Blog do Quesada

A globalizada Inter perde a identidade italiana

Leandro Quesada

Eis uma equipe internacional de fato, que faz jus ao nome que carrega. O futebol globalizado criou a situação curiosa e pitoresca do time titular da Inter não contar com nenhum jogador nascido na Itália. Não no titular que enfrentou o todo poderoso Mazembe na final do Mundial da Fifa.

Nem sei se deveríamos dizer que a Inter de Milão é o representante da Itália. Sei lá! Faltou um atleta italiano, não?

Nenhum italiano na equipe. Em vez disto uma torre de Babel com quatro brasileiros (Júlio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta), três argentinos (Zanetti, Cambiasso e Milito), o colombiano Córdoba, o romeno Chivu, o macedônio Pandev e o camaronês Eto´o. Em tempo: o técnico também não é da Itália; o espanhol Rafa Benitez é o comandante.

O poder econômico transformou a Inter em um esquadrão mundial, com astros de várias nacionalidades. Poder que ignora e atrofia o surgimento de talentos nascidos em território italiano. Não vejo com bons olhos, sinceramente, a perda da identidade com tantos estrangeiros.

A vitória da Internazionale é incontestável, o que eu discuto é como reconhecer o verdadeiro valor do futebol de um país, no caso o da Itália, se nenhum italiano participou da conquista em Abu Dhabi.

  1. Guilherme Diogenes

    21/12/2010 02:11:32

    Barcelona internazionalizado? Ele é a base da seleção espanhola. g Vitor Valdes - ESP l.d Dani Alves - braz Puyol - ESPz Piqué - ESP l.e Adriano - braV. Busquets - ESPM Xabi ESPM Iniesta ESPM Messi arg. A Villa ESP A Ibra sue e os reservas que seeeempre entram. Espanhois como o Pedro. Se aturalize e tenha certeza do que comenta o.o

  2. SOBERANO1935

    21/12/2010 01:11:22

    Mas aí isso também impediria a globalização e a evolução do futebol em muitos países...Existirão muitos países em que faltarão jogadores, e países como o Brasil e os países africanos que terão muitos jogadores porém sem clubes para jogar...Quem tem que cuidar para que o futebol das seleções não se acabe são as federações nacionais... pois é ela que organiza os campeonatos e sabe como está a situação do futebol no país... ou seja... se a Itália quer que o futebol dela não diminua a qualidade, ela que faça alguma coisa... a única coisa que eu acho que a FIFA deveria fazer é colocar um limite de jogadores naturalizados na seleção de qualquer país... senão vai acabar igual ao futsal... seleções como a Itália e a Espanha possuem a maioria dos jogadores naturalizados.... privando os naturais desses países de representar a sua nação.

  3. carlos

    20/12/2010 12:14:02

    tudo bem até ai eu aceito, mas agora a midia deles e a nossa propia é cheia de se gabar, futebol europeu é isso e aquilo, mas que na verdade de euorpeu nao tem nada, deviam no minimo agradecer aos jogadores sulamericanos, ou graças a eles que forma camepoes

  4. Murilo Ruy

    20/12/2010 11:19:50

    Grande coisa. O que importa é o caneco, acorda né Quesada estamos em 2010 nao 1912. Me desculpe, mas seus comentários sempre são muito pequenos e sem nexo nenhum, vc se difere de outros jornalistas pela infantilidade, quer são tão intelectual, crítico e conhecedor de tudo que acaba sendo infantil. Você merece respeito por chegar onde chegou ( se bem que naquele jogo aberto é só colocar a camisa do Corinthians que você está apto a trabalhar lá ), mas é um dos piores que conheço...

  5. Luis

    20/12/2010 10:41:09

    O Corinthians, mesmo não tendo ganho nenhum título, foi o time (brasileiro) que mais lucrou em 2010.Seja com o patrocineo da camisa, as vendas da mesma, os ingressos no estádio, entre outras ações de marketing.

  6. Luis

    20/12/2010 10:39:42

    Comentário péssimo o seu colega.O blogueiro não disse que gostaria que o time fosse formado só por italianos. Só disse, que poderia ter pelo menos 1 ou 2 italianos no time, uma vez que é um time da Itália.E comparar empresa, trabalho normal, com uma modalidade esportiva sempre dá esses "fail".

  7. kyoscaum

    20/12/2010 10:27:21

    E daí?

  8. Moacir Felipe

    20/12/2010 10:21:07

    Quesada, eles poderiam fazer um campeonato por pontos corridos, um jogo de para receber o adversário e outro de visita, na mesma forma da libertadores. Ampliando assim o numero de times a disputar. colocando campeão e vice de cada pais.

  9. Alexandre

    20/12/2010 09:08:04

    Muitos aqui são intolerantes e utilizam até d eum baixo palavreado para criticar um cronista que emitiu uma opinião.Aliás, entendam o ponto de vista. A Internazionale é um time italiano, sem nenhum italiano. Este é o x da questão. Ele não tira o mérito da conquista e nem questiona a eficiência do clube multicampeão.Voces, recalcados de plantão, poderiam despejar toda esta revolta sobre nossos deputados. Sugiro que encham suas caixas de e-mail, aí sim com as piores palavras possíveis e com as mais diras críticas.

  10. Cacá

    20/12/2010 09:07:20

    Olá, Quesada pode ser que perca um pouco a identidade sim,mas com cetreza os torcedores da Inter não devem dar muita importância,pois o que realmente interessa é o título conquistado,encima de uma crise já deflagrada,e que seria pior e maior se fossem derrotados pelo "todo poderoso... Mazembe?".Só espero que o meu Inter de Poa/RS,se por um acaso for disputar em 2011 novamente este torneio,que o faça com os pés no chão e a cabeça sobge os ombros.Saudações Coloradas,e um Feliz Natal e um Próspero 2011 para todos nós!

  11. Marcos Joy

    20/12/2010 08:25:03

    e dai se não tem italiano, pelo que vimos na copa e no campeonato italiano e nítido a falta de qualidade dos jogadores italianos na bota, e não me venha falar que isso acontece porque os estrangeiros tomam o lugar dos italianos no clube e o trabalho de base fica complicado, a espanha e campeã do mundo e o real madrid e o barça os principais times do liga espanhola são tão internacionalizados com a inter de milão, o torcedor que saber de bola na rede e titulos e não está nem ai para mais ou menos nativos no seus times

  12. Gennaro di Felice

    20/12/2010 08:14:03

    Ooora meu, na Italia prá aparecer alguem mediano no futebol tem que se esforçar muito....o próprio nome já diz: INTERNAZIONALE, imagine que o ultimo jogador razoável formado na Bota se chama AQUILANI e até agora niente....vivem de Totti, Del Piero e alguns outros vechios....

  13. clovis mestre moreno

    20/12/2010 08:09:32

    Bom dia, tudo isso esta acontecendo e duvidas sobre um time que esta nesta situação por culpa do sr CELSO TECNICO DO INTER, pois se tivevesse respeito pelo time africano e jogado fechadinho e não como um bando achando que estavam jogando com um time de bobo e tai o resultado, duvido que se tivesse jogando com a INTER teria jogado daquele jeito, depois outra troca 6 por meia duzia , tirar centro avante e por outro centro avante, queria ver ele tirar um meia e por um atacante,ai tem que ser tecnico, chegar ate la e jogar tudo pro lixo por causa de falta de humildade, pagou caro para aprender a logica.

  14. Gunbalf

    20/12/2010 04:39:53

    Roger...Sinceramente não entendi NADA do que você escreveu!E provavelmente você não entendeu NADA do que o Quesada quis dizer!Por favor vá estudar um pouco, seu texto não tem nexo nenhum!!

  15. Guilherme

    20/12/2010 02:26:53

    estão perdendo o ponto da coisa. O problema não é para a Inter. a Inter continua bem obrigado. Mas sim pra competição de nações, a copa do mundo. A Italia foi campeã em 2006, certo que sim. Mas isso n condiz com qualidade de futebol. Neeem de longe. Haja visto a copa na africa e a apresentação patétitca. O problema de itália, inglaterra por exemplo. É o envelhecimento sem renovação da seleção. Pq as ligas repletas de estrangeiros sufocam o talento nacional. Não surge ninguem. Veja a espanha de exemplo. O grande mérito é ter uma categoria de base forte principalmente no barcelona. As vezes é preciso sim um orgulho nacional né

  16. Andre L.

    20/12/2010 02:08:13

    Eu discordo do seu argumento, por um motivo simples: ele parte da premissa de que o jogador de futebol "deve" alguma coisa ao país onde nasceu, ou, pior ainda, ao clube onde aprendeu a jogar futebol.Jogar futebol é profissão, não servidão.Por fim, a questão de naturalização em muito transcende o aspecto esportivo. É o governo do país que naturaliza que determina as regras, não o contrário. O Brasil não pode e nem tem como proibir brasileiros de adquirirem uma segunda nacionalidade.

  17. Juliano

    19/12/2010 23:08:10

    Em parte concordo com o Quesada..Não acho legal ter tantos jogadores de nacionalidades diferentes assim. realmente a Inter não da para considerar uma equipe italiana.deveria dar uma mesclada..

  18. ROGER

    19/12/2010 21:55:13

    E dai Quesada o importante e o clube e não o país ...Pergunta para o tecnino do Fluminense atualmente vc deveria comentar da falta de patriotismo desse brasileiro arrogante que vcs da midia esportiva vivem fazendo dele o melhor tecnico com aquele time do Inter e São Paulo suas diretorias e otimas safras de jogadores ate vc ganharia.Sugestão esquece os gigantes clubes europeus la não tem os problemas daqui se concentre so no Brasil vc erraria menos e não falaria algo que e obvio A INTERNACIONALE e cheia de estrangeiros faça o favor e enriqueça o leitor trazendo novidades e não reciclar coisas que todos sabemosenfim so e uma critica espero ter ajudado .Abraço

  19. Cleiton Moraes

    19/12/2010 19:02:11

    Quesada, respeito seu texto, mas apesar de tudo a Italia foi campeã do mundo em 2006.Uberaba/MG

  20. Nestor Carneiro

    19/12/2010 16:51:29

    Essa coisa de politicamente correto tá ficando insustentável. O sr Quesada certamente gostaria que o time africano tivesse ganho, ai sim seria uma festa, com aquele papo chato, tipo: um dos times mais pobres do mundo bate um dos mais ricos. Cá entre nós, ô timinho antipático aquele africano. Para resolver este problema é chegado a hora de se criar cota nesses torneios. Tipo pelo menos a cada dois anos um time africano obrigatoriamente sagre-se campeão. Quanto ao fato de ser um time internacional, paciência, esse argumento é muito sem consistência e apelativo.

  21. Gildasio Junior

    19/12/2010 16:19:57

    É o pior que as vezes perdem espaço pra uns Byabyani,Nkuwanko,Mariga,Pandev,Muntari que são jogadores meia-boca deveria se ter uma regra que impedisse tantos estrangeiros em um so clube o que prejudica a Squadra Azzurra que depois da Geração Totti,Del Piero,Inzaghi,Buffon e Pirlo esta penando nesse pos-ciclo sem muitas opções.

  22. ALVARO DOLENS

    19/12/2010 16:16:32

    Ei QuessadaSe considerarmos em tese a tese que você defende neste post, Gostaria muito que meu time "perdesse essa identidade". Se lá jogassem:Messi, Pirlo, Etto, Peter Shelk, Buffon, Ibrainmovick, Canavarro, Del Piero, Cristiano Ronaldo, Fernando Gago, Diarra, Higuaim, Benzema, Iniesta, Xavi, Drogba, entre outros; não perderia um jogo sequer.Minha modesta opinião é que serei tanto torcedor deste time quanto de outro formado só por jogadores nacionais, e se isso refletisse em títulos então. Mamamia....Prá mim é o time, a entidade, a expressão maior que representa o país, não importando a origem de cada dos que compõe o time.abraços

  23. amaury

    19/12/2010 15:55:29

    e eles tem muito dinheiro e nao tao nem ai com essa coisa de nacionalidade de um clube entra em campo,com 11 estrangeiros kkkk isso e brincadeira parese que eles nao tem capacidade disso....

  24. dsa

    19/12/2010 14:35:50

    Por isso chama Internazionale

  25. carlos

    19/12/2010 14:26:14

    uma vez, renato gaucho disse, " O futebol italiano é ridiculo", hoje mais do que nunca isso comprova a frase dele,

  26. carlos

    19/12/2010 14:22:49

    azar do futebol italiano, agora vc nao pode de maneira alguma dar meritos pro futebol italiano, nem pro futebol europeu, haja visto que sao todos sulamericanos e africanos, vrgonha meu amigo, vergonha

  27. João Batista Ribeiro

    19/12/2010 13:49:38

    Eu trabalho em uma empresa de origem Alemã,que tem filiais em mais de 23 países,e por ai vai.Qual é a empresa genuinamente Brasileira,que só tem Brasileiros trabalhando etç..etç...Falo em empresa grande ,não familiar.Acorda para o mundo Quesada!

  28. Augusto

    19/12/2010 12:06:29

    Futebol é business.Campeoes de 5 de 6 campéonatos disputados.......veja o seu corinthans.....Fez business mas nao ganhou nenhum titulo......e aumentou o prejuizo.......Poranto a Inter fez businnes e praticou e ganhou .......Na contra mão...o Brasil disputou a copa com quantos jogadores atuando no Brasil??

  29. Leonardo Lobo

    19/12/2010 11:50:01

    Grande Quesada parabens pelo post de hoje mandou bem a Inter de Italiano só tem o nome agora. entra no meu blog lá depois abraços..http://www.tudosobreesportenomundo.blogspot.com/até a próximaLL

  30. Arrow P

    19/12/2010 09:24:12

    é um time de futebol. não há motivo pra reserva de mercado e nem espaço pra ufanismo.sua justificativa para a não revelação de talentos na italia é no mínimo torta. a hungria de puskas nem tinha campeonato nacional em 1954.jogadores italianos jogam na fortissima série b e em outros times, o que falta é qualidade.

  31. Caio

    19/12/2010 02:07:21

    tema bem velho...

  32. Alessandro Siqueira

    19/12/2010 01:48:17

    Com identidade, ou não, é campeã do mundo.

  33. Renato

    19/12/2010 01:36:37

    Não seja ridiculo. O que move o clube é o apoio da torcida.E o que motiva a torcida a apoiar são as vitorias.As vitorias só vem com um time competitivo, nenhum torcedor se importa se quem fez o gol da vitória é brasileiro, holandes, italiano ou cipriota, o que importa é que ele se dedicou as cores de seu time.Esse tipo de pensamento é anacronico, a grande diversão do futebol atual é essa possibilidade de juntar grandes jogadores de todos os continentes.E francamente não é possivel nem argumentar que as seleções nacionais desses paises nos quais os times optam por jogadores estrangeiros estão enfraquecendo, vide o titulo mundial da italia em 2006 e da espanha em 2010.

  34. eder

    19/12/2010 01:06:14

    Concordo que a Inter está mesclada de jogares de todos os cantos do mundo, mas discordo sobre isso ser um problema para a Italia, afinal se assim fosse a Italia não seria Tetra Campeã Mundial, ou quem sabe se os campeonatos locais tivessem mais "revelações" italianas eles poderiam estar a frente do Brasil nos titulos mundiais. Para a palhaçada, jogadores da nossa seleção jogam quase todos fora do Brasil, sem entrosamento e mesmo assim somos Penta.

  35. Fava (Palmeirense)

    18/12/2010 23:49:07

    Será que a FIFA tem peito para proibir a participação de estrangeiros em times de futebol? E também não permitir nacionalizações?Países não poderosos como o Brasil, Argentina e alguns africanos perdem seus principais jogadores para as nações ricas. Não venham com essa de que uma pessoa tem que ter liberdade para "trabalhar" em qualquer lugar. Os jogadores do Brasil, por exemplo, só se projetam pois nasceram e jogam no paisdo futebol. Se nascessem no EUA iriam jogar beisebol ou futebol americano.Como uma alternativa não tão radical poderia a FIFA permitir a contratação de apenas um jogador estrangeiro e com mais de 27 anos. Claro que a FIFA não fará isso. Ela é comandada pelos países poderosos. O poder econômico manda. Cabe a nós nos curvar. Mas eu não aceito isso. Vou morrer de gastrite, mas não aceito.

  36. RPD

    18/12/2010 23:23:15

    Então um consolo para nosotros, latinos: o título é sul-americano, não europeu (!). Oito dos onze titulares são do nosso continente...

  37. nelson

    18/12/2010 23:19:11

    Concordo com você, Quesada. Na mesma medida que o futebol dos principais clubes na Itália se fortalece com jogadores de várias regiões do mundo, a seleção principal carece de bons jogadores, vide fiasco da seleção italiana na última Copa e na copa das confederações, dois fracassos seguidos.

  38. Sergio Penedo

    18/12/2010 23:17:31

    "o que eu discuto é como reconhecer o verdadeiro valor do futebol de um país, no caso o da Itália, se nenhum italiano participou da conquista em Abu Dhabi".O Mundial interclubes não reconhece o verdadeiro valor do futebol de um país, do momento em que um clube pode empregar um estrangeiro. Se são onze, sete, cinco, apenas um, que seja: o capital permite hoje que um clube reúna os melhores em seu elenco. É uma mera questão trabalhista, jamais patriótica.Uma Copa do Mundo é totalmente diferente, pois representa-se um país de fato e de direito.

  39. Daniel Avelar

    18/12/2010 22:49:59

    Quesada, conforme as provas do link abaixo o SÃO PAULO foi "Campeão do Torneio Robertão" de 1956. Então, ele é HEPTA? Diante dessa distribuição de títulos ressuscitados pela CBF, podemos constatar pela foto do jornal Gazeta Esportiva, edição 9360 do dia 30 de abril de 1956 noticiando o SPFC Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedroza, contra o Santos com o placar de SPFC 5 x 3 Santos, acha que o SPFC deva exigir que sejam também reconhecidos como Hepta campeão brasileiro? http://www.universotricolor.com/entao-somos-hepta/

  40. Luiz

    18/12/2010 22:06:29

    * Copa do Mundo de Clubes *Número de conquistas por país:. Brasil - 3 títulos. Itália - 2 títulos. Espanha - 1 título. Inglaterra - 1 títuloNúmero de conquistas por confederação:. UEFA - 4 títulos. CONMEBOL - 3 títulos

  41. SOBERANO1935

    18/12/2010 21:17:40

    Eu não acho que perde a identidade italiana, mas perde o futebol italiano... eu acho que a Inter perderia a identidade italiana, qdo falassem dela e não relacionarem que é um time italiano...agora que perdeu o futebol italiano, com certeza... pois se falarmos dos atuais ídolos do clube... com certeza quase não aparecerão jogadores italianos....

  42. Thiago

    18/12/2010 21:05:45

    A Inter é um clube, não há problema nenhum em ter estrangeiros. Clubes disputam campeonatos representando um clube, não um país. Não vejo problema nenhum.Só critico essa onda de naturalizações para jogar em seleções, como vimos na ultima copa de seleções.

  43. Euclides de Oliveira

    18/12/2010 19:25:33

    Concordo plenamente Quesada. Os jovens valores em muitos clubes europeus, estao simplesmente sendo sufocados pelo grande numero de jogadores contratados ao longo dos anos. No futebol, sempre se faz necessario buscar uma renovada, e com isso, novos valores devem surgir, porem, tendo a Internazionale da Italia como exemplo, nao veremos jovens talentos e sim, outros jogadores de peso sendo contratados. O que os dirigentes da Internazionale vao fazer quando o Lucio, o Julio Cesar, o Diego Milito, o Samuel Etoo, o Pandev, o Stankovic deixarem a equipe um dia? Aproveitar a garotada recem saida da base querendo mostrar futebol ou apostar em outras estrelas de outros paises?Se continuarem com essa mentalidade, bem pior sera para o futebol Italiano.Um clube deve sim ter estrelas, mas, ao vermos os 11 jogadores em campo, na disputa de um ou outro titulo sem ter entre ele um jogador sequer do pais, realmente, tem-se a impressao que a Internazionale perdeu a sua identidade.

  44. Érico

    18/12/2010 19:22:27

    E daí que não tem italiano? Isso não é Copa do Mundo. A Ferrari viveu seu auge recentemente com um piloto alemão numa equipe liderada por um francês, com estrategista inglês e projetista principal sul africano. Sem contar na itensa parceria com japoneses produtores de pneus.O esporte coletivo de alto rendimento a muito deixou de ser disputado por panelinhas e grupos nacionais-patrióticos.

  45. Sergio Paternez

    18/12/2010 18:42:25

    O propósito da Inter de Milão é esse, desde sua criação : ser uma equipe INTERNACIONAL. Muitos italianos foram titulares dessa equipe, não por serem italianos, mas, sim, por serem bons de bola, merecedores da titularidade. Escalar um italiano apenas por ser italiano não torna a equipe mais representativa do seu país. Times de futebol não representam paises, seleções nacionais, sim. É simples...

  46. Valdeir Borges

    18/12/2010 18:27:36

    Quesada, acompanho o futebol italiano desde 1990 e concordo com você sobre a falta de identidade nacional nas principais equipes italianas (Milan, Inter, Roma, Lazio, Juventus etc.). Acredito que a federação deveria rever uma limitação de estrangeiros, pensando na revelação de jogadores talentosos para a própria Squadra Azzurra.Atenciosamente.ValdeirUberaba/MG

  47. Allan

    18/12/2010 17:56:50

    Desculpe, se a agremiação, empresa ou clube tem cede na Italia ela é italiana se os funcionários são de outras nacionalidades, a empresa não deixa de ser italiana.Seria o mesmo que falar que Palmeiras, São Paulo ou Corinthias só deveriam ter atletas Paulilstas pois possuem cede em São Paulo. Sua opinião por mais democrática que seja, ao meu ver, é totalmente equivocada...

  48. Rafael

    18/12/2010 17:35:28

    Quesada, DISCORDO de vc. A INTER desde sua concepção tem o cunho de ter jogadores INTERnacionais. Isso é a idéia pricncipal de sua fundação...O MILAN não aceitava NEGROS no time, e um grupo de dissidentes funadarm a INTER, com o objetivo de ser DEMOCRÁTICA e NÃO RASCISTA, tendo em seu bojo atletas negros, e logicamnete de outros países.ISTO É HISTÓRIA. BASTA BUSCAR.Definitivamente seu post foi mal colocado.A Itália deve comemorar seu título sim. A INTER parabén spelo título e pela vocação democrática e busca pela heterogeinização das rças em sua equipe !!!ABS.

  49. Daniel Loco

    18/12/2010 17:19:19

    Perfeito, concordo com a cota pra jogadores estrangeiros que é aplicada na Espanha. A Inter de Milão é uma colcha de retalhos sem qualquer identidade.

  50. Caio

    18/12/2010 17:04:57

    Concordo contigo, Quesada. Por isso que a Itália não revela grandes jogadores ofensivos nos últimos tempos, os últimos são Totti e Del Piero. Gosto do seu blog e das suas opiniões, só uma observação: o Córdoba é colombiano. Abraço

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso