area correu deu passe.em 86 o cara tinha acabado de entrar e deu um passe açuarado pro careca que foi o lance do penalt. entao presta atençao nos seus comentarios

  16. Eduardo

    22/12/2010 16:00:51

    boa lembrança meu caro.aquele penalt. daria a classificaçao para o brasil

  17. ito

    22/12/2010 15:37:29

    pois é cara, eu fui um dos pucos que fiquei feliz naquele dia, pois como gremista fanático achei injustgo tirarem o p. izidoro do time e não convocarem o leão para o gol justamente agora que era goleiro do grêmio. pra mim era uma baita seleção , mas do centro do pais , com exceção do falcão, mas não mudou a minha cabeça. também foi assim em 86, causa corte do renato gaúcho, aliás fui argentina do começo ao fim e me dei bem. 90 e 94 torci a favor, bastante gaúcho, de 98 pra cá só contra. é o coração fazer o quê?

  18. César Fedato

    22/12/2010 15:29:14

    A seleção do Telê era um Dream Team, só que a Itália também tinha um timaço. Creio que ninguém "amarelou". Revendo o jogo, sem o calor da torcida, a Itália jogou muito, assim como já havia jogado muito contra a Argentina e como jogou muito até a decisão contra a Alemanha.Foi um time que começou a competição desacriditado, brigado com a imprensa italiana, acertou a forma de jogar durante o torneio e sagrou-se campeã.Humildemente, considero esta uma das mais emocionantes e disputadas partidas da história.Se eu fosse técnico de futebol, usaria SEMPRE este jogo e sua repercussão, antes e depois, em minhas preleções.Grande abraço, ótimo Natal.

  19. Wagner

    22/12/2010 15:24:24

    Tu tá doido.....Italia timaço!?Era aquele mesmo futebol decadente e de marcação que a Italia sempre jogou e tenta jogar até hoje.Catenaccios,Libero,etc.....E pior,essa derrota,que faz parte do futebol e ainda mais numa competição de tiro curto como a Copa do Mundo,mudou os rumos do futebol brasileiro.Nos anos seguintes,houve uma glorificação pelo futebol de marcação imposto pela Italia que refletiu até aqui no Brasil.Mesmo com a derrota,é a unica seleção que é lembrada com imensou carinho pelos torcedores.A Italia jogou no contra-ataque cru e simples.Fez o primeiro gol assim,o segundo também,apos aquela famosa bobeada do Cerezo e o terceiro de bola parada...Aproveitou as oportunidas e contou com uma boa soberba dos brasileiros..Só.

  20. cleber brasil

    22/12/2010 15:19:23

    Leia o texto até o final

  21. Andre Juliano

    22/12/2010 15:12:23

    Respeito sua opimião, mas dizer que a Itália representava o "Futebol Força", não condiz com a realidade. Acho que a seleção brasileira era mais time, mas dizer que a Itália representava o "Futebol Força", dá a impressão que a Seleção Italiana era composta por "quebradores de bola" e que ganhou aquele jogo "na sorte". O time italiano tinha grandes jogadores, e chegou às finais ganhando da Argentina (então campeã do mundo) e do Brasil, que naquela ocasião ainda contava com a vantagem do empate. E mesmo nos momentos em que o placar não lhe era favorável, a Azurra foi a frente e fazia o gol que lhe colocava em vantagem novamente. A verdade é que este foi um grande jogo, daqueles que vão ficar para sempre na memória daqueles que tiveram a oportunidade de assistí-lo.

  22. Mário

    22/12/2010 15:11:17

    Creio,que se o juiz tivesse marcado o penalti sobre o zico,o Brasil faria o terceiro gol e empataria,mas a Itália faria o quarto gol e venceria de 4a3.Senhores!!Aquele dia era da Itália.Vemos muito disso no futebol.Considerem que o Brasil foi campeão em 94 sem ter o melhor time da copa.

  23. MESSIAS COSTA

    22/12/2010 15:01:16

    CARO, QUESADA!CONCORDO COM O SEU TEXTO. TINHA 18 ANOS E FIQUEI UMMÊS SEM ASSISTIR JOGOS NA TV. FOI TRAUMÁTICO.A SELEÇÃO ERA FANTASTICA.O TELÊ DISPENÇA QUALQUER COMENTÁRIO.QUE OS DOIS GRANDE TECNICOS, TENHAM UMENCONTRO DE MUITA PAZ.

  24. José

    22/12/2010 14:53:17

    Grande QuesadaSe o centroavante fosse o original Careca, e não o genérico Chulapa, o caneco era nosso. O Serginho não só perdeu um gol ridículo, como tirou do Zico a chance real de fazê-lo. Outra coisa: o Gentile já deveria ter tomado cartão antes do primeiro tempo, o que fatalmente resultaria numa marcação mais branda no segundo tempo.Mas te digo que foi a única vez que chorei depois de uma partida... Nem quando o Santos foi roubado em 95 chorei, como dessa vez...Ficou, pelo menos, o reconhecimento da imprensa, que - após o jogo - recebeu o Telê em pé, sob aplausos, quando ele entrou na sala de imprensa para a entrevista coletiva...São partidas como essa que fazem com que nos apaixonemos cada vez mais pelo futebol... Demais!

  25. Guto Rodrigues - Goiatuba

    22/12/2010 14:47:40

    Graaaaaaande Quessada... texto maravilhoso, com lembrança doce dos bons tempos de futebol arte, futebol do telê. Eu também colecionava as figurinhas da época e chorei muito pela derrota naquela tarde insólita. Eu tinha 15 anos. Jurei que iria para a próxima copa como jogador. ...(não fui né...)Um timaço como aquele vai ser difícil ser montado novamente... o time era quase completo.Ficará as lembranças... somente lembranças...

  26. Anderson

    22/12/2010 14:29:21

    É Quesada ..., a última copa do mundo com grande nível técnico foi a de 82. A Itália tinha um timaço, a França, a Alemanha, a Polônia, a Argentina, a Inglaterra, sem falar no Brasil que era espetacular. Eu tinha 8 anos, mas nunca esqueço do dia e do jogo, uma segunda feira de sol em SP , 5 de julho de 82. Nunca uma seleção que perdeu foi tão querida e respeitada, o que propõe várias reflexões sobre o que queremos e sobre o que somos em relação ao futebol. Ganhamos depois ( 94,02) com times medianos, com jogadores de segunda linha ( Mauro Silva, Dunga, Roque Junior, Gilberto Silva) e tambem com craques ( Romário, Ronaldo, Rivaldo, Aldair), mas nenhuma dessaas seleções vitoriosas nos fez sonhar de novo, como aquele time de 1982.

  27. Giuranno

    22/12/2010 14:26:33

    Todos dizem que a seleção brasileira de 1982 foi a melhor, jopgava bonito, mas a verdade é que a seleção da Itália, com um belo toque de bola, fez o Brasil sambar e merecidamente foi a Campeã. Eliminou nada menos que Argentina, Brasil e Alemanha. O Brasil jogava bonito na frente, mas a defesa cometia erros regularmente.Foi a primeira seleção que eu vi jogar que efetuava cruzamentos rasteiros para os meio campistas que vinham de trás. Enzo Bearzo o homem que deu um nó tático no Saudoso Telê.Os 2 que estejam com Deus e farão belos clássicos no céu.

  28. Paulo Verderi

    22/12/2010 13:37:04

    Lembro como se fosse hoje aquele dia. Paolo Rossi metendo três. Um com erro do Toninho Cerezo, que, quando criança, faltou no dia em que seu treinador ensinou a nunca cruzar a bola na frente da área. E o Telê achou que ele sabia disso e....deu no que deu. Noutro gol, o Junior deu condição do infrator da lei Rossi marcar, e ficou lá com o braço pra cima, que nem um dois de paus. Mas dias, antes, na 1ª fase, contra a extinta União Soviética, nosso goleiro Valdir Perez tomou um belo frango e nosso zagueiro Luizinho fez um pênalty e o juiz não marcou. então amigo Quesada, não seja tão nostálgico que as lembranças são melhores que os fatos. Feliz Natal.

  29. Persio Alcauza

    22/12/2010 13:34:33

    Acompanhei a copa de 82, foi inacreditavel aquela selecao perder para qualquer outra, e o mais ESTRANHO a de 94 (com meritos) se sagrar campeã, foi o comeco do futebol burocrático e o fim do futebol arte, a derrota de 82 enterrou de vez o futebol como conheciamos...pena....saudades.....mas a vida segue, as coisas mudam....me lembro que a escola onde estudava no interior em ARARAQUARA, IEBA, mudou o horario das aulas para vermos os jogos.....em 2006 juro que preferi trabalhar ao inves de ver os jogos daquele TIME PESADO.......

  30. Verdemônio

    22/12/2010 13:29:07

    Putz bicho... é isso aí...

  31. Fábio Lima

    22/12/2010 12:32:26

    Caros amigos, o problema dessa partida foi que o Brasil ia jogar com a Itália pelo empate, vindo de uma extraordinária apresentação diante da Argentina - 3 x 1 fora o baile e a Itália, além da crise que estava passando, tinha ido para a segunda fase se nao me engano sem nenhuma vitória, apenas com empates. Independente do jogo, que foi um jogasso, nem mesmo os italianos acreditavam numa vitória.

  32. Renato Tazzinaghi

    22/12/2010 12:28:02

    Quesada, reparto o mesmo sentimento.No dia da Tragédia do Sarriá eu também tinha 11 anos e nunca havia visto o Brasil ser Campeão. Desandei a chorar quando o juiz não deu aquele pênalti no Zico (que teve sua camisa rasgada). Se o Brasil empatasse naquela altura do jogo, dificilmente Paolo Rossi faria o 4º gol e o Brasil se classificaria para a fase seguinte.Mas como diz o velho jargão: "no futebol não existe 'se'" e amargamos nosso dia mais triste no futebol. Tristeza talvez igualada ao dia em assisti ao vivo nas numeradas superiores do Morumbi meu Palmeiras ser derrotado pela Inter de Limeira com gols de Kita e Tato (naquela entregada dos inexperientes Martorelli e Denys).

  33. Leonardo

    22/12/2010 12:26:25

    Grande Quesada parabens pelo postsucessoacessehttp://www.tudosobreesportenomundo.blogspot.com/até a próxima

  34. MaRcos FLA

    22/12/2010 12:20:23

    Ta no P.S... Mencionando.

  35. Arnaldo

    22/12/2010 12:06:15

    As piores seleções do futebol brasileiro foram a de 50 e 66 nesta Pelé e companhia não jogaram nada. Agora seleção brasileira maior do mundo em todos os tempos e que jamais será superada foi a de 1970 (Pele, Rivelino, Tostão, Gerson, Jairzinho este arrebentou, Carlos Alberto, etc,etc.etc.) precisa-se dizer mais alguma coisa?P.S. Jogamos sem técnico e sem goleiro.

  36. JOG araujojorge

    22/12/2010 11:47:11

    Caro Quesada:1. Até HOJE continuam endeusando o atléta ZICO, pergundoquantas COPAS do MUNDO ele ganhou?2. Quantos PENALTES decisivos ele perdeu na SELEÇÃOBRASILEIRA, por AMARELAR..?3. Não dá para comparar com PELÉ, MARADONA,DISTEFANO,GARRINCHA,GIJA,BEQUENBAUER ,PAOLO ROSSIe tantos outos qe até foram VICE-CAMPEÕES do M U N D O , o Z I C Ofoi o que.....????4. Tá na hora de cair na REAL, sem querer tapar o sol coma peneira... assim não dá... vamos ACORDAR...Abs.

  37. Carlos Alberto Tavares

    22/12/2010 11:45:54

    O time do Brasil era uma Orquetra Sinfônica, jogava demais. Demos azar de uma desatenção que nos custou caro. Independentemente , jogaço de bola que vai ser muito difícil ver um como este novamente, principalmente porque quem os camandavam, tanto Telê como Enzo já se foram, mas nos proporcinaram grandes momentos.

  38. jose olivio grillo

    22/12/2010 11:36:19

    Caro Quezada:1. Como voce ESQUEÇE a COPA do MUNDO de 1950 (o dia mais tristedo BRASIL), o desastre tmanho que ocorreram SUICIDIOS!2. Quer TRISTEZA maior doque perder uma DECISÃO de COPA MUNDO,dentro de CASA, com o MARACANÃ lotado , e com a VANTAGAGEM do EMPATE, e de VIRADA ( 2X1 ) para o URUGUAI (maracanazo)!!!!!3. Quando afirmar que BRASILEIROS tem menória CURTA, acham ruim,areveja seu POSICIONAMENTO, por favor.....ABS.Jose Olivio

  39. Valter Foresi

    22/12/2010 11:31:30

    Quesada , belo texto. A Itália realmente tinha um timaço de futebol. O do Brasil, em meu modo de ver foi a melhor de todas, com excessão do Serginho Chulapa.Penso que na época entramos com salto alto pois não podemos esquecer que a Itália tinha mostrado do que podia dias antes no jogo com a Argentina. Ganhou o melhor no momento.um abraço e boas festas

  40. Leonardo

    22/12/2010 11:07:56

    E aê Fabão é o ano do CENTENADA!!!!!!!!!!

  41. Castro

    22/12/2010 11:01:44

    Paolo Rossi não era grosso.Só finalizava com seriedade, não se importava se o gol era feio ou bonito e nem se preocupava em fazer gol para televisão, para fechar contratos milionários, etc.Sou torcedor do Santos e gostaria de ver o meu time jogar como aquele.E que o Neymar pare de fazer firula, até em penalti.

  42. EVANDRO

    22/12/2010 11:01:06

    Perfeita sua observaçao ,trata se da ultima verdadeira seleçao brasileira , depois disso nem lembro mais escalaçao .As horrorosas seleçoes de 1994 e 2002 apenas ganharam com ajuda da arbitragem.A saber que Tele Santana foi execrado pela imprensa e taxado de pé frio , mas o pai maior justo como sempre dando lhe muitas alegrias posteriormente.O duro é perder com Parreira, Lazaroni , Dunga etc...

  43. Castro

    22/12/2010 10:58:51

    A Itália anulou a melhor seleção brasileira que já vi jogar.E depois mostrou que se pode unir o futebol arte com o futebol força. Um não exclui o outro.Se assitirmos os jogos da Itália contra Argentina, Brasil, Polônia e Alemanha veremos que o time jogava fechado, marcando muito e saia para o jogo rapidamente, com velocidade e objetividade.E sem as malfadadas e cansativas firulas, canetas, etc. típicas de jogadores brasileiros, e que não ganham jogo e não levam a nada.

  44. Fernando Gentil

    22/12/2010 10:55:34

    Caro jr, Bearzot foi um grande tecnico...um fora-de serie.Foi semifinalista em 1978, onde venceu a Argentina em Buenos AiresEm 1982, foi campeãoDepois de ser eliminado pela França em 1986,deixou o comando da seleção italiana.Participou de três copas do mundo.Esse é o Bearzot , que não conheces!abraço

  45. Castro

    22/12/2010 10:52:14

    Os atuais treinadores deveriam assistir os vídeos dos jogos deste time da Itália, onde aprenderão mais sobre posicionamento e aplicação tática.Defender com segurança e atacar com precisão, como golpes bem encaixados numa luta de boxe.Parabéns pela lembrança.

  46. Fernando Gentil

    22/12/2010 10:41:20

    Caro Marcos,Enzo Bearzot foi o tecnico que colocou Gentilli, para marcar o Zico e o Maradona e não como o Tele, que não colocou o Batista, deixando o Falcão em campo solto, sem marcar ninguém.Esse é o cara, que você não conhece.AbraçosPoderia dizer também sobre o futebol "arte" como o Brasil em 1982 e o futebol de resultado, como a Itália em 1982, mas, perderia o meu tempo contigo.

  47. Deco Pett

    22/12/2010 10:06:28

    Quesada,também tinha 11 anos em 82. Nunca fui de torcer pelo time de futebol do Brasil, mas aquele time, aquele técnico... Até hoje foi o que de mais belo vi no futebol. Nem o time de 70 me pareceu tão bom assim. Uma pena aquela derrota para os brucutus da Italia, pois decretou a morte do futebol arte dentro do futebol profissional, de competição.Confesso que até hoje não me recuperei da desilusão, pois não consigo ver mais beleza no futebol de hoje. Há somente uma paixão pelo meu time, o Cruzeiro, paixão que se transformou em um vício por vitórias e conquistas, pois o prazer pelo futebol em si, pelo espetáculo ficou para trás por falta de objeto.Agora, quanto ao time da Itália, tudo o que se pode dizer é que destruir e desconstruir é infinitamente mais fácil do que criar e construir, ainda mais se for requisito uma criação com um mínimo de senso estético. É eficaz, é claro, mas e daí? Qual o seu valor?Bom, sonho que um dia parte das pessoas que gostam de futebol se cansem dessa mesmice xaropada desse futebol atual e fundem uma Liga Brasileira de Futebol Arte, sem brucutus, sem faltas antijogo e sem juízes corruptos. Que tragam a graça de volta para o futebol.

  48. BALTAZAR ROBERTO DA SILVA

    22/12/2010 10:06:07

    Não concordo que ótimo Time da Itália de 82 foi superior ao TIMAÇO da SELEÇÃO BRASILEIRA naquele jogo. Ví e revi ele várias vezes. O que aconteceu foi mais um caso em que o melhor cria várias chnaces de gol e não consegue, enquanto o mais fraco aproveita as chaces que tem. Pena que esta derrota ensinou que jogar bem é perda de tempo e que jogar defendendo seja a melhor opção. Em 94 ganhanmos com uma seleção fraca que aproveitou bem o calor e mesmo assim só nos penaltis, o técnico? Um tal de Parreira que dizia que o gol era o mero detalhe no futebol, o mesmo que tinha uma ótima seleção em 2006 e passamos ema vergonha imensa.

  49. Marcelo Testa

    22/12/2010 10:05:08

    Seleção que representa algo tem que ganhar algo, certo??Pra mim a maior seleção brasileira de todos os tempos foi a de 70 e ponto final.Pra uma parte da minha familia, inclusive pro meu pai e pra minha avó, a seleção de 58 foi a melhor. Uma pena perder um cara que vivia o futebol como o senhor Enzo Bearzot. Agora aclamar a seleção de 82 como a último lampejo de genialidade do nosso futebol foi muito forte Ailton. Vibrei como um louco com a seleção de 94, campeã nos penaltis. Achei fantasticos os jogos da seleção de 2002. E acredito que a proxima seleção com esses muleques folgados e mais boleiros do que nunca, vão dar mais alegrias que as duas últimas que tivemos, pode acreditar, porque eu acredito.Grande abraço.Testa

  50. roberto claudio

    22/12/2010 09:50:56

    bom dia quesada, td bem? olha eu era um pouco mais novo q vc em 82 (9 anos) rsrs...mas me ajuda, foi o gentile ou o cabrini q rasgou a camisa do zico dentro da area? me lembro q xinguei um monte por causa desse lance, realmente a italia mereceu ganhar, acho q entramos achando q eramos super favoritos, pois ela (italia) se classificou nas ultimas graças a um gol q fizeram no kwait, meu Deus!!! 3 empates na primeira fase..rsrs...e olha acho q se tivessemos empatado em 3 a 3, o tal do paolo rossi c/ certeza faria o 4º gol...nao tinha jeito nao era nosso dia!!! abraços...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso